Este sábado de Taça de Portugal começou no Dragão Arena, com a receção do FC Porto ao Águas Santas Milaneza, numa luta para chegar à Final Four. Os maiatos até tiveram bola para inaugurar o marcador, mas foi mesmo Victor Iturriza quem abriu as hostilidades na casa dos azuis e brancos, em dia de aniversário dos internacionais portugueses, Fábio Magalhães e Leonel Fernandes. Minutos mais tarde, a equipa orientada por Ricardo Moreira – privada de três atletas que apesar de vestirem as cores do Águas Santas são do FC Porto (André Sousa, Rúben Ribeiro e Tiago Sousa) – chegou ao empate pela mão de Pedro Seabra. Miguel Alves e o seu homónimo Miguel Pinto, com um golo para cada lado voltaram a empatar o encontro, a dois, e as igualdades foram sucessivas até à passagem dos 10 minutos, com cinco golos para cada lado. Até que à passagem dos 12 minutos, Fábio Teixeira coloca os maiatos a vencerem por dois golos à maior, em superioridade, com o placar a assinalar 6-8. Com oito minutos volvidos e com a ajuda António Campos na baliza do Águas Santas, os maiatos seguiam na liderança (9-11), o que levou Magnus Andersson a colocar o cartão verde na mesa. Na retoma, a equipa de Ricardo Moreira conseguiu estar muito eficaz ofensivamente e manteve os dois golos de vantagem durante largos minutos, até que Rui Silva estabelece o empate (14-14), quando faltavam apenas cinco minutos para o descanso, na sequência de uma defesa de Sebastien Frandsen. Daymaro Salina acabou por colocar os azuis e brancos em vantagem (16-15), quando Ricardo Moreira pede o seu primeiro time-out e, Carlos Santos consegue mesmo estabelecer o empate a segundos do final (16-16), resultado com o qual as equipas recolheram aos balneários.
A entrada para o segundo tempo foi favorável aos dragões, com três golos sem resposta, levando o marcador a 19-16, com o último golo a ser assinado por Pedro Cruz, ex-Águas Santas, na conversão de um livre de 7 metros. Os azuis e brancos mantiveram o comando, apesar da tentativa de recuperação dos maiatos e, aos 38 minutos venciam por quatro golos (23-19). Ricardo Moreira acabou por pedir desconto de tempo, na sequência, mas o FC Porto continuou num ritmo bastante elevado, não permitindo a aproximação do Águas Santas. Volvidos poucos minutos e com o marcador a assinalar dois golos de vantagem para os dragões (26-24), Magnus Andersson parou o jogo, levando o seu segundo cartão verde à mesa. Quando faltavam 10 minutos para o final, Fábio Teixeira vê a desqualificação e os portistas mantinham os três golos de vantagem (31-28), apesar de novo time-out de Ricardo Moreira, os maiatos não conseguiram recuperar e acabaram afastados da Final 4 da Taça de Portugal, por 36-33, dando a oportunidade ao FC Porto de revalidar o título na época 2021/2022. Pedro Seabra Marques foi o artilheiro do encontro com 10 golos marcados.
No Funchal, foi a vez de Madeira SAD e CF os Belenenses entrarem em campo na procura por um lugar na Final 4 da Taça de Portugal. Foi a formação de João Galego Garcia que inaugurou o marcador, na conversão de um livre de 7 metros, por Délcio Pina e, após duas defesas de Miguel Moreira, chegou aos três golos sem resposta. Nuno Reis acabaria por assinar o primeiro golo da equipa de Paulo Fidalgo, já com três minutos jogados e aos 10 minutos Tomás Abreu colocava tudo empatado no Funchal (4-4). Eldin Vrazalica deu a primeira liderança aos insulares mas Cláudio Pedroso equalizou a partida, seguiram empates sucessivos com alternâncias no marcador até que à passagem dos 23 minutos até que o pivô sérvio deu dois golos de vantagem à equipa da casa (12-10). Poucos minutos mais tarde, voltaria a estar tudo empatado a 13 golos, o que levou Paulo Fidalgo a pedir desconto de tempo, o que acabou por dar frutos, com um golo a escassos segundos do final, o que colocou o placar a 14-13 na saída para o descanso.
Com a entrada para o segundo tempo, o empate surgiu de imediato a 14 golos, mas na sequência os insulares voltaram aos dois golos à maior, reduzidos pela conversão de um livre de 7 metros, por Tiago Ferro. Apesar da aproximação, a turma orientada por Paulo Fidalgo foi sempre mantendo a vantagem por um ou mais golos e aos 40 minutos já vencia por quatro golos à maior (22-18). Minutos mais tarde, os madeirenses já tinham conquistado cinco golos de diferença, com 26-21 no placar, o que dificultava as aspirações da equipa de João Galego Garcia de chegar à Final 4. João Galego Garcia acabou por colocar time-out, na esperança de travar o crescimento dos insulares, mas acabou por se mostrar infrutífero, já que o Madeira SAD voltou a ampliar a diferença. O encontro terminou com 35-30, com Délcio Pina a ser a figura do encontro, com 12 golos marcados. O Madeira SAD junta-se assim ao FC Porto na Final 4 da Taça de Portugal.
Na Maia, foi a vez de ADA Maia e SL Benfica entrarem em campo para lutarem por um lugar na Final 4 da Taça de Portugal, numa partida em que João Furtado inaugurou o marcador, para a equipa da casa mas, Petar Djordjic acabou por equalizar o encontro. Minutos mais tarde, com a turma de Nuno Silva no comando, Paulo Moreno acabou por rematar à trave, dando oportunidade aos maiatos para se distanciarem no marcador, o que acabou mesmo por acontecer (3-1). Com sete minutos volvidos, tudo voltava a estar empatado, na Maia, desta vez a quatro golos, e Carlos Martins acabou por dar a liderança às águias, pela primeira vez na partida. Após diversos minutos sem golos, os maiatos conseguiram reduzir para a margem mínima mas a resposta da turma de Chema Rodriguez acabou por surgir e os encarnados ampliaram a diferença para três golos por diversas ocasiões. Nuno Silva acabou por pedir time-out, quando faltavam oito minutos para o descanso, mas o Benfica acabou por ligar o rolo compressor e recolheu aos balneários com seis golos à maior e o placar a assinalar 10-16.
Nos restantes 30 minutos, o Benfica voltou a ser dominador, sem conceder hipótese de aproximação ao adversário, aproveitando cada oportunidade para se distanciar no marcador e com cinco minutos volvidos vencia por 13-21. À passagem doa 40 minutos, os maiatos tentaram reduzir, aproximando o resultado a 17-23, mas acabaram por não ter argumentos para contrariar a superioridade encarnada que foi pautando o resto do encontro. O jogo terminou com uma vitória do SL Benfica, por 23-34, que carimbou assim o acesso à Final 4 da Taça de Portugal, com Petar Djordjic a ser a figura do encontro, com 9 golos marcador.
No Pavilhão das Travessas, teve lugar o último encontro do dia, que dava o último bilhete de acesso à Final 4 da Taça de Portugal e que opôs AD Sanjoanense Delba e Sporting CP. O primeiro golo do encontro até foi marcado por Leonardo Silveira mas, Francisco Tavares voltaria a colocar tudo empatado, também na conversão de um livre de 7 metros e, após praticamente cinco minutos sem golos, Natan Suarez chama a si o comando do encontro. Após novo empate, os comandados de Ricardo Costa começaram a crescer no encontro mas liminarmente, já que aos 10 minutos, apenas venciam por um golo, com 4-5 no placar. Três minutos mais tarde, o marcador voltou a assinalar o empate, desta vez a seis golos e a turma de João Varejão chegou mesmo a estar no comando, pela margem mínima e, após nova fase sem golos, o empate voltou a surgir (8-8) levando Ricardo Costa a pedir time-out. Desta vez a resposta já foi contundente e o Sporting chegou aos quatro golos à maior (9-13), forçando João Varejão a levar o cartão verde à mesa, mas os leões acabaram por sair para o descanso a vencer por 9-15.
Na segunda parte, a turma de Alvalade conseguiu manter o ritmo e ao imprimir grande velocidade no jogo conseguiu ampliar a diferença no marcador mas os comandados de João Varejão também conseguiram acompanhar sem evitar que a diferença chegasse aos 10 golos (16-26). O Sporting manteve a liderança até ao final somando uma vitória por 19-32, com Leonardo Silveira a ser figura de destaque, com 8 golos marcados, em embate que deu o último bilhete dourado para a Final 4 da Taça de Portugal.
Calendário – Taça de Portugal Masculina
1/4 de Final
12.03.2022 – 15h00 – FC Porto x Águas Santas Milaneza, 36:33 (16:16)
12.03.2022 – 17h00 – Madeira SAD x CF Os Belenenses, 35:30 (14:13)
12.03.2022 – 19h30 – ADA Maia Universidade da Maia x SL Benfica, 23:34 (10:16)
12.03.2022 – 21h00 – AD Sanjoanense Delba x Sporting CP, 19:32 (9:15)