EHF Euro 2024 Qualifiers: Heróis do Mar já conhecem adversários

PUB

Macedónia do Norte, Turquia e Luxemburgo no caminho da Seleção Nacional rumo ao Campeonato da Europa de 2024.

O sorteio do EHF Euro 2024 Qualifiers decorreu, esta quinta-feira, em Berlim, na Alemanha e ditou o destino das 32 equipas que lutam pelas 20 vagas por preencher no Campeonato da Europa de 2024. As restantes quatro vagas – num total de 24 – já estavam ocupadas por Alemanha, anfitriã da competição, Suécia, vencedora do EHF Euro 2022 e, por Espanha e Dinamarca, medalhas de prata e bronze do EHF Euro 2022, respetivamente. Estas quatro seleções irão disputar a EHF Euro Cup 2024 no mesmo calendário em que decorrerão os jogos de qualificação.

Portugal foi sorteado no Grupo 1, juntamente com a Macedónia do Norte, adversário que não encontra em competições oficiais desde 2013, ano em que também foi sorteado no Grupo 1 com o adversário dos balcãs. Nessa altura, Portugal venceu na Nave de Espinho, por sete golos de diferença, com 32-25 no marcador e na deslocação a Skopje, acabou por perder pela mesma diferença, por 26-19. Desde então, os Heróis do Mar têm feito o seu caminho nos palcos internacionais e pretendem garantir uma nova qualificação, mesmo que para isso, grande parte dos atletas da Seleção Nacional tenham que ultrapassar o seu colega de equipa, Nikola Mitrevski, guardião do FC Porto e das redes balcânicas.

Também neste primeiro grupo, figura a Turquia, seleção que Portugal não encontra desde o Play-Off para o Campeonato do Mundo de 2013 e, na altura, os dois jogos acabaram por sorrir aos lusos, que mais tarde se viram afastados pela Ucrânia do sonho do Mundial. O Luxemburgo é a última seleção a compôr este grupo e a memória já é mais recente, com Portugal e a formação luxemburguesa a terem um frente-a-frente no final do ano passado, num encontro amigável, onde a equipa das Quinas venceu.

Paulo Pereira, timoneiro da Seleção Nacional, mostrou-se satisfeito com o sorteio, realçando que a primeira meta será garantir uma vaga no EHF Euro 2024 e, posteriormente, o primeiro lugar do grupo: “É um grupo onde, teoricamente, temos que lutar pelo primeiro lugar. A Macedónia do Norte é uma equipa forte e as restantes, teoricamente, estão abaixo do nível da nossa seleção. O que significa que a nossa primeira preocupação será a de qualificar e a segunda, ficar em primeiro lugar no grupo. Hoje em dia, as seleções estão sempre a lutar para crescer apesar de, normalmente, não acederem às competições finais, por isso, temos de ter respeito e cautela por todos.” – terminou.

Grupo 1
Portugal
Macedónia do Norte
Turquia
Luxemburgo

Grupo 2
Noruega
Sérvia
Eslováquia
Finlândia

Grupo 3
Islândia
República Checa
Israel
Estónia

Grupo 4
Áustria
Ucrânia
Roménia
Ilhas Faroé

Grupo 5
Croácia
Países Baixos
Grécia
Bélgica

Grupo 6
Hungria
Suíça
Lituânia
Geórgia

Grupo 7
Eslovénia
Montenegro
Bósnia Herzegovina
Kosovo

Grupo 8
França
Polónia
Letónia
Itália

Os jogos decorrerão em três momentos temporais, de dois jogos cada, num total de seis jornadas, onde as equipas se defrontarão em pares. As datas para cada jornada são as seguintes:

Jornada 1 e 2: 12/13 e 15/16 de outubro de 2022
Jornada 3 e 4: 8/9 e 11/12 de março de 2023
Jornada 5 e 6: 26/27 e 30 de abril de 2023

O EHF Euro 2024 terá lugar na Alemanha de 10 a 28 de janeiro de 2024 e contará com um total de 24 seleções participantes.

Patrocinadores Institucionais