EHF Euro 2022 Qualifiers: Portugal enfrenta Hungria em Loulé

PUB

Seleção Nacional A Feminina entra em campo, esta quinta-feira, para embate com a congénere magiar e procura pontuar frente à top-10 mundial.

Comandadas de José António Silva vêm de uma sequência muito positiva de resultados, com duas vitórias frente à Eslováquia, em duelos relativos à terceira e quarta jornadas do apuramento para o Campeonato da Europa de 2022. Portugal disputa uma de duas vagas que dão acesso ao Europeu, juntamente com Hungria, Espanha e Eslováquia, num dos grupos mais disputados desta qualificação, com a turma magiar a somar 6 pontos, em igualdade com Espanha – Portugal segue na terceira posição com 4 pontos – já a Eslováquia está no último lugar com zero pontos.

Para conseguir alcançar uma vaga, a Seleção Nacional terá que pontuar frente às duas Seleções, para depender apenas de si no apuramento, José António Silva, timoneiro desta equipa, reconhece as dificuldades que este grupo apresenta mas reforça a sua crença no trabalho da Seleção Nacional: “Numa primeira análise ao grupo, tínhamos a noção desde início que seria uma tarefa muito difícil já que defrontaríamos duas equipas do top-ten mundial e a Eslováquia com a experiência acumulada do último Mundial. Neste momento estamos em condições de disputar o apuramento sabendo, no entanto, que as condições iniciais se mantêm. Nos próximos dias, vamos defrontar duas equipas fortíssimas que, no último ano e meio, estiveram presentes nos Jogos Olímpicos, no Campeonato do Mundo, e no Campeonato da Europa, pelo que são naturalmente favoritas. No entanto, acreditamos no trabalho que temos desenvolvido e contamos com o empenho e dedicação destas extraordinárias atletas, pelo que estamos convictos que podemos fazer dois bons jogos e confirmar tudo o que temos vindo a fazer de positivo.

Sobre o embate com a Hungria, congénere que foi 10º lugar no Campeonato do Mundo, no final do ano passado, e ainda 10º lugar no Europeu de 2020, o técnico admite que a turma magiar é bastante experiente mas não será isso que irá travar a ambição de Portugal: “No que diz respeito ao jogo com a Hungria, vamos defrontar uma equipa experiente, constituída por jogadoras que na sua maioria jogam na Liga dos Campeões, forte do ponto vista físico e que pratica um andebol rápido e muito duro. A nossa estratégia consistirá, como sempre, em tentar explorar os aspetos menos fortes do nosso adversário e potenciar as virtudes das nossas jogadoras. Vamos encarar este jogo com a ambição e garra que nos caracterizam, procurando a vitória e dessa forma continuar a perseguir o nosso sonho.” – terminou.

Uma das chaves do sucesso da Seleção Nacional tem sido a baliza, com as guarda-redes das Quinas a apresentarem um nível bastante elevado. Jéssica Ferreira, uma das donas da baliza portuguesa, acredita que Portugal está agora melhor preparado para enfrentar a Hungria do que estava no início da época: “O jogo fora contra a Hungria foi o primeiro da qualificação, logo após aquela pré-qualificação no Kosovo e acho que nós ainda não tínhamos a maturidade que, pelo menos para já, temos vindo a ganhar na questão da gestão do resultado. Até porque logo no início da segunda parte, contra a Hungria, nós estávamos na frente, só que depois quebrámos – não tanto fisicamente mas creio que mentalmente – pois não conseguimos gerir o jogo. E quando começámos a perder por dois, três golos, acabámos por deixar a Hungria ampliar o resultado e acho que aqui que vai ser diferente do primeiro jogo, sinceramente, porque a forma como temos encarado cada jogo e a maturidade tem aumentado substancialmente.” A guardiã acredita que Portugal dará tudo para vencer e que a matemática apenas surgirá no final “Nós encaramos este jogo como os dois últimos, que temos que ganhar se quisermos continuar na corrida pelo apuramento – que é o objetivo de todas nós. Mesmo sabendo que é contra a Hungria, que tem um campeonato muito forte, com jogadoras que jogam Ligas dos Campeões, etc. – vamos encarar o jogo como encarámos contra a Eslováquia e claro que queremos ganhar. Por isso, para já, o que temos que fazer é o nosso jogo e o nosso melhor e depois as contas no final.” – rematou a guarda-redes.

Portugal enfrenta a Hungria, esta quinta-feira, em Loulé, no Pavilhão Municipal Professor Joaquim Vairinhos, pelas 19h00, num embate que conta também com transmissão no Canal 11.

Bilhetes para o Portugal – Hungria já à venda

Os bilhetes para o jogo referente à 5ª e penúltima jornada da derradeira fase de Qualificação para para o EHF Euro 2022 já estão à venda e podem ser adquiridos através do site oficial da MEO Blueticket, aqui: https://bit.ly/3NsaQM2.

O palco do duelo entre lusas e húngaras será o Pavilhão Municipal Professor Joaquim Vairinhos, em Loulé, às 19h00 do dia 21 de abril, e terá um preço de 5€.

As acreditações para o jogo com a seleção magiar estão abertas: https://forms.gle/9PhoJgDNx9V3K2E79

EHF Euro 2022 Qualifiers
Grupo 5
06.10.2021 – 17h00 – Hungria x Portugal, 34:24 (17:15)
10.10.2021 – 17h00 – Portugal x Espanha, 22:23 (11:14)
03.03.2022 – 19h00 – Portugal x Eslováquia, 24:21 (13:10)
06.03.2022 – 14h00 – Eslováquia x Portugal21:23 (14:12)
21.04.2022 – 19h00 – Portugal x Hungria, Canal 11
24.04.2022 – 18h00 – Espanha x Portugal, Canal 11

O Women’s EHF Euro 2022 tem início marcado para o dia 4 de novembro de 2022, termina no dia 20 do mesmo mês e decorrerá na Eslovénia, Macedónia do Norte e Montenegro.

GRUPO 5JVEDGOLOSDIFPTS
1. Hungria4301122 : 109136
2. Espanha4301113 : 10856
3. Portugal420293 : 99-64
4. Eslováquia400498 : 110-120

Patrocinadores Institucionais