EHF European League: Noite europeia com dupla vitória

PUB

Sporting CP venceu na receção ao Grundfos Tatabanya KC e está no 3º lugar do Grupo D; SL Benfica também triunfou na deslocação à Rússia e divide a liderança do Grupo B com o GOG.

Sporting CP – Grundfos Tatabanya KC

O Pavilhão João Rocha deu lugar ao jogo entre Sporting CP e os húngaros do Grundfos Tatabanya KC, da oitava ronda, da Liga Europeia, e foi Natan Suarez quem abriu o ativo em Alvalade, por duas vezes consecutivas. Matias Gyori, da equipa magiar, acabou por voltar a deixar tudo empatado a dois golos, no entanto, os pupilos de Ricardo Costa escalaram na partida, por Mamadou Gassama (4-2). À passagem dos 11 minutos, o ‘endiabrado’ Natan Suarez dava três golos de vantagem aos Leões (6-3) mas os húngaros não deixaram de procurar o empate, chegando à margem mínima por Bence Hornyak (6-5). O jogo acabou por se manter de feição para os verde e brancos, que se mantiveram constantes na liderança do encontro, saindo para o descanso com dois golos de vantagem.

Intervalo: 15-13

Nos restantes 30 minutos, os Leões entraram ligados à corrente, e após a redução por Darko Stojnic, da equipa visitante, para 16-14, o Sporting esteve avassalador, marcando cinco golos sem resposta, encabeçados por Carlos Ruesga, em 10 minutos (21-14). No restante tempo regulamentar, a turma de Alvalade acabou por gerir o rumo do encontro e, quando faltavam apenas 10 minutos para o final do encontro, mantinha a liderança por 29-21. O jogo terminou a 34-26, com Francisco Costa a ser o principal artilheiro do jogo, com 6 golos marcados. O Sporting ascende assim à terceira posição do Grupo D, onde soma 9 pontos, logo atrás de USAM Nimes Gard e HC Eurofarm Pelister, que se encontram com 10 pontos, para passar à fase a eliminar, os Leões terão que continuar a vencer, já na próxima jornada na deslocação ao AEK Atenas.

MVP: Manuel Gaspar 7/19 (37% de eficácia)

Chekhovskiye Medvedi – SL Benfica

A Sport Hall “Olimpiyskiy” Chekhov recebeu o embate entre Chekhovskiye Medvedi e SL Benfica, referente `à oitava jornada, da EHF European League. Ole Rahmel, internacional alemão, foi quem inaugurou o placar, na Rússia, e os encarnados acabaram por chegar ao 0-2, entretanto, os locais, através de Roman Ostashchenko, conseguiram repôr a igualdade a dois. Com cinco minutos decorridos, o Chekhovskiye tinha conseguido passar para a frente, por dois golos, quando o marcador assinalava 4-2, mas à passagem dos 10 minutos, a partida já estava novamente empatada, devido à conversão de um livre de 7 metros do suspeito do costume, Ole Rahmel. Instantes mais tarde, Alexis Borges colocaria a turma de Chema Rodriguez, pela primeira vez, com dois golos de vantagem (7-9), a qual foi mantendo até aos 21 minutos do encontro, altura em que Artsiom Kulak, reduziu para um golo de diferença (11-12). Até ao intervalo, o jogo manteve-se sempre com a turma lusa em vantagem, apesar de algumas aproximações dos russos, mas Luciano Silva acabou por fixar o resultado, com o qual as equipas recolheram aos balneários.

Intervalo: 15-17

Na entrada para o segundo tempo, Demis Grigoras impôs a vontade encarnada e conseguiu dilatar para três golos de diferença (15-18), pela primeira vez na partida. O Chekhovskiye não foi capaz de se impôr e aos 40 minutos viu-se a perder por cinco golos, com uma prestação irrepreensível de Gustavo Capdeville acompanhada por bastante regularidade no ataque. O resultado final ficou fechado a 27-32, com a ajuda de Lazar Kukic, Demis Grigoras, Rogério Moraes e Luciano Silva que dividiram o pódio como melhores marcadores do jogo, com cinco golos cada. O SL Benfica, que tinha a esperança de passar para o comando do Grupo B, acabou por ver a sua expectativa gorada, visto que o GOG (atual líder do Grupo) venceu na deslocação à Finlândia, a casa do Riihimäki Cocks, por 23-34.

MVP: Gustavo Capdeville 13/38 (32% de eficácia)

EHF European League
Fase de Grupos – 8ª Jornada
22.02.2022 – 17h45 – Chekhovskiye Medvedi x SL Benfica, 27:32 (15:17)
22.02.2022 – 19h45 – Sporting CP x Grundfos Tatabanya KC, 34:26 (15:13)

Patrocinadores Institucionais