Play-Off Mundial 2023: Tudo a postos para embate frente à Suíça

PUB

Heróis do Mar recebem a turma helvética para o primeiro jogo rumo ao Campeonato do Mundo de 2023, esta quinta-feira, em Guimarães, com transmissão na RTP2.

Portugal e a Suíça, para além de serem os organizadores da edição de 2028 do EHF Euro, com Espanha, partilham também inúmeros jogos amigáveis entre ambos. O último encontro oficial remonta a 2021, no Cairo, no Main Round do Campeonato do Mundo, onde Portugal foi mais forte e venceu por 29-33, com uma excepcional performance de Andy Schmid, central que, atualmente, veste as cores do Rhein-Neckar Löwen, da Bundesliga. A par deste jogador, internacional helvético por 180 ocasiões, foi Victor Iturriza quem se destacou, na última vitória de Portugal frente à Suíça, feito que os lusos vão tentar replicar em Guimarães, já na próxima quinta-feira. Também de história é feita a relação entre ambas as seleções: a Suíça, a par de Portugal, qualificou-se para o EHF Euro 2020, após 14 anos de ausência e em 2021 foi repescada para a 27ª edição do Mundial, no Egito, acabando por falhar, posteriormente, a qualificação para o Campeonato da Europa, que teve lugar em janeiro do presente ano.

Pedro Portela, um dos atletas que está de regresso à Seleção Nacional e que, atualmente, veste as cores do HBC Nantes, teve uma lesão em janeiro passado que o impediu de participar no Campeonato da Europa, mas mostra-se muito feliz por estar de volta e dar o seu contributo a Portugal: “Estou contente por estar de volta, por me sentir bem comigo, mesmo depois de dois meses parado. Foi uma lesão que acontece no desporto, mas estou preparado e estou muito feliz e orgulhoso por poder ajudar Portugal uma vez mais.” – retorquiu.

Sobre a turma helvética, que Portugal conhece excepcionalmente bem, o ponta direita distinguiu a qualidade do adversário e acredita que será um encontro bastante disputado: “Vai ser um jogo muito, muito difícil, eles êm jogadores experientes e jogam bem, tanto 7×6 e 6×6, vamos ter que estar muito bem defensivamente e não perder a bolas no ataque para evitar que eles façam contra-ataque e joguem rápido.”

Nikola Portner, é um dos destaques da seleção oponente, que joga pelo Chambéry, em França, conhecido adversário de Pedro Portela: “O Portner é um guarda-redes que defende muito bem, com muita qualidade e entrosamento com a equipa da Suíça. Mas vamos ter que o superar e evitar que faça um grande jogo.” – terminou.

Quem também está de regresso é André Gomes, lateral esquerdo da Seleção Nacional, conhecido como o atleta que voa mais alto nos Heróis do Mar e pelos seus remates explosivos. O jogador oriundo de Braga, mudou-se de armas e bagagens, este ano, para a Alemanha e já partilhou os 40×20 recentemente com uma das estrelas da Seleção Suíça – Andy Schmid: “No mundo do andebol, acho que ele não precisa de apresentações, é uma grande referência no andebol mundial. Um jogador com bastante experiência e bastantes recursos. Faz a diferença em qualquer equipa que ele esteja. E este ano, até tive o prazer de jogar duas vezes contra ele, na Bundesliga, e tive a oportunidade de ver o que ele é capaz, portanto temos que ter atenção redobrada durante o jogo.” – afirmou.

O lateral dos Heróis do Mar deu ainda a receita para o sucesso deste primeiro jogo do Play-Off, que dará acesso ao Campeonato do Mundo: “A chave é jogarmos como temos jogado em todos os jogos, nas condições que tivemos no Europeu, no Mundial, no apuramento e jogarmos em equipa, unidos, com alegria e desfrutarmos ao máximo – o grupo é fantástico. Isso é muito importante para que os resultados surjam dentro de campo.”

André Gomes que volta a vestir as cores de Portugal, após uma ausência no Campeonato da Europa de 2022, onde Portugal não foi além da fase de grupos, mostra-se bastante feliz pelo regresso: “Estou muito contente por estar aqui, de volta a este grupo fantástico e depois do período da lesão, no qual fiquei triste por ficar fora; agora estou aqui para ajudar já no próximo jogo contra a Suíça e fazer o meu melhor.” – finalizou.

Passaram quase três anos desde que Portugal fez o jogo perfeito em Guimarães, berço da Nação e também berço do primeiro apuramento para o Campeonato da Europa em largos anos. Em abril de 2019, Portugal fez história ao assinar uma exibição incólume frente a França, em palco vimaranense – volvidos alguns anos – os Heróis do Mar regressam ao Multiusos de Guimarães para o primeiro embate frente à Suíça, relativo ao Play-Off para o IHF World Championship 2023.

A Seleção Nacional entra em campo esta quinta-feira, para os primeiros 60 minutos frente à turma helvética, no Multiusos de Guimarães, às 19h00 e que conta também com transmissão na RTP2.

As acreditações para o jogo estão abertas: https://forms.gle/VnztFNBfj2UBJKyKA.

Play-Off IHF World Championsip 2023
17.03.2022 – 19h00 – Portugal x Suíça, RTP2
20.03.2022 – 13h30 – Suíça x Portugal, RTP2

IHF World Championship 2023 tem início marcado para o dia 12 de janeiro de 2023, terminando no dia 29 do mesmo mês e decorrerá na Polónia e Suécia.

Patrocinadores Institucionais