Play-Off Mundial 2023: Portugal tem agora 60 minutos para refazer a história

PUB

Heróis do Mar saíram derrotados frente aos Países Baixos, por 30-33, na primeira mão do Play-Off do Campeonato do Mundo.

7 Inicial: Gustavo Capdeville, Leonel Fernandes, Fábio Magalhães, Rui Silva, Victor Iturriza, Bélone Moreira e António Areia

A Arena de Portimão recebeu o primeiro embate dos Heróis do Mar frente aos Países Baixos, que pode dar acesso ao Campeonato do Mundo de 2023. Foi com casa praticamente cheia que Portugal entrou em campo para ajustar contas com a congénere neerlandesa, após resultado desfavorável no EHF Euro de 2022, em janeiro passado.

Portugal começou por marcar pela mão de Victor Iturriza mas, na resposta, Dani Baijens acabou por equalizar o encontro. O pivô voltou a mostrar inspiração após um passe de Bélone Moreira e acabou por colocar o marcador em 2-1; os Países Baixos acabaram por voltar a mostrar a sua qualidade e a igualdade foi reposta. Com, praticamente, cinco minutos volvidos Portugal acabou por falhar no ataque mas um roubo de bola pelo atleta da casa, Gilberto Duarte, resultou em nova superioridade lusa, rapidamente desfeita pelos neelandeses. À quarta foi de vez e Bart Ravensbergen acabou por negar o golo a Victor Iturriza no ataque seguinte, ajudando a sua equipa a colocar-se na frente do marcador, pela primeira vez em todo o encontro (3-4). O capitão da Seleção Nacional acabou por mostrar os seus argumentos mas o ataque dos Países Baixos continuava sem vacilar. Quando o marcador assinalava 5-5, foi a vez de Gustavo Capdeville levantar um muro na baliza lusa, mas na ressaca Leonel Fernandes acabou por não conseguir colocar Portugal na frente. Com ataques falhados de parte-a-parte, aos 11 minutos, o encontro seguia empatado a cinco golos, apesar de múltiplas tentativas de parte a parte, até que os Países Baixos conquistaram dois golos de vantagem à passagem dos 15 minutos (7-9). Victor Iturriza voltou a ser o suspeito do costume e Gustavo Capdeville deu a oportunidade aos Heróis do Mar de voltarem a equilibrar a nove golos, mais uma vez com assinatura do luso cubano (9-9). Os neelandeses voltaram a conquistar dois golos de vantagem, com 10-12, reduzidos pela mão de Miguel Martins mas e equipa de Elingur Richardsson acabou por se manter no comando por dois. Apesar da vantagem, Manuel Gaspar acabou por travar o ataque holandês e na conversão de um livre de 7 metros, António Areia mostrou-se letal, reduzindo para a margem mínima (12-13), no entanto, os Países Baixos voltaram a ampliar para darem lugar a nova redução do ponta direita. No último minuto, Portugal conseguiu empatar o encontro, a 16 golos, após remate falhado do adversário, levando o mesmo a pedir time-out mas, os holandesese acabaram mesmo por sair para o descanso em vantagem pela margem mínima.

Intervalo: 16-17

Na entrada para o segundo tempo, novamente, Victor Iturriza voltou a deixar tudo empatado, por duas ocasiões, a última a 18 golos mas Kay Smits recolocaria os Países Baixos em vantagem. Fábio Magalhães, o mais internacional português ao serviço da Seleção Nacional, voltou a dar o empate e na estreia, Francisco Costa, acabou por dar a liderança aos Heróis do Mar, a 20-19. Com um parcial de dois golos, voltou tudo à estaca zero, com a equipa de Elingur Richardsson a passar para o comando a 20-21, desfeito por Pedro Portela, na conversão de um livre de 7 metros. Gilberto Duarte acabou por dar a liderança, novamente, aos Heróis do Mar, mas Kay Smits não vacilou na marcação do castigo máximo e o jogo manteve-se em igualdade. Um momento menos bom de Portugal acabou por permitir ao adversário que ampliasse a vantagem para quatro golos, com o marcador a assinalar 23-27, reduzidos pela mão de Miguel Martins e de Pedro Portela. Gustavo Capdeville negou o golo ao lateral neerlandês e, na resposta, Fábio Magalhães reduziu para um golo, quando faltavam 10 minutos para jogar (28-29). O jogo manteve-se por um golo, com momentos bastante emocionantes, até que o timoneiro da equipa neerlandesa levou o cartão verde à mesa a, praticamente cinco minutos do final, altura em que Leonel Fernandes, em combinação com Miguel Martins empata o jogo a 30 golos. Mas, na reta final do encontro, Portugal acaba por sofrer dois golos e os Países Baixos retornam à liderança, forçando Paulo Pereira a pedir time-out. No fecho, os Heróis do Mar não foram capazes de refazer as contas e acabaram por averbar uma derrota na primeira mão, do Play-Off para o Campeonato do Mundo de 2023.

Miguel Martins, distinguido como MVP da partida, destacou o que na sua opinião correu melhor e pior neste encontro e prevê uma vitória lusa nos Países Baixos: “Acho que o pior de tudo foi mesmo a nossa defesa, não conseguimos defender bem os duelos de um para um. Tínhamos sempre de dar ajuda, eles davam o próximo passo e conseguiam ter situações claras. No ataque, acho que fomos cumprindo. Marcar 30 golos acho que é bom, apesar que tivemos algumas falhas e este jogo decidiu-se nos detalhes. Portanto, nada está perdido e acho que podemos ir aos Países Baixos vencer por quatro e passar.”

Paulo Jorge Pereira destacou a velocidade dos neerlandeses, que já não era novidade para Portugal: “Tivemos aqui uma seleção dos Países Baixos altamente competente na transição ofensiva, no contra-ataque. Nós sabíamos que isso ia acontecer e, em alguns momentos, conseguimos ser eficazes na recuperação defensiva, mas, na maior parte das vezes, tivemos muitas dificuldades.
Estamos com a necessidade de fazer quase sempre duas trocas defensivas, para também mantermos a defesa posicional e a eficácia, mas às vezes temos uma coisa e às vezes não temos outra. Mesmo assim foi um jogo equilibrado, podíamos ter tido um resultado um bocadinho melhor do que este.”

O selecionador acrescenta que “isto ainda não acabou” e os portugueses vão aos Países Baixos a acreditar na passagem ao Mundial: “Eles não nos surpreenderam em nada, mas agora é começar a pensar voltar outra vez a este tema da recuperação defensiva, para podermos ser mais competitivos lá. Isto ainda não acabou, são dois jogos e temos de continuar a acreditar que vamos estar no próximo Mundial.”

A segunda mão, deste Play-Off, terá lugar no próximo domingo, em Eindhoven, nos Países Baixos, o qual poderá acompanhar na RTP2.

Play-Off IHF World Championsip 2023
14.04.2022 – 19h00 – Portugal x Países Baixos, 30:33 (16:17)
17.04.2022 – 13h00 – Países Baixos x Portugal, RTP2

IHF World Championship 2023 tem início marcado para o dia 12 de janeiro de 2023, terminando no dia 29 do mesmo mês e decorrerá na Polónia e Suécia.

Patrocinadores Institucionais