Aprovado em Assembleia Geral de 12 de março de 2022, o documento foi desenvolvido em cooperação com as Associações de Treinadores – às quais é aconselhada a sua adoção e, se necessário, a sua adaptação conforme a realidade de cada modalidade.
Este documento, refere a atividade do Treinador na área comportamental e estabelece, de forma simples e rigorosa, os princípios do comportamento ético, de forma transversal a todas as modalidades, reforçando o Reconhecimento Social do Treinador.
Numa sociedade em constante mudança nas áreas do comportamento, as alterações efetuadas nos últimos anos do quadro jurídico da profissão de Treinador, fortaleceram a importância do Treinador no processo do desenvolvimento do desporto.
O papel do Treinador vai muito além das competências técnico-táticas, físicas ou psicológicas específicas de cada modalidade. O Treinador promove atitudes e valores e estimula o aperfeiçoamento pessoal e social dos atletas através do seu exemplo e dos comportamentos que dignificam a sua intervenção.
Leia o documento na íntegra: Código Deontológico do Treinador