EHF European League: SL Benfica viaja com sete golos de vantagem

PUB

Encarnados entraram determinados no segundo tempo e reverteram os dois golos de desvantagem para uma liderança que os coloca mais perto de conquistar a primeira presença na Final 4 da EHF European League.

7 inicial: Ole Rahmel, Demis Grigoras, Lazar Kukic, Petar Djordjic, Mahamadou Keita, Alexis Borges e Gustavo Capdeville

Demis Grigoras abriu o ativo no Pavilhão da Luz, perto dos dois minutos de jogo, mas os eslovenos responderam em dobro e Ibrahim Haseljic deu a primeira vantagem aos visitantes. Os encarnados voltaram a empatar, com Petar Djordjic a assistir Alexis Borges por duas ocasiões, primeiro a dois e, mais tarde, a três. No entanto, as dificuldades ofensivas começaram a surgir, com o SL Benfica a procurar as relações com a segunda linha mas o 6:0 do RK Gorenje Velenje ia causando problemas aos benfiquistas, que ultrapassaram praticamente cinco minutos sem conseguir finalizar e, do outro lado, os visitantes ultrapassaram as redes portuguesas por quatro vezes, obrigando Chema Rodriguez a utilizar o seu primeiro time out perto dos nove minutos de jogo. O primeiro ataque pós tempo técnico não correu de feição, mas Gustavo Capdeville disse presente e lançou os encarnados para novo ataque, finalizado por Lazar Kukic (5-7). Iniciou um momento de recuperação para os homens da casa, com Ole Rahmel a estrear-se a marcar e a reduzir o marcador para a margem mínima sensivelmente a meio do primeiro tempo.

No entanto, o RK Gorenje Velenje voltou a conquistar os três golos de vantagem, com Matica Verdinek a finalizar em contra ataque direto (7-10). Os laterais, Demis Grigoras e Petar Djordjic, voltaram a fazer das suas e colocaram o 10-11 no marcador. Com dupla superioridade numérica, o SL Benfica conseguiu regressar à liderança do marcador, com Paulo Moreno a assinar o 12-11 com o cronómetro a contar 23 minutos. O técnico esloveno não hesitou em parar o cronómetro para chamar os seus atletas e o jogo seguiu com maior equilíbrio, com os visitantes a aproveitar as transições ofensivas para finalizarem na primeira vaga do ataque. Na reta final da primeira parte, o RK Gorenje Velenje concretizou um parcial de 0-3, voltando a conquistar dois golos à maior.

Intervalo: 16-18

Petar Djordjic entrou a marcar e o empate acabou por surgir, a 19, pela mão de Demis Grigoras. Com 35 minutos decorridos, Alexis Borges viu a terceira exclusão de dois minutos, e consequente cartão vermelho, mas apesar dessa adversidade, os encarnados regressaram à liderança por Mahamadou Keita a finalizar o 22-21. Os benfiquistas continuavam a ter dificuldades em parar a transição eslovena, que após sofrer golo rapidamente conseguia finalizar na baliza, agora defendida por Sergey Hernandez. Os dois golos sem resposta acabaram por surgir e, pela primeira vez, os encarnados conquistaram uma vantagem de duas bolas com Petar Djordjic a finalizar um livre de 7 metros, conquistado por Lazar Kukic, 26-24 com 41 minutos decorridos. Os homens de Chema Rodriguez cresceram com a maior vantagem conquistada e alargaram-na, até às quatro bolas (28-24), obrigando o treinador visitante a solicitar um time out para tentar quebrar o bom momento defensivo encarnado.

A superioridade seguiu benfiquista e Paulo Moreno assinou o 30-24 quando já se contavam oito minutos sem qualquer golo do RK Gorenje Velenje, até que Enej Jovicic reduziu para cinco bolas de diferença. Os benfiquistas concretizaram novo parcial positivo, desta feita três golos contra zero, refletido numa vantagem de oito bolas, 35-27. O treinador esloveno usou o seu último trunfo, com vista a tentar reduzir ao máximo a desvantagem – já a pensar no encontro da 2ª mão – e levou Ibrahim Haseljic a reduzir. Foi o ponta direita dos visitantes quem fechou o resultado em 36-29.

O melhor marcador do encontro foi, como vem sendo habitual nos jogos da EHF European League, Petar Djordjic com nove golos e, pelo RK Gorenje Velenje foi Ibrahim Haseljic com seis.

Top Player: Lazar Kukic – 8 golos

Com esta vitória, os encarnados seguem para a segunda mão com sete golos à maior, depois de sair para os balneários atrás do resultado por duas bolas. A viagem para a Eslovénia é já na próxima semana, onde o SL Benfica jogará, terça feira, às 17h45 na Rdeca Dvorana.

EHF European League
Quartos de Final
1ª mão 
26.04.2022 – 19h45 – SL Benfica x RK Gorenje Velenje, 36:29 (16:18)
2ª mão 
03.05.2022 – 17h45 – RK Gorenje Velenje x SL Benfica, BTV

Patrocinadores Institucionais