Confederação de Treinadores de Portugal divulga Código Deontológico do Treinador

PUB

Iniciativa da Confederação de Treinadores de Portugal integrada na visão que sucede do Reconhecimento Social do Treinador.

Aprovado em Assembleia Geral de 12 de março de 2022, o documento foi desenvolvido em cooperação com as Associações de Treinadores – às quais é aconselhada a sua adoção e, se necessário, a sua adaptação conforme a realidade de cada modalidade.

Este documento, refere a atividade do Treinador na área comportamental e estabelece, de forma simples e rigorosa, os princípios do comportamento ético, de forma transversal a todas as modalidades, reforçando o Reconhecimento Social do Treinador.

Numa sociedade em constante mudança nas áreas do comportamento, as alterações efetuadas nos últimos anos do quadro jurídico da profissão de Treinador, fortaleceram a importância do Treinador no processo do desenvolvimento do desporto.

O papel do Treinador vai muito além das competências técnico-táticas, físicas ou psicológicas específicas de cada modalidade. O Treinador promove atitudes e valores e estimula o aperfeiçoamento pessoal e social dos atletas através do seu exemplo e dos comportamentos que dignificam a sua intervenção.

Leia o documento na íntegra: Código Deontológico do Treinador

Patrocinadores Institucionais