Campeonato 1ª Divisão Feminina: Madeira SAD vence e pressiona líder SL Benfica

PUB

Insulares derrotaram Juve Lis de forma avultada e encurtaram a distância para o primeiro lugar para quatro pontos; SIR 1º Maio ADA CJB venceu na receção ao CS Madeira.

Este domingo houve dois jogos referentes à 18ª jornada do Campeonato 1ª Divisão Feminina, que envolveu as duas equipas da região da Madeira e ainda um duelo em atraso, da ronda 14, entre Colégio de Gaia Toyota e ARC Alpendorada Heavy OJP.

Às 12h30, na Marinha Grande, o SIR 1º Maio ADA CJB derrotou o CS Madeira por uma margem de 10 golos e quebrou um ciclo negativo de três derrotas consecutivas, a última das quais sofrida no dia de ontem, diante do Madeira SAD. O triunfo da formação da casa começou a ser construindo ainda na primeira parte, apesar das constantes respostas eficazes do emblema insular e ao intervalo o marcador registava 11-8. A diferença de três golos era curta, o que significava que, por um lado, não havia espaço para relaxamento por parte do SIR 1º Maio ADA CJB e, por outro, estava ao alcança do CS Madeira para tentar mudar o rumo da partida. Acabou por ser feliz a equipa marinhense, que aumentou os níveis de agressividade e eficácia na etapa complementar, e carimbou uma vitória por 29-19. O CS Madeira foi, assim, ultrapassado pelo SIR 1º Maio ADA CJB no 7º lugar e ambas têm agora 30 pontos.

O Madeira SAD conquistou a segunda vitória em dois dias, desta feita no terreno da Juve Lis – que no dia anterior tinha empatado com o outro rival madeirense – e colocou-se mais perto do líder SL Benfica, com a margem a ser encurtada para quatro pontos. Não houve dúvidas quanto ao vencedor da partida, o favorito emblema insular começou desde cedo a afastar a Juve Lis de um possível resultado positivo e já ao intervalo vencia por 8-17. Sem abrandar, a equipa orientada por António Florido fez-se valer das soluções do plantel para agarrar um resultado avultado que terminou em 18-35. Os destaques da partida, ao nível da finalização, vão para Inês Pires (JUV) – autora de sete golos – e para Cristiane Silva (MAD), que marcou seis. Para a Juve Lis, que está situada na metade inferior da tabela, este foi o quarto jogo seguido sem vencer.

A fechar o dia, o Colégio de Gaia Toyota bateu em casa o ARC Alpendorada Heavy OJP, por 24-22, em jogo atrasado que diz respeito à 14ª jornada do Campeonato 1ª Divisão Feminina, e chegou ao terceiro lugar da prova, apesar de ter agora mais dois jogos do que o adversário direto, Alavarium Love Tiles. A equipa da casa entrou com um parcial de 2-0, e foi encontrando facilidades para finalizar aliado a uma boa coesão defensiva, que lhe permitiu estar a vencer por 8-2 perto dos 15 minutos. Após time-out, a formação de Alpendorada cresceu no encontro e encurtou a margem para cinco golos, que prevaleceu ao intervalo, com marcador em 15-10. A diferença no placard não sofreu grandes alterações no decorrer da segunda parte, e dentro dos 15 minutos finais o Colégio de Gaia Toyota continuava a liderar, por 20-16. Nos últimos 10 minutos, o jogo ganhou uma emoção diferente com o ARC Alpendorada Heavy OJP a melhorar em todos os processos, tendo chegado mesmo à margem mínima no último minuto (23-22), mas o tempo era escasso e os três pontos ficaram mesmo em Vila Nova de Gaia.

Campeonato 1ª Divisão Feminina
18ª Jornada
20.03.2022 – 12h30 – SIR 1º Maio ADA CJB x CS Madeira, 29:19 (11:8)
20.03.2022 – 15h00 – Juve Lis x Madeira SAD, 18:35 (8:17)

14ª Jornada
20.03.2022 – 18h00 – Colégio de Gaia Toyota x ARC Alpendorada Heavy OJP, 24:22 (15:10)

Patrocinadores Institucionais