EHF European League: Equipas portuguesas jogam o tudo ou nada na Europa

PUB

Águias recebem Fenix Toulouse com o objetivo de recuperar quatro golos de desvantagem; Leões partem para a segunda mão com ficha limpa após empate em Lisboa.

O SL Benfica pretende redenção do resultado obtido em França e quer inverter as contas em casa, para isso terá que vencer por cinco golos ou por quatro caso marque mais golos “fora”. A formação encarnada irá encontrar um Fenix Toulouse, onde joga o português Gonçalo Vieira, que não conhece o sabor da derrota desde fevereiro, altura em que perdeu contra o Montpellier HB, de Gilberto Duarte, para a LIQUI Moly Starligue. Desde então a equipa oriunda de Toulouse tem estado num momento muito positivo da época, contando com seis vitórias e apenas dois empates. Na passada terça-feira, apesar da prestação de Petar Djordjic, que com 13 golos foi o melhor marcador do Benfica, também Jef Lettens se fez notar na baliza francesa, com 39% de eficácia, o que acabou por claudicar a esperança de um resultado positivo na primeira mão. Para passar esta eliminatória, o Benfica tem que estar na sua melhor forma e o porta-voz da equipa portuguesa acredita que é possível esta superação.

Em antevisão a esta partida o técnico encarnado, Chema Rodriguez, mostra-se confiante quanto à reviravolta desta eliminatória: “Ganhar fora, na Europa, é sempre complicado. Fizemos uma boa prestação, mas nos últimos 15 minutos da segunda parte complicaram-nos a partida. Os quatro golos de diferença conseguimos superá-los em casa. É a intenção que temos, sobretudo com os nossos adeptos, que estou seguro que vão animar o Pavilhão. Sempre que precisamos estão cá para nos ajudar”

Sporting CP, comandado por Ricardo Costa, segue determinado em passar à próxima fase, apesar de ter à sua frente o todo poderoso SC Magdeburgo, que independentemente de ser líder de um dos melhores campeonatos do mundo, com 46 pontos em 25 jogos, passa agora pela fase mais instável na LIQUI Moly Bundesliga. O Magdeburgo conquistou uma vitória no encontro do fim-de-semana, frente ao Hannover-Burgdorf mas antes disso saiu derrotado frente ao THW Kiel, por 25-30. No plano europeu, o SC Magdeburgo chegou a esta fase sem conhecer o sabor da derrota, o resultado da semana passada frente aos lusos foi apenas o segundo empate concedido pelos alemães (o primeiro foi diante do BM Logroño La Rioja na fase de grupos), por isso, o Sporting terá que lutar com as suas melhores armas para passar aos 1/4 de Final da EHF European League, onde terá que enfrentar o vencedor da eliminatória entre o HBC Nantes, de Alexandre Cavalcanti e Pedro Portela, e o Fuchse Berlin (segundo classificado da liga alemã). No jogo da passa terça-feira, Omar Ingi Magnusson, lateral direito islandês, foi quem mais contribuiu para o empate mas, do lado leonino, os irmãos Costa conseguiram-se superiorizar, contribuindo com 16 golos entre si para que o empate não escapasse de Alvalade. Poderá acompanhar este embate através da Sporting TV, na noite de terça-feira.

Ricardo Costa, timoneiro dos verde e brancos, afirma que os leões entrarão em campo com tudo e que, do outro lado, encontrarão um SC Magdeburg ainda mais forte: “Acima de tudo acreditamos que o SC Magdeburg vai criar mais dificuldades. Penso que esperavam vencer no Pavilhão João Rocha e o facto de terem empatado faz com que entrem para a segunda mão mais agressivos e assertivos. No entanto, o Sporting CP também vai entrar em jogo com toda a alma e crença para sermos felizes. Sabemos que é difícil diante do campeão em título, mas vamos desfrutar”

EHF European League
Last 16 – 1ª mão 
29.03.2022 – 19h45 – Sporting CP x SC Magdeburg, 29:29 (16:13)
29.03.2022 – 19h45 – Fenix Toulouse x SL Benfica, 38:34 (17:20)

Last 16 – 2ª mão
05.04.2022 – 17h45 – SL Benfica x Fenix Toulouse, BTV
05.04.2022 – 19h45 – SC Magdeburg x Sporting CP, Sporting TV

Patrocinadores Institucionais