Play-Off Mundial 2023: Anunciada convocatória para duplo embate com os Países Baixos

PUB

Paulo Pereira divulgou, esta segunda-feira, a lista de convocados para os próximos dois embates frente à congénere neerlandesa.

Poucos meses passaram desde o último embate entre Portugal e Países Baixos, que teve lugar no MVM Dome, na Hungria, e fechou a participação dos lusos na edição de 2022, do Campeonato da Europa. Os Heróis do Mar estão agora determinados em alterar o desfecho de janeiro passado e sabem que, para garantirem uma vaga no Campeonato do Mundo de 2023, terão que ultrapassar este adversário.

Paulo Pereira, Selecionador Nacional, abordou a ambição dos Heróis do Mar para este embate: “Estamos muito motivados para vencer os Países Baixos – para superarmos esta dificuldade temos que encontrar o ponto ótimo de motivação/excitação – temos que estar equilibradamente motivados. E o mundo muitas vezes é pouco e o pouco também. Portanto, cabe-nos a nós, nos próximos dias, encontrar esse ponto ideal de motivação/excitação, porque sei que todos estão muito motivados e todos acham que vamos ganhar e isso por vezes é perigoso. Nós temos que pensar assim, mas ao mesmo tempo temos que regular em termos mentais os nossos comportamentos para que depois façamos aquilo que queremos fazer e não outra coisa.” – terminou.

A Seleção Nacional entra em campo esta quinta-feira, para os primeiros 60 minutos frente aos Países Baixos, na Portimão Arena, às 19h00 e que conta também com transmissão na RTP2. A venda de bilhetes será efetuada exclusivamente online, através da Bilheteira Online, com o custo unitário de 10€.

Os Países Baixos contam com um coletivo com bastante entrosamento, no entanto, as suas armas são essencialmente três, Luc Steins, central do Paris Saint Germain, Kay Smits, lateral do SC Magdeburgo e ainda, Bart Ravensbergen, guardião do HSG Nordhorn-Lingen. O central holandês conta com uma qualidade ímpar na organização de jogo, já Kay Smits é bastante explosivo no ataque, sendo por diversas ocasiões o melhor marcador da equipa neerlandesa e também um dos melhores marcadores do EHF Euro 2022. Também o guarda-redes, Bart, apesar de jogar na 2. Handball-Bundesliga, acabou por ser uma dor de cabeça para o ataque lusitano, com 30% de eficácia. Mas o coletivo neerlandês contribuiu para que a sua equipa chegasse ao Main Round do EHF Euro 2022, deixando Portugal e Hungria pelo caminho.

A primeira mão deste Play-Off acontece no Algarve, mais precisamente em Portimão, naquela que será a ‘fortaleza’ dos lusos na luta por um lugar no Mundial de 2023, que acontecerá na Polónia e Suécia, entre 12 e 29 de janeiro. Já o segundo encontro, terá lugar no próximo domingo, em Eindhoven, nos Países Baixos, o qual poderá acompanhar na RTP2.

Convocatória Play-Off IHF World Championship 2023 – Seleção Nacional A Masculina – 11/04/2022 a 17/04/2022

Costa Brothers

O Selecionador Nacional chamou Martim e Francisco Costa aos trabalhos dos Heróis do Mar, filhos de Ricardo Costa, antigo internacional português e treinador do Sporting CP, que têm realizado uma época de grande nível nas competições internas e europeias, apenas marcada negativamente pelo afastamento precoce dos leões da EHF European League. Martim Costa, lateral esquerdo e Francisco Costa, lateral direito, têm feito as delícias dos adeptos da modalidade, com diversas combinações e ainda com o contributo de grande parte dos golos da turma verde e branca. Os dois atletas estão, por norma, integrados nos trabalhos da Seleção Nacional sub-20, que receberá o Campeonato da Europa do escalão, mas desta vez foram chamados a dar o seu contributo à Seleção Principal.

O timoneiro da Seleção Nacional abordou ainda a convocatória de ambos “O Martim já estava convocado, inicialmente, porque não estará André Gomes e ele tem coisas excelentes, parecidas com aquilo que o André dá à nossa equipa. O caso do Francisco, é um pouco diferente, porque o plano seria integrá-lo mais tarde, mas tendo em conta que o Alexandre Cavalcanti também não entrou na convocatória, nem o Salvador Salvador, acabámos por alterar um pouco o plano e isso abriu um espaço para o ‘Kiko’, que é um jogador excecional e com grande potencial evolutivo. Foi chamando cada vez mais a atenção e daí ele estar também connosco.”

Destaque ainda para a inserção de Gabriel Cavalcanti no estágio da Seleção Nacional A Masculina, entre os dias 11 e 13 de abril, atleta habitual na Seleção Nacional sub-20, que também jogará o Campeonato da Europa em Portugal no verão e irmão de Alexandre Cavalcanti, que se encontra lesionado. André Gomes, lateral do MT Melsungen, também se encontra a recuperar de lesão após ter fraturado a mão, no primeiro encontro com a Suíça; já Daymaro Salina ficará de fora da convocatória devido a paternidade.

Bilhetes para o Portugal – Países Baixos à venda

A venda de bilhetes será efetuada exclusivamente online, através da Bilheteira Online, com o custo unitário de 10€.

As acreditações para o jogo já estão abertas: https://forms.gle/F416KXjaDrAmi7Ld9

Play-Off IHF World Championsip 2023
14.04.2022 – 19h00 – Portugal x Países Baixos, RTP2
17.04.2022 – 13h00 – Países Baixos x Portugal, RTP2

IHF World Championship 2023 tem início marcado para o dia 12 de janeiro de 2023, terminando no dia 29 do mesmo mês e decorrerá na Polónia e Suécia.

Patrocinadores Institucionais