Campeonato 1ª Divisão Feminina: Duelos entre candidatos ao título em Aveiro

PUB

Alavarium Love Tiles recebe líder SL Benfica e pode ascender ao 2º lugar em caso de vitória; Encarnadas têm oportunidade de aumentar para oito pontos a distância sobre o Madeira SAD; ABC UMinho defronta Colégio de Gaia Toyota.

A 11ª jornada do Campeonato 1ª Divisão Feminina começou de forma antecipada, no passado dia 27 de março e trouxe surpresas, desde logo a derrota de um dos candidatos ao título, Madeira SAD no terreno da ADA São Pedro do Sul. Este resultado fez com que o jogo deste sábado entre Alavarium Love Tiles (3º) e SL Benfica (1º), igualmente aspirantes a vencer a competição, tivesse influência direta no pódio. Frente a frente estarão as duas equipas que estão há mais jornadas consecutivas a vencer na competição, as aveirenses vêm de nove triunfos seguidos, enquanto que o emblema da Luz já vencee há 15 jornadas seguidas, sendo também a única formação, das 14 que compõe a prova, que ainda não conhece o sabor da derrota. Em caso de vitória, o Alavarium Love Tiles irá automaticamente ultrapassar o Madeira SAD e chegar ao 2º lugar da tabela; em sentido contrário, se os três pontos seguirem para a capital, o SL Benfica ficará ainda mais tranquilo na liderança, com oito pontos de avanço para o opositor direto. Recorde-se que no jogo da primeira volta entre os dois, as águias venceram de forma expressiva por 40-27.

Em antevisão, o treinador do Alavarium Love Tiles, João Pinho, diz que a tarefa frente ao líder será complicada e que quer vencer para continuar a encurtar distâncias, corrigindo aquilo que correu menos bem no jogo da primeira volta: “Mais um jogo grande em perspetiva frente à única equipa que ainda não perdeu nesta época e que, por isso, lidera tranquila e justamente o campeonato. O SL Benfica viveu, como nós vivemos no presente, uma onda de lesões que abalou a qualidade de jogo mas, no entanto, tiveram a possibilidade e capacidade de se reforçar imediatamente com duas jogadoras estrangeiras de qualidade, além de estar previsto o regresso iminente da Maria [Unjanque]. Do nosso lado queremos corrigir a derrota copiosa da primeira volta e continuar o nosso caminho de recuperação na tabela classificativa. Tudo faremos para que o campeonato não perca já o interesse com um campeão virtual a imensas jornadas do final. Não tenho qualquer dúvida que Aveiro assistirá a um jogo em emotivo, rápido e, essencialmente, um hino ao andebol feminino Português com três equipas de extrema qualidade em campo.”

João Florêncio, técnico do SL Benfica, assume a vontade da equipa de conquistar o título de campeão, 29 anos depois e olha para este duelo como uma final: “Na prática, pelos jogos em atraso, o Alavarium é o nosso principal adversário. Tem duas derrotas e um empate, nós só temos um empate. Estamos com uma margem de duas derrotas, e também temos uma confortável vitória frente ao Alavarium em casa por 13 golos. De alguma forma, pode-nos trazer uma pequena vantagem. (…) Encaramos o jogo com muita responsabilidade, sabendo que será difícil, num campo difícil. Estamos cada vez melhores. Tivemos uma fase de alguma reestruturação da equipa, a seguir à vitória na Madeira, devido a lesões e a entradas de novas jogadoras. Também experimentámos outros sistemas de jogo, porque era altura para o fazer. Temos vindo a melhorar o nosso processo de jogo paulatinamente, estamos numa fase ascendente e prontos para ganhar ao Alavarium e quase sentenciar o Campeonato. Temos uma pequena vantagem emocional que queremos capitalizar. (…) Estas atletas têm sido extraordinárias no processo de treino e levam estas competições com muita seriedade, gosto e ambição. Colocam o ADN do Benfica em campo! Estamos a aproximar-nos dos momentos decisivos, a ficar cada vez mais motivados e focados nos nossos objetivos. Queremos muito trazer o Campeonato e a Taça de Portugal para o nosso Museu”

O duelo contará com transmissão em direto na andeboltv, a partir das 18h00 deste sábado.

ABC UMinho – Colégio de Gaia Toyota

Outro dos jogos que irá decorrer este sábado é a receção do ABC UMinho (8º) ao Colégio de Gaia Toyota (4º). As duas equipas chegam a esta jornada num bom momento de forma, as minhotas vencem há quatro jogos consecutivos, as gaienses, há três, com a recente qualificação para a Final 4 da Taça de Portugal como incentivo extra.

Francisca Araújo, pivô do ABC UMinho, afirma que não pode haver excesso de confiança e que o jogo está ao alcance da equipa minhota: “No próximo sábado, teremos um duro confronto contra o atual 4º classificado do nosso campeonato, uma equipa aguerrida e com bastante experiência. No entanto, estamos confiantes, unidas e focadas em conquistar os três pontos, pois temos trabalhado afincadamente durante a semana para que isso aconteça. Apesar de termos vindo a ter resultados positivos, não nos vamos deixar levar pelo excesso de confiança, porque sabemos que é um jogo bastante difícil, mas que está ao nosso alcance. Apelo também a todos os academistas que se juntem na catedral do andebol para nos apoiarem rumo à vitória.”

Ana Catarina Ferreira, guardiã de 22 anos, diz que a equipa está motivada para conquistar a 12ª vitória da temporada: “Neste confronto contra o ABC UMinho contamos um jogo intenso e bastante disputado. Sabemos a qualidade do adversário e as dificuldades que nos poderão causar, mas estamos motivadas a conquistar os três pontos.”

Campeonato 1ª Divisão Feminina
18ª Jornada
20.03.2022 – 12h30 – SIR 1º de Maio ADA CJB x CS Madeira, 29:19 (11:8)
20.03.2022 – 15h00 – Juve Lis x Madeira SAD, 18:35 (8:17)
02.04.2022 – 17h00 – Maiastars x CJ Almeida Garrett
02.04.2022 – 18h00 – Alavarium Love Tiles x SL Benfica, andeboltv
02.04.2022 – 18h00 – ADA São Pedro do Sul x SIM Porto Salvo
02.04.2022 – 18h30 – CA Leça x ARC Alpendorada
02.04.2022 – 21h00 – ABC UMinho x Colégio de Gaia Toyota

Patrocinadores Institucionais