Decisão da EHF sobre as estruturas competitivas atuais

PUB

Federação Europeia de Andebol (EHF) decidiu sobre as estruturas das competições após suspensão de Rússia e Bielorrússia; FC Porto segue em frente na Liga dos Campeões.

Na sequência da reunião extraordinária do Comité Executivo da EHF, na segunda-feira, e da suspensão das equipas russas e bielorrussas das competições da EHF, a Federação Europeia de Andebol divulgou uma visão geral das estruturas das competições, uma vez que foram afetadas pela decisão. A panorâmica das estruturas de competição inclui também decisões anteriores, uma vez que é atualmente impossível para algumas equipas da Ucrânia, nomeadamente, para o clube HC Motor Zaporozhye, da EHF Champions League, participar em jogos europeus.

A decisão da EHF seguiu estes princípios:

“O objetivo da EHF era preservar os sistemas de jogo existentes sem grandes adaptações”, disse o Diretor Desportivo da EHF, Markus Glaser. “Na medida do possível, o nosso objectivo era também implementar procedimentos justos e consistentes, como as sanções impostas e o calendário da época de andebol, em que várias das nossas competições já atingiram uma fase decisiva, deixando-nos com pouco espaço para diferentes opções”.

Men’s EHF Champions League

Os três jogos restantes do HC Motor (UKR) – contra o Barça, Paris Saint-Germain Handball e FC Porto – são validados com 10:0 golos e dois pontos para os clubes adversários. Esta decisão foi tomada, uma vez que o HC Motor tinha informado anteriormente a EHF de que na situação atual era impossível para o clube realizar estes jogos. Resta uma ronda para jogar na fase de grupos, que irá decidir a classificação final e os pares para as eliminatórias. Assim, o FC Porto, conquista um lugar na próxima fase, o play-off de acesso aos 1/4 de final da EHF Champions League, após somar 11 pontos.

Os dois jogos restantes do HC Meshkov Brest (BLR) – contra HC Vardar 1961 e THW Kiel – são validados com 10:0 golos e dois pontos para os clubes adversários.

Women’s EHF Champions League

Nos play-offs, o jogo CSM Bucuresti (ROU) vs CSKA (RUS) não será jogado – CSM Bucuresti avança para os quartos-de-final.

Nos quartos-de-final, o jogo com Rostov-Don (RUS) não será jogado, isto significa que a equipa vencedora do jogo do play-off, BV Borussia 09 Dortmund vs Metz Handball, avançará para a EHF FINAL4.

Men’s EHF European League

Os dois jogos restantes do Chekhovskie Medvedi (RUS) – contra o HBC Nantes e Cocks – serão validados com 10:0 golos e dois pontos para os clubes adversários. Resta uma ronda para jogar na fase de grupos que decidirá a classificação final e os pares para as eliminatórias.

Men’s EHF European Cup

Os quartos-de-final, HC Victor (RUS) vs CS Minaur Baia Mare (ROU) e SKA Minsk (BLR) vs Naerbo IL (NOR) não serão jogados, ou seja, CS Minaur Baia Mare e Naerbo IL avançam para as meias-finais.

Women’s EHF European Cup

A segunda etapa do encontro dos quartos-de-final, HC Galychanka Lviv (UKR) contra H71 (FAR) não foi jogada como previsto a 13 de Fevereiro. Numa decisão na sexta-feira, o Tribunal de Andebol decidiu que o jogo terá o resultado de 10:0 golos e dois pontos para a equipa ucraniana.

O HC Galychanka Lviv avançou para as meias-finais e a equipa manifestou a sua disponibilidade para jogar a primeira mão das meias-finais contra o Rocasa Gran Canaria (ESP) na República Checa.

Women’s EHF EURO 2022 Qualifiers

Os restantes jogos das equipas da Rússia (contra a Polónia (2x), Lituânia e Suíça), e da Bielorrússia (contra a Grécia (2x), Holanda e Alemanha) não serão jogados, estes jogos serão validados com 10:0 golos e dois pontos para as seleções adversárias. Faltam três jornadas para jogar que decidirão sobre as equipas que se qualificam para o EHF EURO 2022. No caso da Rússia ou Bielorrússia terminarem a fase de grupos qualificadas para o Women’s EHF EURO 2022, serão substituídas pela equipa seguinte no ranking do respetivo grupo.

Men’s IHF World Championship 2023 Play-Offs

Os jogos do primeiro play-off entre as Ilhas Faroé e a Bielorrússia não serão jogados, as Ilhas Faroé avançam para o segundo play-off, no qual enfrentarão a Alemanha.

Os jogos do segundo play-off com a Rússia não serão jogados, a equipa vencedora do primeiro play-off entre a Eslováquia e a Bélgica qualificar-se-á para o Men’s IHF World Championship 2023.

Patrocinadores Institucionais