Campeonato Placard Andebol 1: Empate em Alvalade mantém acesa luta pelo título

PUB

Sporting CP e SL Benfica empataram e a corrida pelo título segue ao rubro; ABC UMinho recebeu e venceu o Águas Santas Milaneza.

ABC UMinho – Águas Santas Milaneza

A Jornada 24, do Campeonato Placard Andebol 1, abriu no Pavilhão Flávio Sá Leite, com Filipe Morais a estrear o marcador. Os bracarenses apresentaram o seu sistema defensivo habitual (5:1) e foram causando dificuldades ao Águas Santas Milaneza no processo ofensivo até que Miguel Baptista marcou, reduzindo a desvantagem para 2-1, já com quatro minutos decorridos e, abriu as hostilidades para Fábio Teixeira igualar, com André Sousa dar a primeira vantagem no marcador aos visitantes (3-2), mais tarde. Seguiram-se alguns momentos sem qualquer golo dos dois lados mas era o ABC UMinho quem atravessava o pior momento, a nível ofensivo, e, mesmo da linha de 7 metros, António Campos impedia qualquer alteração no marcador. Fábio Teixeira quebrou esse ciclo sem golos e apontou o 4-2 a favor dos maiatos. As dificuldades ofensivas dos bracarenses, perante um 6:0 consistente do Águas Santas Milaneza, já somavam 13 minutos e os visitantes foram aproveitando para alargar a vantagem. Depois do 2-6 de Mário Lourenço, Filipe Magalhães não hesitou em utilizar o seu primeiro time-out para quebrar o ciclo negativo dos minhotos, com 15 minutos jogados.

Aos 18 minutos, José Paulo Silva pôs um ponto final a 16 minutos sem marcar – e a oito golos sem resposta – e abriu o ativo para um parcial de 3-0 a favor do ABC UMinho (5-8), o que levou Ricardo Moreira a colocar o cartão verde na mesa, à entrada dos últimos sete minutos do primeiro tempo. Francisco Fontes voltou a dar a vantagem de quatro bolas aos maiatos mas, na resposta, André Rei recolocou a diferença em três e Vinícios Carvalho, com um remate exterior, voltou a reduzir. Tirando partido da superioridade numérica na reta final da primeira parte, o Águas Santas Milaneza voltou a fugir no marcador e chegou aos cinco golos à maior através de Mário Lourenço.

Intervalo: 7-12

A entrada no segundo tempo foi praticamente o oposto da primeira parte, com vários golos nos minutos iniciais e Vinícios Carvalho, inspirado, reduziu para 10-13. Marco Rodrigues fez o 11-13 levando o público presente no Flávio Sá Leite a vibrar com a recuperação bracarense. Esta mesma vibração do público refletiu-se dentro de campo e, após dois erros ofensivos do Águas Santas Milaneza, Dinis Mota reduziu para a margem mínima frente à baliza vazia e Vinícios Carvalho, da marca de 7 metros, retomou a igualdade, desta feita a 13, que não acontecia desde o 2-2. Mário Lourenço devolveu os golos aos maiatos, ao finalizar o castigo máximo e Pedro Seabra ampliou para 13-15. Novo momento positivo dos bracarenses, refletido em dois golos sem resposta, deu nova igualdade ao marcador (17-17). Posteriormente, regressou a superioridade maiata, com destaque para Mário Lourenço, que deu nova vantagem de dois golos (18-20), levando Filipe Magalhães a utilizar o seu segundo time-out à passagem dos 49 minutos.

Dinis Mota apontou o 19-20 e, depois de um duelo individual com Carlos Santos, levou o pivô, especialista defensivo dos maiatos, a ver o cartão vermelho direto, com oito minutos por jogar. André Rei não conseguiu ultrapassar António Campos da linha de 7 metros mas, do outro lado, Tiago Ferreira também parou o remate de Miguel Baptista. Rui Batista, fez o vigésimo golo com 54 minutos decorridos e obrigou Ricardo Moreira a usar o seu segundo tempo técnico. No entanto, Tiago Ferreira voltou a aparecer e levou Dinis Mota a apontar o 21-20, devolvendo a liderança aos bracarenses, que não se verificava desde o 2-1. Fábio Teixeira conquistou um livre de 7 metros, mas Cláudio Silva entrou para dar continuidade ao bom momento do seu colega, ao parar o remate de Mário Lourenço. José Paulo Silva colocou os locais a vencer por 22-20 com pouco mais de dois minutos por jogar. Depois do 22-21 de Mário Lourenço, António Campos voltou a fechar a baliza maiata e Ricardo Moreira utilizou o seu último trunfo com menos de um minuto por jogar. Novamente o ponta direita, Mário Lourenço, finalizou e devolveu a igualdade ao marcador e foi a vez de Filipe Magalhães utilizar o seu último time-out. André Rei fez o 23-22 final e levou o ABC UMinho a regressar às vitórias, impondo a segunda derrota consecutiva dos maiatos. Mário Lourenço, com dez golos, foi o melhor marcador do encontro e Dinis Mota, pelo ABC UMinho, somou sete tiros certeiros.

À mesma hora a Artística de Avanca Bioria recebeu a formação do Madeira SAD num encontro dominado pelos insulares. Ao intervalo o placard registava 10-15 e no final os madeirenses sorriram ao vencer por 22-30. Eldin Vrazilica com oito remates certeiros foi o melhor marcador da partida.

O CF Os Belenenses venceu o Póvoa AC Bodegão Grupo CCR pela margem mínima, 27-26, e alcançou o 4º lugar na tabela classificativa do Campeonato Placard Andebol 1, ultrapassando o Águas Santas Milaneza, com um jogo a menos. Tiago Ferro e Gonçalo Nogueira dividiram o título de melhor marcador, com sete golos cada.

A AD Sanjoanense Delba foi ao terreno do Boa Hora FC Inetum somar três pontos, discutidos até ao apito final. Com uma primeira parte praticamente liderada pelos aveirenses, ao intervalo o marcador registava a vantagem mínima, 13-14. Na reta final da partida, os lisboetas chegaram a estar no comando do marcador, mas Leonardo Abrahão assinou o 25-26 em cima do apito final e garantiu a vitória da AD Sanjoanense Delba. O central dos alvinegros foi o melhor marcador do encontro com oito golos e, ao serviço do Boa Hora FC Inetum, Gonçalo Ferronha foi o mais inconformado com sete.

Sporting CP – SL Benfica

No dérbi do dia, no Pavilhão João Rocha, foi Natán Suarez a abrir o ativo e a dar a primeira vantagem aos leões, mas o empate acabou por surgir na ponta direita, por Ole Rahmel. Josep Folqués ultrapassou Sergey Hernandez mas, na resposta, novamente o alemão colocou tudo empatado, numa fase em que os encarnados se encontravam em superioridade numérica. Apesar da exclusão de Jonas Tidemand, o Sporting CP voltou a assumir a dianteira do marcador e, à passagem dos cinco minutos, Francisco Costa apontou o 3-2. Manuel Gaspar negou o golo a Lazar Kukic e Martim Costa saiu para o 5-3, dando a primeira vantagem de dois golos para os verde e brancos. Na outra baliza, foi a vez de Sergey Hernandez assumir protagonismo e, com 13 minutos no placard, surgiu nova igualdade, desta vez a seis, por Jonas Kallman. Ole Rahmel colocou, pela primeira vez, o SL Benfica na liderança do marcador (7-8) mas Francisco Costa, da marca de 7 metros, voltou a igualar, com 16 minutos jogados.

Depois do 10-10 de Jonas Tidemand, as águias responderam com um parcial de 0-3, concluído por Ole Rahmel, que obrigou o técnico leonino, Ricardo Costa, a utilizar o seu primeiro time-out com o cronómetro a marcar 22 minutos. O primeiro ataque leonino não correu de feição, mas a resposta surgiu e os leões chegaram ao 13-13 através de Carlos Ruesga, por duas ocasiões consecutivas, em transição, impulsionado por duas defesas de Manuel Gaspar. O que levou Chema Rodriguez a colocar o cartão verde na mesa, três minutos após a paragem leonina. Salvador Salvador foi quem regressou melhor do tempo técnico, com um bloco e um golo concretizado em transição (14-13), mas os encarnados voltaram a responder através de Jonas Kallman que fez o 14-15. Francisco Costa retomou a igualdade e, naquele que seria o último ataque da primeira parte, as águias não conseguiram finalizar e Francisco Tavares levou os leões para os balneários na liderança do marcador.

Intervalo: 16-15

Petar Djordjic voltou a deixar tudo empatado na entrada para o segundo tempo e o rumo do jogo seguia com ligeiras lideranças leoninas – sempre pela margem mínima – e sucessivos empates, até que Rogerio Moraes, com dois golos consecutivos, deu a primeira vantagem das águias no segundo tempo (18-19). Nova toada de golo e resposta até ao 21-23 de Ole Rahmel que colocou os encarnados na frente por duas bolas, ao que se seguiram momentos de vantagem encarnada, chegando aos três golos à maior, 25-28 por Jonas Kallman através de um contra ataque com 48 minutos decorridos.

Na resposta, surgiram três golos verde e brancos, com as assinaturas de Salvador Salvador, Erekle Arsenashvili e Francisco Costa, recolocando a igualdade no marcador. Lazar Kukic, com um golo aéreo, tirando proveito da superioridade numérica, colocou as águias na frente, numa primeira instância e, após defesa de Gustavo Capdeville atirou, de costa a costa, para o 28-30. Ricardo Costa colocou o cartão verde na mesa, perto dos 54 minutos de jogo. Gustavo Capdeville negou o golo a Mamadou Gassama e seguiram-se três minutos sem golos, até ao 30-30 surgir por Martim Costa e, de seguida, o internacional português voltou a marcar, devolvendo a liderança aos leões, que não acontecia desde o 21-20. Bélone Moreira colocou novo empate no Pavilhão João Rocha e, da linha de 7 metros, Petar Djordjic assinou o 31-32, com 20 segundos por jogar. Ricardo Costa pediu um time-out para preparar o seu último ataque. Francisco Costa finalizou (32-32) e restaram três segundos para Chema Rodriguez planear a última posse de bola, que acabou por não surtir efeito.

Francisco Costa com 12 golos, foi o melhor marcador do encontro. Pelos encarnados, Petar Djodjic foi o artilheiro com sete. O Sporting CP segue líder do Campeonato Placard Andebol 1, com 69 pontos, seguido de FC Porto com 67 pontos e menos um jogo. O SL Benfica é terceiro, com 64 pontos e menos um jogo que os leões.

O Vitória FC regressou às vitórias ao bater em casa o CD Xico Andebol. Apesar de uma primeira parte equilibrada, 12-12 ao intervalo, os sadinos superiorizaram-se no segundo tempo e garantiram os três pontos por 28-24. Artur Pereira e José Rebelo foram os melhores marcadores, com sete golos cada.

Em Gaia, o FC Porto voltou a vencer e chegou ao intervalo na frente por 10 golos. Na segunda parte os dragões seguiram superiores e somaram três pontos diante do FC Gaia Empril por 31-45. Pedro Valdés, com nove golos, foi o melhor marcador.

No fecho da Jornada 24, o ADA Maia Universidade da Maia venceu o Sporting da Horta por 34-28. Ao intervalo a vantagem já era de seis golos a favor dos maiatos, 20-14. O melhor marcador do encontro foi Sebastian Montecinos, dos insulares, com sete golos assinalados.

Campeonato Placard Andebol 1
24ª Jornada
23.04.2022 – 15h00 – ABC UMinho x Águas Santas Milaneza, 23:22 (7:12)
23.04.2022 – 15h00 – Artística de Avanca Bioria x Madeira SAD22:30 (10:15)
23.04.2022 – 15h00 – CF Os Belenenses x Póvoa AC Bodegão Grupo CCR, 27:26 (17:13)
23.04.2022 – 16h30 – Boa Hora FC Inetum x AD Sanjoanense Delba25:26 (13:14)
23.04.2022 – 18h00 – FC Gaia Empril x FC Porto31:45 (13:23)
23.04.2022 – 18h00 – Sporting CP x SL Benfica, 32:32 (16:15)
23.04.2022 – 18h00 – Vitória FC x CD Xico Andebol, 28:24 (12:12)
23.04.2022 – 19h00 – ADA Maia Universidade da Maia x Sporting da Horta, 34:28 (20:14)

Patrocinadores Institucionais