EHF European League: Portugueses regressam à ação na Europa

PUB

Sporting CP recebe SC Magdeburg e SL Benfica viaja até França para defrontar o Fenix Toulouse, na primeira mão dos Last 16.

Os leões têm o primeiro desafio, com vista nos Quartos de Final da EHF European League, em casa diante do líder da Liqui Moly Bundesliga e atual detentor do troféu, SC Magdeburg. Os alemães lideram o campeonato com 22 vitórias e apenas duas derrotas – SG Flensburg-Handewitt e THW Kiel. No plano europeu, o SC Magdeburg, liderado por Bennet Wiegert, venceu o Grupo C com nove vitórias e um empate – diante do BM Logroño La Rioja.

Omar Ingi Magnusson, lateral direito islandês, é o terceiro melhor marcador do campeonato alemão, com 159 golos e 94 assistências em 23 jogos, e será uma das maiores ameaças para os verde e brancos.

Apesar disso, Ricardo Costa encara este jogo como uma final e onde quer arrecadar um resultado positivo para a deslocação à Alemanha, na disputa da segunda mão: “Estudámos o adversário. Fazem muitas coisas bem, mas cometem erros como todas as equipas. Focamo-nos naquele que é o nosso jogo, precisamos de estar fortes nos duelos defensivos, no um contra um, onde o SC Magdeburg coloca muitas dificuldades. O nível de jogo terá de ser alto. Temos uma equipa mais jovem, mas com ambição de vencer o jogo em casa. É difícil, mas possível”.

Já as águias, começam esta eliminatória fora de casa, em França, onde vão encontrar um português: Gonçalo Vieira. A equipa francesa encontra-se atualmente no quinto lugar da Liqui Moly Starligue, com 10 vitórias em 20 jogos. Na EHF European League, os franceses terminaram a fase de grupos no terceiro posto do Grupo A com seis vitórias, onde se destaca o triunfo frente ao Füchse Berlin, por 28-27.

No adversário do SL Benfica evidenciam-se dois jogadores: Nemanja Ilic, sérvio com passagem no FC Barcelona, que é o melhor marcador do Fenix Toulouse, com 118 golos na Liqui Moly Starligue; e ainda Jef Lettens, que é atualmente o segundo melhor guarda-redes do campeonato francês, com 197 defesas traduzidas em 33% de eficácia.

Chema Rodriguez descreve as características do adversário, que tornarão este desafio complicado, mas promete um bom resultado: “O Toulouse é uma equipa muito dura, que joga muito no um contra um, corre muito, tem jogadores muito físicos e está num nível muito alto. Depois da Bundesliga, a Liga francesa é uma das mais fortes da atualidade. Ganhar a qualquer equipa francesa numa prova europeia é muito complicado. Vamos com vontade de fazer um bom resultado, e frente aos nossos adeptos conseguiremos passar a eliminatória”.

Além das equipas portuguesas e de Gonçalo Vieira, ao serviço do Fenix Toulouse, o HBC Nantes, de Alexandre Cavalcanti e Pedro Portela, continua em competição e vai defrontar o Füchse Berlin.

EHF European League
Last 16 – 1ª mão
29.03.2022 – 19h45 – Sporting CP x SC Magdeburg, Sporting TV
29.03.2022 – 19h45 – Fenix Toulouse x SL Benfica, BTV
Last 16 – 2ª mão
05.04.2022 – 17h45 – SL Benfica x Fenix Toulouse, BTV
05.04.2022 – 19h45 – SC Magdeburg x Sporting CP, Sporting TV

Patrocinadores Institucionais