EHF Champions League: Dragões querem fazer história em França

PUB

FC Porto viaja até Montpellier para defrontar a equipa de Gilberto Duarte, no jogo que define a passagem aos Quartos de Final da maior competição europeia de clubes.

Os azuis e brancos viajam com um empate na bagagem, conquistado na passada quinta feira no Dragão Arena, a 29 golos, e querem sair com saldo positivo de Montpellier, escrevendo uma nova página no andebol português, caso conquistem a primeira presença nos Quartos de Final da EHF Champions League – será uma estreia, não só para o clube, mas para uma equipa portuguesa, desde o novo formato da competição.

De recordar que os homens de Magnus Andersson estão pela terceira época consecutiva na eliminatória que dá acesso aos Quartos de Final, sendo que em 2019/20 a prova foi interrompida devido à pandemia COVID-19, em 2020/21 os lusos não foram capazes de ultrapassar os dinamarqueses do Aalborg Håndbold e, na corrente época, há oportunidade de alcançar o próximo patamar.

Entre os jogos relativos a esta eliminatória tanto os portugueses quanto os franceses somaram vitórias no plano interno: o FC Porto venceu na deslocação a Avanca, frente à Artística de Avanca Bioria, por 24-31, num jogo que permitiu alguma gestão do plantel; o Montpellier HB derrotou o Istres por 35-32 e segue na quarta posição da LIQUI Moly Starligue.

Apesar do favoritismo pertencer aos gauleses, campeões da prova em 2017/18, os dragões mostram-se, através de Rui Silva, confiantes no desfecho desta eliminatória: “Esperamos mais um encontro difícil, numa fase e num jogo em que tudo se vai decidir. Sabemos das nossas capacidades, sabíamos desde o início que seria uma eliminatória muito equilibrada, como demonstrou o jogo aqui. Mas vamos lá com a ambição de passar aos quartos de final.”

O central internacional português destaca o poderio da primeira linha francesa, que se evidenciou no Dragão Arena, e afirma que se a equipa conseguir corrigir alguns erros para o jogo do tudo ou nada, os portugueses sairão por cima: “Sabemos que o Montpellier tem muito boa equipa, fizeram uma excelente primeira fase e conseguem sempre variar e ter uma intensidade de jogo muito alta, com o (Diego) Simonet e o central francês (Kyllian Villeminot) a darem grande velocidade ao jogo, juntamente com o lateral esquerdo sueco (Karl Wallinius), que é capaz de rematar forte. Acho que, acima de tudo, temos de corrigir o que fizemos mal. Houve alguns detalhes que fizeram a diferença para que as coisas não corressem melhor do que correram. Se melhorarmos esses aspetos, acredito que consigamos um melhor resultado.”

Rui Silva acrescenta que a equipa está ainda mais motivada pela hipótese de poder continuar a fazer história no andebol do FC Porto e no andebol português: “Teria um impacto muito positivo. Era incrível conseguirmos escrever, mais uma vez, história no andebol do FC Porto. Seria muito bom para a nossa equipa, porque todos gostamos de trabalhar sobre vitórias. Estamos confiantes, sabemos o que queremos e o que temos de fazer em França para trazermos de lá um resultado positivo que nos permita festejar essa ida aos quartos de final.”

No caso de carimbar presença nos Quartos de Final, o FC Porto irá encontrar o Vive Kielce, equipa que já defrontou na Fase de Grupos por duas ocasiões: uma derrota na Polónia por 39-33 e uma vitória no Dragão Arena por 29-27.

Em prova continua o também português Miguel Martins, ao serviço do Pick Szeged, que vai receber o SG Flensburg-Handewitt, com o intuito de recuperar da derrota concedida em terras germânicas, por 25-21. Luís Frade, pivô luso, embora ainda em fase de recuperação, já tem presença marcada nos Quartos de Final da prova, onde irá encontrar o vencedor da eliminatória entre Pick Szeged e SG Flensburg-Handewitt.

EHF Champions League
Play-off – 1ª mão 
31.03.2022 – 19h45 – FC Porto x Montpellier HB, 29:29 (13:14)

Play-off – 2ª mão 
06.04.2022 – 19h45 – Montpellier HB x FC Porto, Porto Canal

Patrocinadores Institucionais