Seleção Nacional Sub-20 Masculina: Portugal termina Garci Nations Cup na segunda posição

PUB

Húngaros travam portugueses e conquistam o primeiro lugar do Garci Nations Cup depois de uma entrada forte.

A seleção húngara entrou a todo o gás na última partida do Garci Nations Cup, alcançando um parcial de três golos com menos de dois minutos decorridos, obrigando Carlos Martingo a utilizar o seu primeiro time-out numa fase precoce da partida. Tiago Teixeira apontou o primeiro golo português, com cerca de quatro minutos volvidos. No entanto, a Hungria seguia superior e chegou aos cinco golos de vantagem, 2-7, por Péter Lukács, na conversão de um livre de 7 metros. A seleção das Quinas foi reagindo e André Sousa aproximou o resultado a 5-8, perto dos 15 minutos. Mas uma resposta contundente por parte dos húngaros, traduziu-se na maior vantagem até então, 5-11, com o último golo assinado por Tamás Papp. Os sete golos de diferença surgiram com o 7-14 de Péter Lukács mas nova reação lusa, com um parcial de 3-1, levou o resultado a cinco golos de diferença na recolha para os balneários.

Intervalo: 10-15

Na segunda parte, os húngaros voltaram a ser os primeiros a marcar mas o jogo retomou num sentido de toada e resposta, com golos de parte-a-parte. Até que os visitantes voltaram às sete bolas de vantagem, com o 13-20 de Péter Lukács. Pedro Oliveira devolveu a diferença de cinco, 16-21, mas nova investida húngara levou o resultado para 17-25, assinado por Bence Krakovszki. Depois da maior diferença surgiu a melhor reação portuguesa, com recurso ao 7×6, os lusos foram reduzindo a distância no marcador. À entrada dos últimos cinco minutos, o técnico húngaro utilizou um time out depois de ver Pedro Oliveira a assinar o 24-28. Os visitantes voltaram a responder e acabaram por vencer por 27-31.

André Sousa e Péter Lukács dividiram o título de melhores marcadores da partida, com sete golos cada.

Com este resultado a Hungria conquistou o primeiro lugar do Garci Nations Cup, com duas vitórias, Portugal ficou em segundo, uma vitória e uma derrota, e os Países Baixos ficaram na terceira posição, depois de consentirem duas derrotas.

Carlos Martingo destaca a má entrada na partida que permitiu a Hungria distanciar-se no marcador, mas afirma o bom desempenho defensivo, na fase organizada: “A entrada não foi boa hoje, entrámos algo desconcentrados, fazendo falhas técnicas não forçadas. A Hungria aproveita todos os erros que nós cometemos, porque são uma excelente equipa, já sabíamos do valor deles e eles foram aproveitando os nossos erros em transições rápidas. A nossa defesa organizada não comprometeu, acho que até estivemos a um bom nível. A nível de ataque, penso que hoje, contrariamente ao normal, tivemos mais problemas e perdemos algumas bolas fáceis que permitiram transições à Hungria, o que lhes permitiu distanciar no marcador e ter sempre o controlo do jogo. Nós andámos a correr sempre atrás do marcador e a vitória da Hungria é justa.”

O técnico aproveitou para utilizar o 7×6 e afirma que a equipa, mesmo com algumas alterações, tem tido sucesso ao utilizar a este recurso tático: “Aproveitámos também para experimentar outras coisas, nomeadamente o 7×6, que é um modo de jogo que nós também já utilizámos no Europeu do ano passado com sucesso, embora tivéssemos que testar com jogadores diferentes do que habitualmente fazemos. E acho que correu bem, permitiu-nos marcar alguns golos fáceis.”

Como balanço geral, Carlos Martingo está satisfeito com o empenho e comportamento do grupo destacando boas perspetivas para o verão de 2022: “Foi uma semana muito boa de trabalho onde tivemos sete sessões de treino e quatro jogos – dois oficiais e dois de treino – o balanço é extremamente positivo, embora tivéssemos que trocar um jogador. Mas correu tudo bem, o empenho e o comportamento foram impecáveis. Portanto, as perspetivas para julho são muito boas e animadoras.”

Para consultar o Boletim de Jogo basta clicar no resultado do encontro pretendido.

Resultados:
Garci Nations Cup
14.04.2022 – 15h00 – Países Baixos x Hungria, 24:35 (14:16)
15.04.2022 – 20h00 – Países Baixos x Portugal, 27:28 (13:16)
16.04.2022 – 10h00 – Portugal x Hungria, 27:31 (10:15)

Patrocinadores Institucionais