EHF Euro 2022 Qualifiers: Portugal afastado do Campeonato da Europa

PUB

Sonho português termina depois da derrota frente à Hungria por 18-30, em Loulé.

7 inicial: Isabel Góis, Mégane Ribeiro, Sandra Santiago, Patrícia Lima, Maria Pereira, Anaïs Gouveia e Bebiana Sabino

Foi Portugal que começou com bola, em Loulé, mas Dóra Hornyák acabou por inaugurar o marcador, depois de um ataque sem sucesso das lusas. Patrícia Lima conquistou um livre de 7 metros que Maria Pereira não foi conseguiu de converter, mas o empate acabou por surgir mais tarde. As portuguesas apresentaram-se com uma defesa consistente a causar muitas dificuldades à primeira linha húngara e Isabel Góis lançou Bebiana Sabino para o empate, com cerca de três minutos jogados. As visitantes voltaram a concretizar através de um contra ataque direto, mas Patrícia Lima retomou a igualdade a 2. Com oito minutos decorridos, Mégane Ribeiro deu a primeira vantagem às portuguesas com o 3-2. A seleção magiar voltou a liderar o marcador através de Nadine Schatzl, que assinou o 3-4, e, depois da igualdade a quatro, Portugal não conseguiu aproveitar a superioridade numérica e acabou por ver a Hungria a chegar aos quatro golos de vantagem (4-8). Anaïs Gouveia quebrou os quase seis minutos sem golos lusos e Soraia Fernandes apontou o 6-8 com cerca de 17 minutos decorridos. As húngaras conseguiram alcançar os cinco golos de vantagem (7-12) e obrigaram José António Silva a dar uso ao seu primeiro time-out com o cronómetro a apontar 24 minutos. Beatriz Sousa voltou inspirada e reduziu por duas vezes, a última delas com o 9-13 que obrigou o técnico húngaro a levar o cartão verde à mesa, com dois minutos por jogar, do qual resultou apenas um golo.

Intervalo: 9-14

Na entrada para o segundo tempo, a seleção magiar conquistou a maior vantagem com o 9-15 de Nadine Schatzl e, mais tarde Bebiana Sabino voltou a reduzir a diferença para cinco. Com 38 minutos decorridos surgiu a nova maior diferença com o 11-18 assinado por Csenge Kuczora. Patrícia Lima reduziu a desvantagem para seis bolas (13-19), mas as húngaras seguiram superiores e chegaram ao 13-21 que obrigou José António Silva a levar o cartão verde à mesa com 43 minutos no cronómetro. O técnico português introduziu o 7×6, num último esforço, mas as portuguesas continuavam com dificuldades em finalizar e as magiares alcançaram os dez golos à maior, através de Csenge Kuczora. Beatriz Sousa quebrou os dez minutos portugueses sem qualquer golo, colocando o resultado em 14-24, com nove minutos por jogar. José António Silva lançou Carmen Figueiredo e Neide Duarte nos últimos minutos da partida. A ponta direita do Madeira SAD apontou o 15-24 e Carmen Figueiredo rematou para o 16-25. Até final, a seleção das quinas não conseguiu contrariar a superioridade da Hungria e acabou por averbar uma derrota por 18-30, que ditou o final do sonho europeu.

As melhores marcadoras lusas foram Joana Resende, Bebiana Sabino e Beatriz Sousa com três golos cada. Pelas húngaras Csenge Kuczora foi a maior artilheira com sete remates certeiros.

No próximo domingo, a equipa liderada por José António Silva ainda tem um duelo no país vizinho, Espanha, a contar para a última jornada do EHF Euro 2022 Qualifiers, onde as lusas querem vingar a derrota caseira pela margem mínima. Poderá acompanhar o jogo em direto no Canal 11, pelas 18h00.

A Palavra do Jogo

A capitã da Seleção Nacional, Bebiana Sabino, afirma que as expectativas eram elevadas e que Portugal acreditava no apuramento, no entanto, realça a importância de vencer o próximo jogo, diante da Espanha: “As expectativas eram elevadas para podermos continuar na corrida pelo apuramento para o euro, que era o nosso grande objetivo. Talvez um objetivo bastante ambicioso, mas que nós acreditávamos que era possível e estamos obviamente muito tristes, muito desiludidas com o resultado e, acima de tudo, com o resultado pesado que tivemos, que não espelha a evolução que nós temos tido ao longo desta época. Portanto, há que analisar e corrigir as coisas que não conseguimos concretizar na preparação do jogo, houve estratégias que tiveram definidas e que nós não conseguimos aplicar. Portanto, temos hoje para repensar esse capítulo, encerrá-lo e agora preparar o jogo com a Espanha, porque a vitória também é importante para pensar no futuro. Em termos de potes de competição, é importante mais esta vitória para o ranking e queremos estar numa próxima competição, num pote mais acima e só assim também poderemos ter outras ambições para estar numa grande competição.”

O técnico português, José António Silva, foca na qualidade do adversário que enfrentaram e na necessidade de melhoria constante, mas realça o empenho das suas atletas: “Tal como tinha antecipado, hoje tivemos um jogo muito difícil perante uma equipa fortíssima. Em consequência disso não conseguimos dar a resposta que tanto desejávamos. Como havia referido antes dos jogos da Eslováquia, temos que resolver muitos problemas para melhorar as nossas performances e mesmo dando passos seguros para evoluir, como entendo que temos dado, ainda não são suficientes para competir de igual para igual com estas equipas.
Sabíamos que para fazer um resultado positivo, teríamos que fazer um jogo perfeito e estivemos longe de o conseguir. Podemos falar de vários aspetos da nossa performance, mas entendo que os mais relevantes para explicar as diferenças que se verificaram hoje são a enorme disparidade do ponto de vista físico e a experiência de jogo a este nível. Como tínhamos à partida consciência destas diferenças, era obrigatório jogar melhor e aproveitar de forma eficaz as ocasiões de que dispusemos, o que nos permitiria discutir o jogo de outra forma.
Temos que trabalhar todos os dias para melhorar o nosso nível de jogo, criando melhores condições para as atletas poderem treinar e jogar. A última palavra vai para as atletas que têm demonstrado grande disponibilidade para cumprir o que lhes é pedido e para fazer sacrifícios em prol da equipa, sendo por isso verdadeiramente exemplares.”

EHF Euro 2022 Qualifiers
Grupo 5
06.10.2021 – 17h00 – Hungria x Portugal, 34:24 (17:15)
10.10.2021 – 17h00 – Portugal x Espanha, 22:23 (11:14)
03.03.2022 – 19h00 – Portugal x Eslováquia, 24:21 (13:10)
06.03.2022 – 14h00 – Eslováquia x Portugal21:23 (14:12)
21.04.2022 – 19h00 – Portugal x Hungria, 18:30 (9:14)
24.04.2022 – 18h00 – Espanha x Portugal, Canal 11

O Women’s EHF Euro 2022 tem início marcado para o dia 4 de novembro de 2022, termina no dia 20 do mesmo mês e decorrerá na Eslovénia, Macedónia do Norte e Montenegro.

GRUPO 5JVEDGOLOSDIFPTS
1.  Hungria  5501142:127158
2. Espanha5401142:128148
3. Portugal5203111 : 129-184
4. Eslováquia5005118 : 139-210

Patrocinadores Institucionais