Play-Off Mundial 2023: Portugal segue para a prova de fogo na qualificação

PUB

Heróis do Mar derrotaram pela segunda vez a Suíça e vão defrontar a homónima dos Países Baixos no último play-off, a 14 e 17 de abril.

7 inicial: Gustavo Capdeville, Leonel Fernandes, Fábio Magalhães, Rui Silva, Bélone Moreira, António Areia e Victor Iturriza.

Paulo Pereira mudou duas peças no 7 inicial em funções atacantes, face ao jogo da primeira mão, e apostou em Fábio Magalhães e Leonel Fernandes, para os lugares que tinham sido ocupados, em Guimarães, pelo ponta Diogo Branquinho e pelo lateral André Gomes, afastado do play-off após fratura do quarto metacarpo da mão direita. As duas trocas defesa-ataque mantiveram-se, com Gilberto Duarte e Daymaro Salina a assumirem funções defensivas.

A Suíça entrava nesta partida pressionada pelo facto de ter que reverter sete golos de desvantagem para poder continuar a sonhar com uma presença no Mundial, já Portugal tinha uma missão mais favorável e entrou no jogo com dois golos sem resposta, aos cinco minutos, antes da seleção helvética responder na mesma moeda (2-2). Aos 11 minutos, a Suíça chegou à liderança do marcador pela primeira vez (4-3) mas a vantagem durou pouco tempo, porque Victor Iturriza, ao seu estilo, tratou de reverter as contas novamente. A meio da primeira parte, os Heróis do Mar lideravam (5-6), num período muito equilibrado, de parada e resposta até aos 22 minutos, altura em que a Suíça voltou a estar na frente – apenas pela segunda vez – após vários erros no ataque de Portugal, com um parcial de 3-0, mas no minuto seguinte a concentração lusa aumentou e o jogo voltou à estaca zero (11-11). Até ao intervalo, os comandados de Paulo Pereira atravessaram o melhor período ao apontarem cinco golos sem sofrer, para agarrar a maior diferença registada até então, de quatro golos (12-16), que se manteve após a interrupção.

Intervalo: 13-17

Manuel Gaspar assumiu as redes da baliza lusa na segunda parte, Paulo Pereira mudou algumas peças no xadrez e o jogo perdeu um pouco de intensidade, com Portugal a encarar a partida de forma mais controlada. Aos 37 minutos, as duas equipas iam cometendo vários erros e foi a Suíça a aproveitar para encurtar margem até ao mínimo (21-22), mas sem assustar os Heróis do Mar, que responderam – de novo – com critério: novo parcial de 3-0, num período marcado por diversas exclusões para os dois lados. Nos últimos 10 minutos, já com a eliminatória decidida (24-29), os dois selecionadores colocaram em prática o sistema 7×6, deram também minutos de jogo a atletas menos utilizados e foi só esperar pelo apito final para celebrar a vitória e a passagem ao derradeiro play-off de acesso ao Mundial do próximo ano. Do lado luso, todos os jogadores marcaram, à exceção de Salvador Salvador, Bélone Moreira e dos dois guarda-redes.

Paulo Pereira diz que Portugal foi competente mais uma vez contra a Suíça e comparou os dois jogos: “A diferença deste jogo para o de Guimarães era a que já prevíamos, a Suíça iria jogar menos tempo em 7×6, porque nós conseguimos enfraquecer as soluções do adversário e sabíamos que a Suíça ia tentar jogar mais em igualdade numérica, situações de 1×1, que pudessem favorecer. Quando foi necessário, enquanto o jogo esteve em disputa, fomos competentes nesse sentido. Na segunda parte, como o resultado estava algo dilatado e a nosso favor, creio que controlámos um pouco a questão dos contactos para não sermos excluídos e isso pode ter gerado alguma diferença em termos de eficácia defensiva. Na generalidade estivemos bem, mais uma vez, a jogar fora de casa, com as ideias no sítio, a aplicar bem o plano de jogo, foi excelente mais uma vez para a nossa seleção.”

Quanto à prova de fogo que se avizinha, o Selecionador Nacional diz que o adversário está estudado: “Os Países Baixos são uma equipa ainda mais forte do que a Suíça, tem atletas fantásticos mas nós já sabemos o que temos que fazer contra esse adversário. Já conhecemos os seus pontos fortes e o que temos que anular. É relativamente simples para nós identifica aquilo que temos que fazer e o que temos que corrigir, e isso já o fomos fazendo depois do Europeu. Depois temos que ser mais competentes do que eles e estou convencidíssimo de que se tivermos o mesmo fluxo desta eliminatória vai correr bem.”

O próximo adversário de Portugal será a seleção dos Países Baixos, no último play-off de acesso ao Mundial, e os duelos vão acontecer nos dias 14 e 17 de abril.

Play-Off IHF World Championsip 2023
17.03.2022 – 19h00 – Portugal x Suíça, 33:26 (15:12)
20.03.2022 – 13h30 – Suíça x Portugal, 28:33 (13:17)

O IHF World Championship 2023 tem início marcado para o dia 12 de janeiro de 2023, terminando no dia 29 do mesmo mês e decorrerá na Polónia e Suécia.

📷: © Alexander Wagner

Patrocinadores Institucionais