EHF European League: Portugueses continuam na corrida

PUB

SL Benfica quer vencer o GOG, na Dinamarca, para garantir o primeiro lugar do grupo. Sporting CP quer bater o AEK Athens, para selar o apuramento.

As águias chegam à Dinamarca para defrontar o GOG na 9ª Jornada da Fase de Grupos da EHF European League, depois de terem batido, fora de portas, o Chekhovskie Medvedi por 27-32. Encarnados e dinamarqueses dividem a liderança do Grupo B, com os mesmos 13 pontos, caindo a vantagem para os nórdicos – dada a vitória em Lisboa por 25-33.

Os homens de Nicolej Krickau atravessam, provavelmente, a fase menos positiva da época, sendo que nos últimos cinco dias arrecadaram a primeira derrota no plano interno – diante do Ribe-Esbjerg por 30-27 – e ainda um empate a 31 com o Skanferborg Aarhus. Por esta altura, o GOG continua na liderança do Campeonato mas agora com 20 vitórias, dois empates e uma derrota.

Durante o EHF Euro 2022, os dinamarqueses viram o seu lateral direito, Mathias Gidsel, contrair uma lesão que o afastou das opções de Nicolej Krickau. O canhoto havia feito cinco golos no Pavilhão da Luz, mas a maior dor de cabeça para os encarnados foi o sueco, agora Campeão da Europa, Jerry Tollbring com 11 golos.

Apesar da passagem à próxima fase estar garantida e da dificuldade do encontro que se avizinha, os homens de Chema Rodriguez querem voltar para Portugal como líderes do Grupo B.

Sergey Hernández, guardião do SL Benfica, antevê um jogo complicado: “Este jogo da EHF [European League] vai ser bastante complicado, o GOG tem uma grande equipa, já demonstrou isso quando jogámos com eles na nossa casa”. O atleta espanhol salientou o bom momento desportivo que as águias atravessam: “Estamos a vir de muitas viagens acumuladas, mas, ao mesmo tempo, a vir de uma boa dinâmica de jogo. Estamos a ganhar bem as partidas, a ser fiéis ao nosso jogo e a mostrá-lo em campo. Temos estado igualmente bem na baliza, no ataque e na defesa, e, neste jogo, penso que serão os detalhes a decidir. Vamos preparar bem este desafio.” – concluiu.

O Sporting CP tem em mãos a oportunidade de garantir a passagem aos oitavos-de-final da EHF European League, na penúltima jornada da Fase de Grupos, na deslocação à Grécia para defrontar o AEK Athens.

Chegados de uma vitória confortável na receção ao Grundfos Tatabanya (34-26), os homens de Ricardo Costa – atualmente terceiros classificados do grupo – querem levar de vencida a equipa do AEK Athens e assegurar a passagem à fase a eliminar.

Os gregos, orientados por Dimitris Dimitroulias, estão a apenas dois pontos dos portugueses e chegam à 9ª Jornada do Grupo D depois de uma vitória surpreendente na receção ao atual líder do grupo, USAM Nimes Gard, por 34-30. Na primeira volta, disputada em Alvalade, os leões somaram os dois pontos em disputa mas apenas pela margem mínima, 31-30.

Ricardo Costa, timoneiro dos Leões, abordou os desafios que o atual bicampeão da liga helénica poderá colocar mas acredita na vitória da sua equipa: “Ganhou os dois jogos ao USAM Nîmes Gard [líder do grupo com 11 pontos], que é provavelmente a melhor equipa do grupo. Nós conseguimos vencê-los [31-30 sobre o AEK], em casa, por apenas um golo. Sabemos que é um adversário muito difícil que conta com as suas armas e um pivô muito complicado de marcar. Temos a nossa forma de jogar e acreditamos que podemos ganhar. Sabíamos que a luta pelo apuramento seria difícil, ainda nenhuma o conseguiu e isso também explica o equilíbrio que tem havido no grupo. Temos crescido ao longo da competição naquilo que é a abordagem aos jogos. Estamos mais fortes do que no início, mas isso também acontece com as outras equipas. Esta participação europeia tem sido importante para a nossa evolução, mas queremos continuar e carimbar a passagem aos oitavos-de-final já amanhã.” – terminou.

EHF European League
Fase de Grupos – 9ª Jornada
01.03.2022 – 17h45 – GOG x SL Benfica, BTV
01.03.2022 – 17h45 – AEK Athens x Sporting CP, Sporting TV

Patrocinadores Institucionais