Campeonato Placard Andebol 1: Leões e Águias medem forças à 24ª Jornada

PUB

Sporting CP e SL Benfica defrontam-se no Pavilhão João Rocha, este sábado, na corrida pelo título; ABC UMinho recebe Águas Santas Milaneza, jogo que poderá acompanhar n’A Bola TV.

ABC UMinho recebe o Águas Santas Milaneza na abertura da 24ª Jornada do Campeonato Placard Andebol 1, com transmissão em direto n’A Bola TV. Os bracarenses chegam a esta partida vindos de três jogos sem vencer – duas derrotas frente a FC Porto e Sporting CP, e um empate no terreno da AD Sanjoanense Delba.

Filipe Magalhães é perentório quanto à vontade de regressar às vitórias: “Vai ser certamente um bom jogo de andebol, com duas equipas que tudo vão fazer para regressar às vitorias. O Águas Santas tem uma excelente equipa e está a fazer um campeonato tranquilo alicerçado em bons resultados. Nós queremos continuar o nosso percurso, passo a passo, jogo a jogo, subir lugares na tabela. Jogamos em casa e por isso contamos com o forte apoio dos nossos adeptos para conquistarmos 3 pontos muito importantes para nós.”

Já a equipa maiata venceu dois dos últimos três jogos disputados, vitória diante de CF Os Belenenses e ADA Maia Universidade da Maia, e consentiu uma derrota, em casa, frente à Artística de Avanca Bioria. Ricardo Moreira prevê dificuldades perante a defesa bracarense e refere que será necessário a sua equipa estar a um bom nível para sair de Braga com os três pontos: “O jogo em Braga será um jogo exigente para nós em todos os aspetos. O ABC é uma equipa competente, séria e capaz de vencer qualquer adversário, principalmente no seu pavilhão. Teremos de ser capazes de desmontar a defesa 5:1 muito característica e sólida, sem descurarmos a nossa capacidade de recuperação defensiva. Precisaremos de executar o plano de ataque com exatidão e manter os bons níveis defensivos que temos apresentado, se quisermos sair de Braga com a vitória.”

À mesma hora, mas em Avanca, a Artística de Avanca Bioria recebe o Madeira SAD e, mais a Sul, o CF Os Belenenses recebe o Póvoa AC Bodegão Grupo CCR. Também em Lisboa, o Boa Hora FC Inetum defronta a formação da AD Sanjoanense Delba.

Ao final da tarde, o FC Porto tem uma deslocação curta, até ao terreno do FC Gaia Empril, já o CD Xico Andebol vai a Setúbal, defrontar o Vitória FC. Enquanto que no Pavilhão João Rocha disputa-se o clássico da jornada: leões frente a frente com as águias.

SL Benfica de Chema Rodriguez já conta com duas derrotas no Campeonato Placard Andebol 1, diante do Sporting CP (27-30), na Luz, e em Setúbal, frente ao Vitória FC (32-29). Depois do último deslize, as águias não quererão perder mais pontos para se manterem na luta pelo título. Já o Sporting CP conta com apenas uma derrota, consentida no Dragão Arena, frente ao FC Porto, por 31-30. As contas seguem em aberto para os atuais líderes do campeonato, com mais um jogo que os portistas mas, para seguirem no topo da tabela, terão que derrotar os encarnados.

No lançamento desta partida, Ricardo Costa afirma que é complicado identificar pontos fracos na equipa do SL Benfica, mas que os leões também têm as suas armas, com destaque para a defesa leonina: “É difícil descobrir pontos fracos na equipa do SL Benfica. Têm uma equipa pesada com pivôs muito fortes nos bloqueios, têm atiradores como o Petar Djordjic, o Demis Grigoras ou o Lazar Kukić. Não é fácil, mas do nosso lado também temos as nossas armas e a nossa forma de defender. Equipas de alto nível têm os postos específicos bem cobertos, como é o nosso caso. Acho que vai ser um grande jogo de andebol e é para isso que queremos contribuir”.

O técnico verde e branco completou que, para somar os três pontos, a sua equipa terá que se apresentar num bom nível em todas as fases do jogo: “Não nos podemos focar num aspeto do jogo e descurar os outros. Para ganhar ao SL Benfica, temos de jogar bem. Para jogar bem, temos de estar bem em várias fases do jogo”

Do lado dos encarnados, quem lança a partida é o internacional português, Bélone Moreira. O central dos encarnados é assertivo quanto à vontade de vencer: “Temos expetativas altas. Queremos vencer o jogo! Sabemos o que o Sporting pode fazer, quais as suas fraquezas e vamos procurar explorar isso. Acreditamos muito no que fazemos e se fizermos as coisas bem podemos ganhar o jogo.”

Quanto à pressão do clássico, Bélone Moreira afirma que esta está mais presente do lado leonino: “Têm muita pressão neste jogo, vão em primeiro lugar, mas têm mais jogos. Se perderem este desafio as coisas tornam-se complicadas para eles. Estamos focados no que temos de fazer, queremos fazer bem o nosso trabalho para vencermos o jogo”.

No fecho da jornada, o ADA Maia Universidade da Maia mede forças com o Sporting da Horta.

Campeonato Placard Andebol 1
24ª Jornada
23.04.2022 – 15h00 – ABC UMinho x Águas Santas Milaneza, A Bola TV
23.04.2022 – 15h00 – Artística de Avanca Bioria x Madeira SAD, Artística TV / andeboltv
23.04.2022 – 15h00 – CF Os Belenenses x Póvoa AC Bodegão Grupo CCR
23.04.2022 – 16h30 – Boa Hora FC Inetum x AD Sanjoanense Delba, Boa Hora TV / andeboltv
23.04.2022 – 18h00 – FC Gaia Empril x FC Porto, Porto Canal
23.04.2022 – 18h00 – Sporting CP x SL Benfica, Sporting TV
23.04.2022 – 18h00 – Vitória FC x CD Xico Andebol
23.04.2022 – 19h00 – ADA Maia Universidade da Maia x Sporting da Horta

Patrocinadores Institucionais