Rui Silva e Heróis do Mar nomeados para a 25ª Gala da Confederação de Desporto

PUB

Os finalistas dos prémios “Desportistas do Ano” foram anunciados na praça central do Centro Colombo, durante o habitual Momento Público, promovido pela Confederação do Desporto de Portugal.

A Confederação do Desporto de Portugal (CDP) anunciou que a Gala do Desporto irá decorrer dentro dos moldes habituais, em 2022, no dia 3 de março, no Salão Preto e Prata do Casino do Estoril, e, para além de serem revelados os vencedores do prémio “Desportistas do Ano”, terão ainda a distinção das Personalidades do Ano, indicadas pelas federações desportivas nacionais e a homenagem dos Campeões da Europa e do Mundo de 2020/2021. A eleição irá contar com a participação do público, que pode votar até às 17h00 do dia 2 de março, através do site da Confederação do Desporto de Portugal e dos presentes no dia do evento, com um peso na eleição final de 60% e 40%, respetivamente.

Entre os nomeados, foram escolhidos os finalistas para cada uma das cinco categorias, que contam com a presença de Rui Silva, Capitão da Seleção Nacional e ainda os Heróis do Mar, nomeados para a categoria de “Equipa do Ano”. Rui Silva, atleta de 28 anos e capitão da Seleção Nacional, soma 107 internacionalizações e, entre outros marcos na carreira, foi nomeado para a All Star Team do Campeonato da Europa 2020, onde Portugal alcançou um histórico 6º lugar, e ao serviço do FC Porto sagrou-se Campeão Nacional em 2020/2021, conquistou 6 Taças de Portugal e 3 Supertaças. Recentemente, o Capitão da Seleção Nacional, colocou Portugal em Tóquio 2020, ao marcar o golo da vitória frente a França no Torneio Pré-Olímpico, garantindo assim a primeira participação de uma modalidade coletiva nos Jogos Olímpicos. Também os Heróis do Mar estão nomeados para equipa do ano, após terem alcançado a melhor classificação de sempre em Campeonatos do Mundo, com o 10º lugar no IHF World Championship de 2021, e ainda, o inédito apuramento para os Jogos Olímpicos – Tóquio 2020.

Nomeados:

Treinador
Jorge Pichardo Fundora (Atletismo), Hélio Lucas (Canoagem), Jorge Braz (Futsal), Lourenço França (Ginástica) e Pedro Soares (Judo)

Jovem Promessa
Pedro Casinha (Canoagem), Iúri Leitão (Ciclismo), Izaquel Gomes Té (Futsal), Joana Crisóstomo (Judo), Dupla Diogo Costa e Pedro Costa (Vela);

Equipa
Seleção Nacional A Masculina (Andebol), K4 500 Metros Masculino (Canoagem), Seleção Nacional de Ténis de Mesa Síndrome Down ITTADS (Desporto para Pessoas com Deficiência), Seleção Nacional Masculina (Futsal) e Equipa Olímpica e Paralímpica (Judo);

Atleta Feminina
Patrícia Mamona (Atletismo), Teresa Portela (Canoagem), Maria Martins (Ciclismo), Filipa Martins (Ginástica) e Telma Monteiro (Judo);

Atleta Masculino
Rui Silva (Andebol), Pedro Pablo Pichardo (Atletismo), Fernando Pimenta (Canoagem), Norberto Mourão (Paracanoagem), João Almeida (Ciclismo) e Jorge Fonseca (Judo).

Patrocinadores Institucionais