EHF European League: SL Benfica apura-se para os Quartos de Final

PUB

Encarnados deram a volta à eliminatória, na Luz, e venceram o Fenix Toulouse por 36-30, garantindo assim uma inédita presença na próxima fase da prova.

7 Inicial: Sergey Hernández, Jonas Kallman, Petar Djordjic, Lazar Kukic, Tadej Kljun, Ole Rhamel e Rogério Moraes

O Fenix Toulouse entrou melhor na partida e depois de Nemanja Ilic marcar o 1-3, o jogo tornou-se ainda mais favorável aos gauleses, que alcançaram o 3-7, aos oito minutos, levando Chema Rodriguez a pedir o primeiro time-out. Sergey Hernández cresceu na partida e ia ajudando a sua equipa a manter-se na luta por um resultado positivo, que foi correspondendo no ataque e, em cima dos 14 minutos, conseguiu reduzir de novo até à margem mínima (8-9), pela mão do atirador de serviço Petar Djordjic. A equipa francesa continuava a encontrar espaços na defensiva encarnada e voltou a chegar aos três golos de vantagem (9-12), aproveitando também alguns ataques perdidos por parte do SL Benfica. No entanto, motivado pelo forte apoio nas bancadas da Luz, o emblema encarnado voltou à carga e teve a destreza necessária para alcançar o empate, a 13 golos, já dentro dos cinco minutos finais da primeira parte, por Rogerio Moraes. Um dos fatores que contribuiu para o crescimento ofensivo do SL Benfica foi a – já habitual – aposta de Chema Rodriguez num sistema com dois pivôs em simultâneo e apenas dois elementos na primeira linha. Aos 27 minutos, Jonas Kallman assinou o 14-13 e colocou a equipa lusa na dianteira pela primeira vez no encontro. Numa reta final feliz para o SL Benfica, Sergey Hernandez travou a última investida dos franceses e Bélone Moreira, perspicaz, percebeu a ausência de guarda-redes na baliza contrária e fez o 17-15, em cima da buzina para o descanso.

Intervalo: 17-15

A segunda parte começou tal como terminou a primeira, com Sergey Hernandez a fazer explodir o pavilhão e com o SL Benfica a chegar, primeiro, ao 18-15 – na primeira vantagem encarnada de três golos – e mais tarde, ao 20-16, uma marca simbólica que ditava o anular dos quatro golos de desvantagem trazidos de França. O momento mais alto na capital aconteceu aos 39 minutos, quando Petar Djordjic fez o 22-17, chegando a uns inéditos cinco golos à maior e atirava a responsabilidade e a pressão para o adversário, uma vez que este resultado colocava o SL Benfica na próxima fase da prova. A partir desse momento, o clube da Luz começou a gerir o jogo de forma diferente, com mais calma e ponderação no ataque, enquanto que o Fenix Toulouse conseguia responder através de golos em transição muito rápidos (27-21) mas a apresentar poucas soluções ofensivas, face à boa coesão defensiva encarnada. A sete minutos do fim, a turma portuguesa continuava a liderar por seis golos de vantagem (31-25) e começava a acreditar-se num desfecho feliz, e foi mesmo isso que aconteceu, depois de uma ponta final sólida e confiante da equipa encarnada. A vitória ficou fechada em 36-30, com destaque para os expressivos 14 golos apontados pelo lateral Petar Djordjic.

Top Player: Sergey Hernández – 16 defesas – 36% de eficácia

Nos Quartos de Final da EHF European League, os encarnados vão encontrar os eslovenos do RK Gorenje Velenje que ultrapassaram os gauleses do USAM Nimes após um resultado acumulado de 59-57.

Os portugueses Alexandre Cavalcanti e Pedro Portela carimbaram igualmente presença na próxima fase da competição, com as cores do HBC Nantes, ao ultrapassar o Füchse Berlin com duas vitórias, 25-24 e 33-30, onde vão encontrar o SC Magdeburg que, por sua vez, deixou pelo caminho o Sporting CP.

EHF European League
Last 16 – 1ª mão 
29.03.2022 – 19h45 – Fenix Toulouse x SL Benfica, 38:34 (17:20)

Last 16 – 2ª mão
05.04.2022 – 17h45 – SL Benfica x Fenix Toulouse, 36:30 (17:15)

Patrocinadores Institucionais