Decisão do Comité Executivo da Federação Europeia de Andebol

PUB

Equipas e clubes nacionais da Rússia e Bielorrússia estão suspensas até nova ordem.

Tendo em vista a situação de guerra na Ucrânia e com referência às recentes recomendações do Comité Olímpico Internacional, o Comité Executivo da Federação Europeia de Andebol (EHF) reuniu-se na segunda-feira à noite para uma reunião extraordinária. Os 13 membros do Executivo discutiram os contributos recebidos das Federações Nacionais, bem como do Comité Olímpico Internacional e da Associação Europeia de Desportos de Equipa, à luz da invasão russa da Ucrânia.

Com efeito imediato, as equipas nacionais da Rússia e da Bielorrússia, bem como os clubes russos e bielorussos que competem nas competições europeias de andebol são suspensos. Isto é válido até novo aviso e refere-se a todas as competições atuais a nível de clubes e de seleções. Os árbitros e oficiais da Rússia e da Bielorrússia não serão nomeados para futuros jogos até nova ordem. Palestrantes e membros de comissões da Rússia e da Bielorrússia não serão convocados para futuros encontros e actividades. Serão procurados novos organizadores para o YAC 16 EHF Beach Handball EURO e para os Torneios de Qualificação para o Beach Handball EURO 2023. Ambos os eventos programados para se realizarem em Moscovo, em Julho, de 2022.

Estas medidas tiveram de ser introduzidas com efeito imediato, uma vez que a guerra na Ucrânia continua em fúria, comprometendo os princípios de cooperação da EHF a nível europeu e o espírito de justiça. A Federação Europeia de Andebol lamenta as consequências para os indivíduos, clubes e equipas nacionais e espera que o regresso da paz permita novas considerações. Nos próximos dias, terá lugar uma reestruturação das várias competições a nível de clube e de equipa nacional, seguindo os princípios desportivos e os regulamentos existentes. Esta situação afeta diretamente o FC Porto

Patrocinadores Institucionais