Play-Off Mundial 2023: 120 minutos para garantir um lugar no Campeonato do Mundo

PUB

Arena de Portimão recebe a primeira mão do apuramento para o Mundial, frente à congénere neerlandesa, esta quinta-feira, às 19h00.

Os Países Baixos são uma equipa que tem fluidez no ataque, procurando bastante os duelos diretos e o ataque rápido, o que acabou por causar bastantes dificuldades a Portugal, no último encontro, em janeiro passado, relativo à fase de grupos do EHF Euro 2022. Os Heróis do Mar, com oportunidade para passar ao Main Round, acabaram por desperdiçar a ocasião, mas pretendem agora reescrever a história e garantir o triunfo nos primeiros 60 minutos deste play-off.

Rui Silva, cérebro dos Heróis do Mar, acredita que Portugal está num momento bastante diferente e que conseguirá ultrapassar este adversário já na quinta-feira: “Acho que não estivemos no nosso melhor, por isso, acredito que quinta-feira vamos fazer um jogo superior, tanto a nível defensivo como a nível ofensivo. Também o facto de termos neste momento tanto o Belóne Moreira como o Francisco Costa ajudam bastante no ataque porque no Europeu acabámos por adaptar jogar com o Fábio Magalhães e com o Miguel Martins no lado direito. Por isso acredito que vamos estar num nível superior àquele que tivemos no Europeu.” – destacou.

Também Gilberto Duarte, lateral esquerdo da equipa das Quinas, partilha da mesma opinião: “Portugal irá estar melhor até porque agora temos mais tempo para preparar este jogo, focados num só adversário. Temos a noção que será um jogo em que será necessário correr muito mas temos atletas capazes de igualar essa velocidade trazida pelos Países Baixos mas estamos preparados.” – assinalou o atleta algarvio que jogará em “casa” neste apuramento. Sobre as ausências de André Gomes, Alexandre Cavalcanti, Daymaro Salina e Salvador Salvador, Gilberto acredita que “existe um grande leque de atletas disponíveis para representar Portugal e com capacidade para colmatar essas ausências.” – terminou.

O central assume ainda a responsabilidade de estar no Mundial: “Tivemos a sorte de, em 2020, não termos tido essa qualificação, mas faz parte. Partimos para este jogo 50/50, com duas seleções num bom momento, nós acabámos por fazer com a Suíça um bom play-off, por isso, aparecemos aqui fortes e com vontade de estar presentes no Campeonato do Mundo” – afirmou.

The Flying Dutchman

Luc Steins é uma das estrelas dos Países Baixos, o central do Paris Saint Germain, equipa gaulesa que já se encontra apurada para os 1/4 de Final da Liga dos Campeões e é, ainda, líder da LIQUI MOLY Starligue. Luc Steins conta com 1,72m de puro talento, é um quebra cabeças no plano atacante, com excelente tomada de decisão e imprevisibilidade nos duelos 1×1.

O capitão da Seleção Nacional – também ele um exímio organizador de jogo- abordou a importância do central neerlandês de 27 anos na equipa, enaltecendo as qualidades do mesmo, mas garantindo que Portugal estará melhor para solucionar os problemas que ele irá colocar: “A verdade é que ele é um grande jogador e acreditamos que a maioria no jogo vai passar por ele, vai na mesma conseguir fazer as coisas que sabe fazer muito bem, mas também acredito que vamos estar mais compactos na defesa e que vai encontrar mais dificuldades do que aquelas que encontrou no Europeu.” – terminou.

Também Kay Smits, lateral direito do SC Magdeburgo, equipa alemã que deixou o Sporting CP pelo caminho na EHF European League e que irá enfrentar agora o HBC Nantes de Alexandre Cavalcanti e Pedro Portela, nos Quartos de Final, é um dos indispensáveis do todo-poderoso germânico, atual líder da LIQUI Moly Bundesliga. No plano internacional, Kay Smits foi uma das figuras de destaque do EHF Euro 2022, sendo o quarto melhor marcador, com 45 golos em cinco jogos, oito dos quais frente a Portugal.

Já o guarda-redes, Bart Ravensbergen, apesar de jogar na 2. Handball-Bundesliga, acabou por ser uma dor de cabeça para o ataque lusitano, com 30% de eficácia.

A primeira mão deste Play-Off acontece em Portimão, naquela que será a ‘fortaleza’ dos lusos na luta por um lugar no Mundial de 2023, que acontecerá na Polónia e Suécia, entre 12 e 29 de janeiro. Já o segundo encontro, terá lugar no próximo domingo, em Eindhoven, nos Países Baixos, o qual poderá acompanhar na RTP2.

Bilhetes para o Portugal – Países Baixos à venda

A venda de bilhetes será efetuada exclusivamente online, através da Bilheteira Online, com o custo unitário de 10€.

As acreditações para o jogo já estão abertas: https://forms.gle/F416KXjaDrAmi7Ld9

Play-Off IHF World Championsip 2023
14.04.2022 – 19h00 – Portugal x Países Baixos, RTP2
17.04.2022 – 13h00 – Países Baixos x Portugal, RTP2

IHF World Championship 2023 tem início marcado para o dia 12 de janeiro de 2023, terminando no dia 29 do mesmo mês e decorrerá na Polónia e Suécia.

Patrocinadores Institucionais