Play-Off Mundial 2023: Heróis do Mar de olhos postos na próxima fase

PUB

Seleção Nacional já se encontra em Winterthur, na preparação da segunda mão, do primeio play-off do Campeonato do Mundo de 2023; André Gomes e Tiago Sousa ficaram em Portugal.

Os comandados de Paulo Pereira já mudaram o chip para o segundo encontro referente ao primeiro apuramento para o Mundial de 2023, que terá lugar na Polónia e Suécia em janeiro de 2023. Portugal viajou na sexta-feira, rumo a Winterthur, na Suíça, a sexta maior cidade do país, tradicionalmente conhecida por acolher o Torneio Yellow Cup, onde Portugal é presença assídua. É aqui que os Heróis do Mar vão tentar assinar nova vitória para carimbarem a passagem ao segundo play-off, onde irá encontrar os Países Baixos, a seleção nacional parte para este segundo jogo, com uma vantagem tranquila de sete golos, mas continua centrada na vitória. A comitiva lusa realizou ontem treino de ginásio e terá, hoje, o seu primeiro treino de adaptação ao AXA Arena, durante a tarde, pavilhão que receberá amanhã o duelo entre Portugal e a Suíça.

André Gomes, lateral esquerdo da Seleção Nacional, afastado do play-off após fratura do quarto metacarpo da mão direita. No sector dos pivôs, Alexis Borges rendeu a Tiago Sousa, com o atleta do Águas Santas Milaneza a ficar em solo luso.

O encontro deste domingo terá início às 13h30 de Portugal Continental e contará com transmissão em direto na RTP2.

A chave do sucesso

A entre-ajuda no sector defensivo foi uma das características que permitiu a Portugal alcançar sete golos de diferença no encontro da passada quinta-feira, em Guimarães, especialmente com muita pressão sobre Andy Schmid, o decisor da formação helvética, que assinou uma eficácia de apenas 46%, falhando bastantes remates dos 9 metros apesar das suas 8 assistências. Já o lado luso, contou com a performance ofensiva de dois jogadores, que entre si contribuíram com 18 golos para a formação portuguesa, direta e indiretamente – foram eles Rui Silva e António Areia. O capitão da Seleção Nacional, Rui Silva, foi um autêntico quebra-cabeças para a equipa suíça, ao assinar sete assistências e quatro golos, assim como, António Areia, o ponta direita, que partilha clube com o central dos Heróis do Mar, que acabou por assistir os colegas por quatro ocasiões, tendo somado ainda três golos na sua conta pessoal.

Rui Silva, Capitão da Seleção Nacional, acredita que a turma helvética irá colocar mais dificuldades a Portugal neste jogo em Winterthur, mas Portugal parte com a ambição que os caracteriza: “Sabemos que o facto de ser uma eliminatória a duas mãos, só um jogo nunca chega e queremos dar continuidade ao encontro de Guimarães. Não vimos à Suíça tentar controlar o jogo, sabemos da vantagem que temos mas não vamos entrar em jogo a pensar nisso. Estamos aqui com a intenção de ganhar. É isso que fazemos todos os jogos.” – afirmou.

A defesa será a palavra de ordem no jogo deste domingo que poderá ditar a passagem dos Heróis do Mar à próxima fase: “A chave para voltarmos a vencer será continuar a defender, como defendemos, principalmente na questão do 7×6 deles, que é uma arma que eles têm, muito forte e que usam muito tempo durante o jogo. Depois, focarmo-nos na transição defensiva porque acredito que a Suíça vai querer um jogo mais rápido e quer marcar mais golos em transição, porque sabem da desvantagem que têm e querem procurar ganhar o jogo e passar eliminatória, por isso temos que estar preparados.” – terminou.

Esta opinião é também partilhada por António Areia, um dos pontas da Seleção Nacional, que acredita que o sector defensivo irá estar em predominância: “Temos que nos focar naquilo que somos bons a fazer e que melhor fazemos. E depois, logicamente, ajustar algumas vertentes que não correram tão bem e, como disse, a recuperação defensiva, porque é normal uma equipa que esteja atrás de nós sete golos queira recuperar. De resto, temos que nos manter como fomos.” – declarou o ponta direita.

O ponta acredita que a Suíça irá mudar o seu estilo de jogo para provocar alterações no sentido do mesmo: “Acho que o jogo vai ser totalmente diferente daquilo que foi em Guimarães, nós estivemos muito bem, estávamos muito dinâmicos, preparámos bem o jogo e as coisas correram como tínhamos preparado. No entanto, creio que a Suíça irá entrar num estilo de jogo diferente, certamente, e acho que nós nos temos que preparar ainda melhor e ter a consciência de que eles estão com sete golos de diferença e têm que ir atrás do resultado.” – rematou.

O próximo duelo entre lusos e helvéticos, referente à segunda mão deste primeiro play-off está agendado para este domingo, às 13h30 e terá novamente transmissão em direto na RTP2.

Play-Off IHF World Championsip 2023
17.03.2022 – 19h00 – Portugal x Suíça, 33:26 (15:12)
20.03.2022 – 13h30 – Suíça x Portugal, RTP2

IHF World Championship 2023 tem início marcado para o dia 12 de janeiro de 2023, terminando no dia 29 do mesmo mês e decorrerá na Polónia e Suécia.

Patrocinadores Institucionais