Taça de Portugal: Póvoa AC e SL Benfica por um lugar nos Quartos de Final

PUB

Poveiros e águias lutam pela passagem à próxima fase da Prova Rainha, jogo que poderá acompanhar na andeboltv; ABC UMinho e Sporting CP também medem forças este sábado.

O Póvoa AC Bodegão Grupo CCR encontra pela primeira vez o SL Benfica em jogos a contar para a Taça de Portugal. As equipas apenas se debateram em duelos relativos ao Campeonato Placard Andebol 1, por três ocasiões, e onde as águias somaram três vitórias. A última das quais, relativa à época corrente, onde o SL Benfica venceu por 38-30.

Na época anterior, os poveiros foram afastados da Taça de Portugal pelo CF Os Belenenses, nos oitavos-de-final, por 38-25. Já os encarnados chegaram mesmo à final, onde acabaram por sair derrotados por 27-31, às mãos do FC Porto.

Gabriel Maroja, técnico adjunto do Póvoa AC Bodegão Grupo CCR, lança esta partida com noção das dificuldades que o adversário apresenta mas com o objetivo de garantir presença na próxima fase da prova: “Após a paragem do final do ano, voltaremos à competição no sábado, a lutar por um dos nossos objetivos, que é alcançar os quartos da Taça de Portugal. O nosso adversário dispensa apresentações, temos total convicção de que a equipa do SLB é um crónico candidato ao título e que teremos um jogo duríssimo. Este será o nosso segundo encontro esta época. No primeiro jogo, em Lisboa, tivemos dificuldades em anular os pontos fortes do SLB. Estamos a trabalhar para melhorar estes aspetos, olhando para a partida de sábado. Queremos a classificação na Taça de Portugal e faremos de tudo para conseguir a vitória no nosso pavilhão.” – rematou.

Do lado benfiquista, Bélone Moreira refere a motivação da equipa com o regresso das competições: “A equipa está motivada, com muita vontade de jogar. Sabemos que este período de paragem foi importante para recuperarmos, mas também para consolidarmos algumas coisas. Estamos ansiosos por voltar a jogar e esperamos fazer um bom jogo no sábado”. O central das águias destacou a dificuldade que os poveiros podem representar: “É um jogo da Taça e os jogos da Taça são sempre complicados. O Póvoa é uma equipa que tem crescido bastante nos últimos anos, tem um treinador de grande qualidade, tem-se reforçado bem e não esperamos um jogo com qualquer tipo de facilidade. Sabemos o que eles podem fazer, estamos a preparar-nos para isso e, se estivermos no nosso melhor, focados, as coisas podem cair para o nosso lado. É isso que vamos procurar”. – concluiu.

Na tarde de sábado, em Braga, o ABC UMinho recebe o Sporting CP também em jogo relativo aos oitavos de final da Prova Rainha. A história conta cinco embates entre bracarenses e leões para a Taça de Portugal, onde o Sporting CP domina com três vitórias face a duas do ABC UMinho. O último deles sorriu à equipa de Braga, por 33-35, na final da competição, e valeu o troféu de 2016/17.

Na edição da época transata, o ABC UMinho viria a ser afastado pelo vencedor da prova, FC Porto, nos quartos de final por 34-22. Já o Sporting CP alcançou a Final Four, caindo perante o SL Benfica na meia final por 24-26.

Filipe Magalhães, treinador do ABC UMinho, está ansioso pelo primeiro jogo oficial de 2022 e promete vontade de vencer: “Vamos finalmente disputar o primeiro jogo oficial em 2022 e estamos ansiosos pelo regresso à competição. Encaramos este jogo como encaramos todos em que estamos envolvidos, com vontade de ganhar. Vamos tentar fazer um jogo competente, encarando-o com o máximo de empenho e determinação, focados essencialmente no nosso trabalho e na nossa identidade. Estamos cientes das diferenças de realidade que existem neste momento entre os dois clubes, mas não deixa de ser um clássico da modalidade, no qual também queremos mostrar a nossa qualidade. O Sporting é claramente favorito mas é um jogo de taça onde não temos nada a perder e vamos lutar muito em campo de forma a proporcionar um bom espectáculo de andebol a quem estiver a assistir.” – afirmou.

Do lado leonino, André José, atual central do Sporting CP, que já vestiu as cores do ABC UMinho, acredita que não será um jogo com facilidades: “Temos de entrar para ganhar e fazer o nosso papel. Será um jogo difícil, pois o ABC é uma boa equipa, aguerrida, com a alma que os caracteriza. Nós vamos dar tudo o que temos em busca de mais uma vitória para seguir em frente. O Sporting CP tem de entrar sério, sendo nós próprios, com as nossas ideias vincadas e sendo capazes de lutar por cada bola, porque só assim vamos conseguir a vitória. Os adeptos vão ser um factor muito importante no jogo. Sempre que marcam presença, sentimos uma força extra e são para nós o oitavo jogador.” – rematou.

Ainda este sábado, o FC Porto conta com uma deslocação a Guimarães, para enfrentar o CD Xico Andebol, onde é o favorito para passar à fase seguinte, assim como, Os Belenenses que irão a casa do CDC Santana, equipa que atua na II Divisão Nacional. Os restantes jogos da Taça de Portugal foram adiados devido à COVID-19.

Calendário – Taça de Portugal Masculina
1/8 de Final
03.02.2022 – 20h00 – AC Fafe x Madeira SAD, 19:28 (9:14)
05.02.2022 – 14h30 – Sporting CP x ABC UMinho, Sporting TV
05.02.2022 – 18h00 – Póvoa AC Bodegão Grupo CCR x SL Benfica, andeboltv
05.02.2022 – 18h00 – CD Xico Andebol x FC Porto, Porto Canal
05.02.2022 – 19h00 – CDC Santana x CF Os Belenenses
23.02.2022 – 21h00 – FC Gaia Empril x Águas Santas
01.03.2022 – 20h00 – Académico Viseu FC x AD Sanjoanense Delba
01.03.2022 – 20h30 – CD São Bernardo x ADA Maia Universidade da Maia

Patrocinadores Institucionais