Campeonato Placard Andebol 1: ABC UMinho e SL Benfica vencem jogos em atraso

PUB

Bracarenses garantem três pontos frente à turma de São João da Madeira; SL Benfica vence jogo bem disputado na Maia

AD Sanjoanense Delba – ABC UMinho

Em jornada invertida, o Pavilhão Flávio Sá Leite foi a casa emprestada da AD Sanjoanense Delba no duelo da 7ª Jornada frente ao ABC UMinho. Foi Ricardo Pinho quem abriu o ativo, a favor da turma de São João da Madeira mas seguiu-se uma resposta dos bracarenses com Filipe Morais a finalizar um parcial de 0-3, chegando ao 1-3. Cleryston Novais e Francisco Silva voltaram a dar a vantagem aos alvinegros, alcançando a primeira vantagem de duas bolas, 5-3, que se voltou a repetir com o 8-6. A formação de Filipe Magalhães voltou a empatar, desta vez a oito e seguiram-se ligeiras vantagens para cada lado, sem nenhuma equipa conseguir voltar aos dois golos à maior. Na saída para os balneários, o marcador refletia em pleno o equilíbrio que se assistia em Braga, com a igualdade a 14.

Intervalo: 14-14

Os segundos trinta minutos retomaram com algum equilíbrio até que o ABC UMinho, depois do 16-16, respondeu com superioridade apontando quatro golos contra zero, o que se refletiu na maior vantagem registada até então no encontro. A turma de João Varejão ainda reagiu e reduziu até ao 20-22 por Jackson Souza mas os bracarenses voltaram a responder com Vinicios Carvalho – no seu primeiro jogo contra a sua antiga equipa – a assinar o 20-27 através da linha de 7 metros. A superioridade dos minhotos manteve-se até final e o ABC UMinho garantiu os três pontos com o 25-31.

O melhor marcador do encontro foi Cleryston Novais com 7 tentos e, do lado bracarense, João Peixoto foi o mais certeiro com 6.

ADA Maia Universidade da Maia – SL Benfica

Na Maia jogou-se a 14ª Jornada do Campeonato Placard Andebol 1 no reencontro entre maiatos e águias, sensivelmente uma semana depois do duelo a contar para a Taça de Portugal. Apesar do favoritismo encarnado à entrada para esta partida, o ADA Maia não se deixou intimidar e assumiu a liderança desde cedo com Hugo Santos a fazer o 2-0. Os benfiquistas só conseguiram ultrapassar Henrique Carlota, guardião maiato, com praticamente cinco minutos decorridos, através de um contra ataque finalizado por Mahamadou Keita, 2-1. Lazar Kukic voltou a dar o empate ao marcador, mas João Furtado retomou a vantagem de dois golos, 4-2. Depois do empate a oito, assinado por Paulo Moreno, os maiatos voltaram a superiorizar-se e chegaram ao 12-9, com João Furtado a finalizar impulsionado por uma intervenção de Henrique Carlota. A primeira diferença de três golos no marcador levou Chema Rodriguez a solicitar um time-out, com seis minutos da primeira parte por jogar. Ao intervalo, verificava-se a vantagem maiata por duas bolas.

Intervalo: 13-11

Na segunda parte, seguiu-se a toada de um e dois golos à maior, a favor do ADA Maia Universidade da Maia, enquanto Chema Rodriguez ia trocando peças dentro de campo, à procura de alcançar a liderança pela primeira vez no encontro. Foram precisos 15 minutos do segundo tempo para as águias conseguirem chegar ao empate, 20-20, através de Bélone Moreira e, instantes depois, Luciano da Silva deu a primeira vantagem ao SL Benfica. Seguiram-se momentos em que as defesas se superiorizaram aos ataques e o Municipal de Pedrouços precisou de praticamente cinco minutos para voltar a ver um golo, que foi assinado por Petar Djordjic – letal da marca de 7 metros – 20-22. Depois de assumir a liderança do marcador, os homens de Lisboa não deixaram os maiatos reduzir e, pelo contrário, foram aumentando a vantagem com a ajuda de Gustavo Capdeville – com uma exibição consistente nos segundos trinta minutos. Foi o também internacional português, Alexis Borges, a colocar as águias a vencer por quatro, 23-27. Manuel Lima ainda reduziu, n conversão de um livre de 7 metros, para 25-28 mas os três pontos seguiram para Lisboa com esse resultado no marcador.

O melhor marcador do encontro foi Petar Djordjic com uns impressionantes 14 golos, 10 em 10 da marca de 7 metros. Pelos maiatos, foi Manuel Lima o mais inconformado, ao assinar 6 golos.

Campeonato Placard Andebol 1
7ª Jornada
22.03.2022 – 20h30 – AD Sanjoanense Delba x ABC UMinho 25:31 (14:14)
14ª Jornada
22.03.2022 – 21h00 – ADA Maia Universidade da Maia x SL Benfica25:28 (13:11)

Patrocinadores Institucionais