EHF Euro 2022 Qualifiers: Portugal disputa última jornada em Espanha

PUB

Seleção Nacional A Feminina joga a última jornada, da qualificação europeia, em Irun, no domingo, às 18h00, com transmissão no Canal 11.

As comandadas de José António Silva, que já estão afastadas do Campeonato da Europa de 2022, jogam este domingo o encontro referente à ronda seis, do Grupo 5, contra uma das top-ten mundiais e 4º lugar no Campeonato do Mundo, em 2021.

Las Guerreras, como é apelidada a congénere espanhola, passou por diversos momentos de êxito, entre eles a medalha de bronze, no Mundial do Japão em 2019, desde aí que tem passado por momentos de renovação, nomeadamente com a alteração do Selecionador Nacional, em 2021, assumindo o cargo José Ignácio Prades. Portugal disputou a jornada três, contra esta mesma seleção, e acabou por realizar um encontro fantástico no Municipal de Paredes, perdendo por apenas um golo no final do encontro – as lusas esperam assim conseguir impôr o seu estilo de jogo e aspirar a vitória que escapou em solo lusitano.

José António Silva, Selecionador Nacional, acredita que será um jogo com um elevado grau de complexidade, realçando a importância da preparação para o futuro: “Vamos amanhã cumprir mais um jogo de elevada dificuldade já que vamos defrontar a Espanha, quarta classificada no último mundial, uma seleção que é constituída por jogadoras muito experientes e com grande qualidade. Relativamente ao último jogo, há que realçar a ausência da Sandra Santiago por lesão mas, tal como no passado em que temos sido sempre confrontados com limitações de outras atletas, temos a expectativa de fazer um bom jogo, continuando a fazer a evoluir a equipa. Neste jogo vamos defrontar uma equipa que coloca problemas distintos quando comparados com aqueles que tivemos no jogo com a Hungria, mas esperamos que, apesar de não termos tido tempo para nos preparamos devidamente, consigamos ajustar a nossa forma de jogar a este novo adversário.” – afirmou.

O timoneiro da equipa das Quinas realçou ainda a preparação desta equipa com vista ao futuro e destaca que este será mais um momento para aplicar e consolidar aspetos técnico-táticos: “O mais importante neste momento é continuar a trabalhar com vista ao futuro da equipa, consolidando o nosso modelo de jogo e adquirindo mais experiência internacional em confrontos com adversários deste nível, para que consigamos a evolução que merecemos. Ainda é cedo para fazer um balanço das nossas últimas prestações, mas creio ser justo afirmar que se verifica uma evolução na equipa e temos neste momento identificados diversos aspectos em que necessitamos investir para melhorar a nossa performance.” – terminou.

Patrícia Lima, central da formação lusa, lançou também este encontro, enquadrando o percurso da seleção espanhola, já que a atleta se encontra também ao serviço do CB Atlético Guardés: “É verdade que a Espanha, desde 2012, ou seja, num período de 6/7 anos, só em 2019 conseguiu alcançar as medalhas. Mas agora, no Mundial de 2021, conseguiu o quarto lugar, beneficiando também de serem organizadoras, ou seja, não chegaram às medalhas mas conquistaram um lugar importante; o que demonstra a grande qualidade que têm como seleção. Penso que agora estão cada vez mais a passar por um período de renovação de jogadoras e esse período requer tempo, requer treino, requer que elas estejam muito tempo juntas e por isso acho que, de certa forma, também é um momento bom para nós conseguirmos lutar de igual para igual. A nossa seleção, também tem uma geração muito jovem, apesar de termos algumas pessoas mais velhas – pouco a pouco estamos a progredir – estamos a dar, cada vez mais, um passo em frente no caminho que queremos seguir e acho que resultado disso foi o jogo em casa, que perdemos apenas por um golo. Poderíamos perfeitamente ter ganho ou empatado o jogo, assim, acho que o nosso trabalho pouco a pouco está a ser demostrado dentro das quatro linhas – que acho que é o mais importante – e temos agora uma ótima oportunidade para mostrar, mais uma vez, que queremos estar perto das melhores seleções do mundo e que cada vez estamos mais perto de conseguir igualar os resultados, empatar ou ganhar a qualquer equipa que tenhamos que enfrentar.” – afirmou.

Sobre a chave para vencer esta Seleção, a central das Quinas, realça que a defesa terá um papel preponderante no jogo: “Eu acho que é uma seleção que, como nós, também não tem uma estatura muito grande. Acho que os nossos problemas físicos, não se vão notar tanto como contra algumas seleções do norte da Europa. Por outro lado, são jogadoras muito rápidas, que têm um estilo de jogo montado há muitos, muitos anos. Todas as jogadoras sabem como é que têm que jogar, mesmo que tenham uma jogadora ou outra nova na seleção, elas têm muito presente o papel delas. Acho que temos que apostar por defender muito, muito, muito bem, porque o ponto forte delas é o 1×1, por isso, temos que defender de uma maneira muito dura, muito forte. Para depois, mais tarde, também conseguir contra atacar e tentar fazer o que fazemos sempre, que é jogar a correr, porque nós temos que ser uma seleção igualmente rápida como elas ou mais.” – rematou.

Portugal entra em campo, este domingo, às 18h00, na Artaleku Sport Hall, casa do CB Bidasoa Irun, frente a Espanha, com transmissão no Canal 11.

EHF Euro 2022 Qualifiers
Grupo 5
06.10.2021 – 17h00 – Hungria x Portugal, 34:24 (17:15)
10.10.2021 – 17h00 – Portugal x Espanha, 22:23 (11:14)
03.03.2022 – 19h00 – Portugal x Eslováquia, 24:21 (13:10)
06.03.2022 – 14h00 – Eslováquia x Portugal21:23 (14:12)
21.04.2022 – 19h00 – Portugal x Hungria, 18:30 (9:14)
24.04.2022 – 18h00 – Espanha x Portugal, Canal 11

O Women’s EHF Euro 2022 tem início marcado para o dia 4 de novembro de 2022, termina no dia 20 do mesmo mês e decorrerá na Eslovénia, Macedónia do Norte e Montenegro.

GRUPO 5JVEDGOLOSDIFPTS
1.  Hungria  5501142:127158
2. Espanha5401142:128148
3. Portugal5203111 : 129-184
4. Eslováquia5005118 : 139-210

Patrocinadores Institucionais