EHF Champions League: Dragões afastados da Europa pelo Montpellier HB

PUB

Emblema gaulês levou a melhor frente ao FC Porto, na segunda mão do Play Off de acesso aos Quartos de Final, colocando um ponto final na participação europeia dos azuis e brancos.

7 inicial: Nikola Mitrevski, Leonel Fernandes, Fábio Magalhães, Rui Silva, Djibril Mbengue, António Areia e Victor Iturriza

Tudo empatado à entrada para esta partida, dada a igualdade a 29 registada no Dragão Arena, até que Karl Wallinius deu a primeira vantagem ao Montpellier HB no FDI Stadium. A resposta não tardou, apesar de Kevin Bonnefoi negar a primeira tentativa aos dragões, Leonel Fernandes devolveu a igualdade ao marcador. Pedro Valdés lançou Victor Iturriza no ataque, após um roubo de bola, mas os comandados de Magnus Andersson não conseguiram assumir a liderança, esbarrando novamente em Kevin Bonnefoi, e foram os franceses, na transição, a conquistar nova vantagem, por Hugo Descat (3-2). Volvidos oito minutos, sobressaíam os erros ofensivos e o marcador permaneceu estático até ao 3-3 de Pedro Valdés. Yannis Lenne respondeu de imediato e os golos voltaram a surgir, rapidamente. Nikola Mitrevski disse presente frente a Valentin Portner, negando a primeira vantagem de dois golos aos gauleses e, na sequência, em superioridade numérica, foi Leonel Fernandes a devolver o empate, desta vez a cinco. Com 14 minutos jogados, Hugo Descat assinalou a primeira vantagem de duas bolas com o 7-5.

As dificuldades ofensivas para o FC Porto eram notórias, não pela falta de soluções de finalização mas sim pela grande presença de Kevin Bonnefoi, com cinco defesas por esta altura, e alguns remates fora da baliza. O 8-5 dos locais obrigou Magnus Andersson a utilizar o seu primeiro tempo técnico para orientar o ataque dos dragões. Pedro Cruz, levado à linha de 7 metros, não tremeu e reduziu para 8-6, no entanto os homens de Patrice Canayer continuavam a aproveitar as transições para finalizar e Kyllian Villeminot devolveu os três golos de vantagem. Marko Panic, com 18 minutos volvidos, faz o 11-7, e após novas precipitações ofensivas dos lusos, Gilberto Duarte alcançou os seis golos à maior. Magnus Andersson, no jogo do tudo ou nada, colocou o seu segundo time out, com cerca de 20 minutos jogados, tendo em vista a correção dos processos ofensivos e parar as transições do Montpellier HB. A defesa gaulesa voltou a ser superior e lançou Hugo Descat em novo contra ataque, que esbarrou em Sebastian Frandsen, no entanto, novo erro deu nova oportunidade ao ponta francês que não vacilou, 14-7. Foi Rui Silva a quebrar os cinco minutos sem marcar por parte dos azuis e brancos e, na sequência, foi a vez dos gauleses cometerem um erro ofensivo que deu a Ivan Sliskovic a oportunidade de finalizar, 14-9. Patrice Canayer levou o cartão verde à mesa com seis minutos por jogar da primeira parte. Kyllian Villeminot voltou a ampliar mas o homem do jogo ia sendo Kevin Bonnefoi que parou novo 7 metros, desta vez frente a Pedro Cruz. Os dragões voltaram aos cinco golos de desvantagem, por Diogo Branquinho, 15-10, mas Hugo Descat voltou a não falhar e assinalou o 16-10. A superioridade francesa manteve-se e o sueco Karl Wallinius carimbou uma vantagem de oito bolas antes da saída para os balneários.

Intervalo: 19-11

A primeira posse de bola do segundo tempo pertenceu aos dragões e Pedro Cruz foi até à linha de 7 metros determinado e, com sucesso, concretizou o 19-12. Um bom início para o FC Porto, com os franceses a desperdiçarem duas ocasiões de golo e Daymaro Salina a assinar o 19-13, voltando a reduzir a desvantagem. Sebastian Frandsen negou o primeiro golo dos gauleses neste segundo tempo e, na transição, Ivan Sliskovic serviu Daymaro Salina para o 19-14 e a história do jogo parecia ter invertido, com os erros a pertencerem aos locais e os portugueses foram aproveitando para reentrar na luta pelo resultado. Após o 20-15 de Ivan Sliskovic, os franceses responderam com dois golos consecutivos e voltaram às sete bolas de vantagem. Magnus Andersson continuava a trocar as peças dentro de campo, tentando encontrar as melhores soluções ofensivas, mas os erros voltavam a aparecer e, na transição, os franceses continuavam a não perdoar, Yannis Lenne apontou o 24-17. Diogo Branquinho fez o 25-18, mas a defesa do Montpellier HB continuava a causar muitas dificuldades aos dragões, Magnus Andersson utilizou o seu último trunfo com cerca de 14 minutos por jogar e 26-18 no marcador, introduzindo o 7×6 e pedindo aos seus atletas para recuperarem golo a golo. Victor Iturriza, de regresso, não falhou frente a Kevin Bonnefoi e apontou o décimo nono golo dos azuis e brancos.

Apesar das investidas portistas, a superioridade francesa era cada vez mais difícil de contrariar e o jogo seguia com a vantagem gaulesa, Yannis Lenne devolveu os oito golos de vantagem, 27-19. Victor Iturriza reduziu para seis, 27-21, mas Kyllian Villeminot concluiu novo parcial de 3-0, retomando os sete golos de diferença. Marko Panic acabou por alcançar a marca da dezena de golos de vantagem, com o 32-22. À entrada dos cinco minutos finais, Patrice Canayer utilizou o seu segundo time out mas os gauleses não conseguiram finalizar e na resposta Fábio Magalhães assinou o 32-24. Foi o lateral esquerdo portista, Fábio Magalhães a fixar o resultado final em 35-27.

Top Player: Kevin Bonnefoi – 12 defesas (32% eficácia)

Terminou assim a caminhada portista nesta edição da EHF Champions League, no Play Off de acesso aos Quartos de Final, pela terceira época consecutiva. O Montpellier HB de Gilberto Duarte segue a sua caminhada na EHF Champions League e irá enfrentar o Vive Kielce nos Quartos de Final da maior competição europeia de clubes.

EHF Champions League
Play-off – 1ª mão 
31.03.2022 – 19h45 – FC Porto x Montpellier HB, 29:29 (13:14)

Play-off – 2ª mão 
06.04.2022 – 19h45 – Montpellier HB x FC Porto, 35:27 (19:11)

Patrocinadores Institucionais