Campeonato Placard Andebol 1: Quarto Lugar discute-se na Maia

PUB

Águas Santas Milaneza recebe CF Os Belenenses na disputa do quarto posto da tabela classificativa, com transmissão n’A Bola TV; Madeira SAD recebe Vitória FC na 21ª Jornada.

Sexta-feira, FC Porto e ADA Maia Universidade da Maia abrem a 21ª ronda do Campeonato Placard Andebol 1, que vê os restantes sete embates decorrerem durante o dia de sábado.

O maior destaque vai para a abertura do segundo dia de jornada, com a luta pelo quarto lugar da tabela classificativa – Águas Santas, (4º – 44 pontos) recebe o CF Os Belenenses (5º – 43 pontos) – jogo que poderá acompanhar em direto n’A Bola TV. À entrada para esta partida, as equipas encontram-se depois de serem afastadas da Taça de Portugal e, no Campeonato, em momentos de forma diferentes: os maiatos somam duas derrotas – Póvoa AC Bodegão Grupo CCR e Vitória FC – nos últimos três jogos; já os lisboetas vêm de duas vitórias e uma derrota – FC Porto.

Para esta partida, onde só a vitória interessa para os dois lados, Ricardo Moreira perspetiva um jogo complicado onde a sua equipa quer corrigir alguns resultados menos conseguidos: “Perspetivamos um jogo apertado, duro e intenso. Os Belenenses é uma equipa experiente, tem atletas com experiência internacional, e tira partido dos seus talentos individuais, criando geralmente muitas dificuldades a todos os adversários, conforme foi possível verificar ultimamente. Precisaremos de toda a nossa capacidade e perícia para ultrapassar um adversário direto na luta pelos lugares cimeiros da tabela que queremos alcançar. Queremos dar a volta a este início de segunda volta e nada melhor que corrigir alguns resultados negativos.”

Do lado dos azuis, João Galego Garcia afirma que a equipa ambiciona sair da Maia no 4º posto da tabela classificativa: “Espero um jogo muito equilibrado, reflexo da qualidade das duas equipas tal como foi o jogo da primeira volta. Queremos anular os pontos fortes do Águas Santas e trazer da Maia os 3 pontos e subir ao 4º lugar.”

Mais tarde, Vitória FC joga no Funchal diante do Madeira SAD que, em 2022 praticamente só sabe vencer. Os madeirenses garantiram presença na Final 4 da Taça de Portugal, depois de baterem o CF Os Belenenses e, quanto ao Campeonato Placard Andebol 1, neste ano civil, venceram quatro jogos em cinco, sendo a única derrota, nesta série, diante do FC Porto. Do lado dos sadinos, o paradigma é diferente, somando duas vitórias nos últimos cinco embates.

No décimo posto da tabela, Paulo Fidalgo confirma o bom momento da sua equipa na segunda volta do Campeonato e afirma que quer continuar a vencer: “Nós, neste momento estamos num momento muito positivo. Conseguimos algumas vitórias importantes para o Campeonato, conseguimos a qualificação para a Final Four. No entanto, a realidade é que queremos continuar a subir na tabela classificativa. Continuamos a estar numa zona da classificação perigosa porque existem resultados muito equilibrados, tudo está em aberto e para nós é fundamental continuar o registo de vitórias e de pontos, para irmos subindo na classificação, para termos mais estabilidade e, além disso, queremos continuar a praticar um bom andebol. Queremos continuar numa dinâmica de jogo muito forte, que é isso que nós estamos, felizmente, a conseguir fazer e temos um Vitória FC muito bem organizado, que tem feito muitos pontos, que tem tido boas vitórias, bons resultados. Será certamente um adversário muito difícil e complexo para ultrapassarmos. Por isso, acima de tudo, vamos lutar para continuar neste êxito que estamos a ter no ano de 2022.”

Luís Monteiro, técnico do Vitória FC, confirma a melhoria de performance dos madeirenses, depois das mais recentes contratações, e adivinha as dificuldades que poderá encontrar no Pavilhão do Funchal: “Com um plantel com qualidade mas bastante curto, o Madeira teve um arranque de campeonato difícil, com apenas quatro vitórias nos quinze jogos da primeira volta. A partir de janeiro, com a chegada de jogadores como o Nuno Silva e o Délcio Pina, entre outros, as soluções ao dispor do professor Paulo Fidalgo aumentaram, o que teve repercussões imediatas nos resultados da equipa. Neste momento, o Madeira leva por vitórias os quatro jogos disputados na segunda volta, o que reflete bem o momento de forma da equipa. É uma equipa com um modelo de jogo muito interessante, principalmente na defesa, onde apresenta normalmente um 5:1 com grande plasticidade, imagem de marca do seu treinador, e que vem vindo a ser trabalhado ao longo de diversas épocas. No ataque, a chegada do Délcio Pina trouxe grande capacidade de remate da primeira linha, e a do central Nuno Silva, trouxe ainda mais organização. Contando também com mais soluções na baliza, o Madeira tem agora uma equipa que pode lutar pelos lugares cimeiros do campeonato, algo que tem vindo a ser um hábito ao longo dos anos.”

Durante o dia de sábado há ainda duelo entre Boa Hora FC Inetum e FC Gaia Empril, que contará com transmissão na andeboltv; a AD Sanjoanense Delba recebe a Artística de Avanca Bioria, em jogo que pode mexer na tabela classificativa; o Sporting CP enfrenta o ABC UMinho no Pavilhão João Rocha; o Póvoa AC Bodegão Grupo CCR recebe o SL Benfica; e a fechar o dia, e a 21ª Jornada, há embate entre CD Xico Andebol e Sporting da Horta, no Faial.

Campeonato Placard Andebol 1
21ª Jornada
25.03.2022 – 20h00 – FC Porto x ADA Maia Universidade da Maia, Porto Canal
26.03.2022 – 15h00 – Águas Santas Milaneza x CF Os Belenenses, A Bola TV
26.03.2022 – 16h30 – Boa Hora FC Inetum x FC Gaia Empril, Boa Hora TV / andeboltv
26.03.2022 – 17h00 – Madeira SAD x Vitória FC
26.03.2022 – 18h00 – AD Sanjoanense Delba x Artística de Avanca Bioria
26.03.2022 – 18h00 – Sporting CP x ABC UMinho, Sporting TV
26.03.2022 – 19h00 – Póvoa AC Bodegão Grupo CCR x SL Benfica, BTV
26.03.2022 – 21h00 – Sporting da Horta x CD Xico Andebol

Patrocinadores Institucionais