EHF European League: Sporting CP adia decisões

PUB

Margem mínima ditou o desfecho dos portugueses, SL Benfica saiu derrotado da Dinamarca por 39-38 e Sporting CP da Grécia por 25-24. As águias seguem em segundo do grupo, enquanto que os leões precisam da última jornada para garantir presença nos oitavos-de-final.

GOG – SL Benfica

7 Inicial: Gustavo Capdeville, Jonas Kallman, Petar Djordjic, Lazar Kukic, Alexis Borges, Demis Grigoras e Ole Rahmel

Na Dinamarca, na Phonix Tag Arena, o líder do campeonato dinamarquês recebeu a equipa lusa do SL Benfica e foi mesmo Lazar Kukic quem abriu as hostilidades, seguindo-se imediata resposta por Jerry Tollbring, que voltou a colocar tudo empatado. Seguiram-se momentos de grande equilíbrio, até que os dinamarqueses conseguem passar para a frente, pela primeira vez no encontro, pela mão de Emil Laerke, que impôs o 4-3 no placar. A equipa de Chema Rodriguez não se deixou ficar mas a nota de equilíbrio manteve-se dominante e perto dos 10 minutos estava tudo empatado a seis golos, com ataques rápidos de parte-a-parte. A meio do primeiro tempo, os encarnados conquistam dois golos à maior, pela mão de Petar Djordjic, que colocou o marcador a 8-10, com o Benfica a saber gerir a vantagem, durante alguns minutos, mas falhas no ataque causaram o empate por parte do GOG, por Lukas Jorgensen a 11 golos. A toada do equilíbrio foi-se mantendo até que Emil Kildelund colocou o GOG na frente pela margem mínima (15-14); na sequência, Ole Rahmel falhou na execução de um livre de 7 metros e os dinamarqueses conseguiram dois golos à maior, por Simon Pytlick. O GOG acabou por se manter em vantagem, com o técnico Nicolej Krickau a pedir time-out quando faltavam quatro minutos para jogar e o resultado marcava 17-15. Jerry Tollbring voltou a ser uma dor de cabeça para a defesa encarnada, à imagem do que tinha acontecido na primeira volta e colocou a sua equipa a vencer por quatro golos (20-16) a dois minutos do final. Os encarnados conseguiram reduzir para dois, mesmo perdendo a bola no ataque após time-out de Chema Rodriguez, Gustavo Capdeville acabou por parar o ataque dinamarquês e as equipas saíram para o descanso com uma diferença de dois golos.

Intervalo: 20-18

Os laterais direitos, Demis Grigoras pelo SL Benfica e Emil Madsen pelo GOG, iam sendo os protagonistas no recomeço da partida repartindo os primeiros golos. Cinco minutos volvidos, os dinamarqueses conseguiram chegar aos cinco golos à maior, 26-21 através de Morten Olsen, obrigando Chema Rodriguez a parar a partida. As águias contraíram mais um golo e foi Ole Rahmel quem quebrou os seis minutos sem golos encarnados, com o 27-22. Lazar Kukic, com uma grande assistência, levou Paulo Moreno a reduzir a diferença no marcador para 29-26, com 15 minutos por jogar. No entanto, em pouco mais de 60 segundos, três golos sem resposta, deram aos dinamarqueses uma vantagem de seis, 32-26. Os encarnados começaram a crescer na partida, com uma defesa profunda iam causando mais dificuldades na ofensiva dinamarquesa e Lazar Kukic assinalou o 35-32, à entrada dos últimos dez minutos. O GOG voltou a fugir no marcador, 37-33, mas o seu técnico quis falar com os seus comandados para alinhar os restantes sete minutos. Ole Rahmel, com nota artística, assinalou o 37-34. A defensiva encarnada dava notas de melhoria e, após roubo de bola de Bélone Moreira, Jonas Kallman reduziu a desvantagem para dois, 38-36, com quatro minutos por jogar. Alexis Borges viu o cartão vermelho, à passagem do minuto 28 e Paulo Moreno é igualmente excluído. O SL Benfica, reduzido a cinco jogadores, ainda viu Ole Rahmel a ser duplamente sancionado, 35 segundos depois. Com apenas quatro unidades disponíveis para os últimos momentos da partida, Chema Rodriguez levou o cartão verde à mesa. Luciano da Silva, acompanhado apenas por Bélone Moreira e Lazar Kukic no ataque benfiquista, fez o 38-38 e foi a vez de Nicolej Krickau parar a partida. Emil Madsen fez o 39-38 final, assegurando a liderança do Grupo B para os dinamarqueses.

Top Player: Lazar Kukic – 7 golos e 4 assistências.

AEK Athens – Sporting CP

7 Inicial: Matevz Skok, Josep Folques, Edmilson Araújo, Natan Suarez, Jonas Tidemand, Jens Schongarth e Francisco Tavares

Os Leões entraram no Pavilhão Chalkida, casa do AEK Athens, com um parcial de três golos sem resposta, encabeçado por Edmilson Araújo, que abriu o ativo, na Grécia. O primeiro golo da turma helénica só surge quando já tinham decorrido quatro minutos de jogo, pela mão de Cristian Garcia e, com mais sete minutos volvidos, o AEK já tinha conseguido encostar pela margem mínima, com 5-6 no placar. Dimitrios Tziras acabou por concretizar o golo do empate e à passagem dos 15 minutos, Christodoulos Milonas já tinha colocado tudo empatado, resultado que não se verificava desde o 0-0. Mais um golo da equipa grega levou Ricardo Costa a pedir um time-out para acertar o ataque leonino, que tinha realizado bastantes falhas até então. O Sporting continuou a exibir algum nervosismo e demorou alguns minutos para equalizar o encontro a 8 golos, à passagem dos 20 minutos. A formação do AEK conseguiu voltar a conquistar dois golos de vantagem (11-9) e o Sporting continuava a mostrar muita precipitação no ataque, claudicando nos momentos chave em que poderia marcar golo. Os momentos mantiveram-se difíceis para a turma lusa, que a três minutos do descanso se via a perder por cinco golos, com 14-9 no placar e um ambiente frenético em Chalkida, quebrado apenas por Jens Schongarth, que conseguiu reduzir mas a resposta acabou por surgir. Na reta final, o Sporting ainda tentou equilibrar as contas mas acabou por recolher aos balneários com quatro golos de desvantagem.

Intervalo: 15-11

Yassine Belkaied entrou inspirado e, após bola recuperada pela defensiva sportinguista, o guardião apontou o primeiro golo de um parcial de 0-4 na abertura da segunda parte. O primeiro golo dos gregos surgiu, volvidos 5 minutos, 16-15, mas a resposta dos leões trouxe a vantagem para os verde-e-brancos com Mamadou Gassama a assinalar o 16-18, obrigando o técnico do AEK Athens a parar a partida. Os locais aproveitaram a superioridade numérica para recolocar tudo empatado, desta feita a 18. Yassine Belkaied continuava a marcar presença em Chalkida e ajudou a sua equipa a recuperar a liderança por 19-21 à passagem dos 15 minutos. Uma jogada aérea concluída pelo ponta direita, Evangelos Arampatzis, deu novo empate, agora a 21. A mexida no marcador levou alguns minutos a acontecer e foi pela mão de Martim Costa, mas após o empate a 22 e com apenas 10 minutos por jogar, Ricardo Costa levou o cartão verde à mesa. Os gregos ainda agarraram a liderança, 23-22, mas Erekle Arsenashvili retomou a igualdade. Final da partida marcada pelos poucos golos assinalados, de ambos os lados e, após o empate a 24 e com 30 segundos no marcador, os leões cometeram um erro ofensivo que permitiu ao AEK Athens responder e passar para a frente, 25-24. Ricardo Costa parou de imediato a partida, preparando o seu último ataque com 11 segundos. Os leões levaram Carlos Ruesga para a marca de sete metros mas o espanhol acertou no ferro, não evitando a derrota em Atenas. O Sporting CP ainda tem um desafio em casa, diante do USAM Nimes, onde poderá garantir a passagem à próxima fase da prova.

Top Player: Petros Boukovinas – 15 defesas, 38% eficácia

EHF European League
Fase de Grupos – 9ª Jornada
01.03.2022 – 17h45 – GOG x SL Benfica, 39:38 (20:18)
01.03.2022 – 17h45 – AEK Athens x Sporting CP, 25:24 (15:11)

Patrocinadores Institucionais