EHF European League: Leão mantém vivo sonho dos Quartos de Final

PUB

Sporting CP empatou em casa com o campeão em título, SC Magdeburg; SL Benfica perdeu com o Fenix Toulouse, em França.

Sporting CP – SC Magdeburg

7 Inicial: Matevz Skok, Josep Folques, Martim Costa, Natan Suarez, Jens Schongarth, Francisco Tavares, Jonas Tidemand.

A tarefa era difícil na teoria, não fosse o SC Magdeburg o atual campeão em título da EHF European League, mas o estatuto do adversário não fez tremer a equipa do Sporting CP, que encarou o jogo com a motivação certa e apresentando um nível de jogo bastante elevado. Na primeira parte foi o Sporting CP quem assumiu o controlo do jogo, na sua totalidade, prova disso, é o facto de nunca ter estado em desvantagem nos 30 minutos iniciais. Martim Costa, com dois golos seguidos, foi o primeiro a colocar o nome na lista de marcadores (2-0) e o jogo seguiu equilibrado, com os leões a encontrarem sempre forma de segurar a vantagem, que foi variando entre um e dois golos até aos 25 minutos, altura em que Martim Costa voltou a dizer presente e assinou o 14-11, na primeira margem de três golos registada até então. Foi com essa diferença que o intervalo chegou, com destaque para a coesão defensiva da equipa lusa, que dificultou sistematicamente as investidas do SC Magdeburg.

Intervalo: 16-13

Cinco minutos após o recomeço e as atenções voltavam-se para os guarda-redes, o recém entrado Yassine Belkaid, do Sporting CP, e Jannick Green, do SC Magdeburg, até voltar a aparecer uma reação da equipa alemã que, aos 37 minutos, voltou a colocar o jogo na estaca zero (17-17). Foi preciso esperar até ao minuto 42 do encontro para ver o SC Magdeburg na dianteira, que aconteceu devido ao golo do norueguês Christian O’Sullivan (19-20). O ligeiro crescimento do campeão em título não fez com que os leões baixassem os braços e o experiente Carlos Ruesga fez, mais tarde, o 22-21 e colocou a equipa portuguesa, de novo, na frente. Seguiu-se um período de nervosismo, e de parada e resposta, e o jogo acabou por terminar com um igualdade a 29 golos, que deixa o Sporting CP na luta pelo sonho de chegar aos Quartos de Final da prova.

Top Player: Martim Costa – 8 golos – 80% de eficácia

Fenix Toulouse – SL Benfica

7 Inicial: Gustavo Capdeville, Jonas Kallman, Petar Djordjic, Lazar Kukic, Tadej Kljun, Ole Rhamel, Alexis Borges.

No Palais des Sports Andre Brouat, em Toulouse, a equipa encarnada sentiu algumas dificuldades na primeira parte e, depois de entrar a vencer com um golo de Petar Djordjic (1-0), viu o adversário tomar as rédeas do encontro, tendo liderado o marcador durante os 15 minutos que se seguiram. O lateral esquerdo do SL Benfica, estrela maior da primeira parte com 8 golos marcados em outros tantos remates desferidos, ia ajudando a formação portuguesa a correr atrás do resultado e, aos 16 minutos, Ole Rhamel voltou a colocar o marcador favorável ao SL Benfica (7-8), e esse momento mudaria a história da primeira parte. Até ao intervalo, os comandados de Chema Rodriguez nunca mais deixaram fugir a liderança do placard, tendo mesmo alcançado três golos à maior na reta final, margem essa que permaneceu na altura da interrupção. O português Gonçalo Vieira, do Fenix Toulouse, esteve também em evidência no primeiro tempo, ao apontar quatro golos.

Intervalo: 17-20

Entrou melhor o emblema gaulês na segunda metade, mais determinado em voltar a entrar na corrida pela vitória e após um parcial de 3-0, o jogo voltou a ficar empatado, desta vez a 22 golos, aos 36 minutos. Apenas três minutos depois, Ayoub Abdi assinou o 25-24, um golo muito festejado, já que significava o regresso do Fenix Toulouse ao comando do marcador, algo que já não acontecia desde o 7-6. O ímpeto do SL Benfica caiu, aproveitou o conjunto francês para chegar a um patamar até então desconhecido, de três golos à maior, ao 30-27, com 15 minutos para jogar. Até ao final, o emblema da Luz não conseguiu quebrar a superioridade do adversário e foi permitindo que a margem fosse dilatada, com alguns ataques perdidos. A vitória do Fenix Toulouse ficou fechada em 38-34 e o SL Benfica terá que reverter quatro golos de desvantagem na segunda mão, para continuar na EHF European League.

Top Player: Petar Djordjic – 13 golos – 81% de eficácia

EHF European League
Last 16 – 1ª mão 
29.03.2022 – 19h45 – Sporting CP x SC Magdeburg, 29:29 (16:13)
29.03.2022 – 19h45 – Fenix Toulouse x SL Benfica, 38:34 (17:20)

Last 16 – 2ª mão
05.04.2022 – 17h45 – SL Benfica x Fenix Toulouse, BTV
05.04.2022 – 19h45 – SC Magdeburg x Sporting CP, Sporting TV

Patrocinadores Institucionais