Seleção Nacional Sub-20 Masculina: Portugal vence Países Baixos

PUB

Seleção das Quinas estreou-se no Garci Nations Cup a vencer, por 27-28, a congénere neerlandesa.

Bernardo Pegas inaugurou o marcador, no jogo de estreia de Portugal no Garci Nations Cup 2022, mas os holandeses não tardaram a igualar e a responder às investidas lusas, chegando à liderança por Jonathan Bromet (2-1). O jogo seguiu num ritmo de parada e resposta, com os sucessivos empates a marcarem a toada da partida. Após a igualdade a sete assinada por Gabriel Cavalcanti, o técnico dos Países Baixos parou a partida, com o relógio a contar 12 minutos, mas Portugal saiu por cima e voltou a agarrar a liderança do marcador, embora por diferenças mínimas. Mais tarde, André Sousa acabaria por dar a primeira vantagem de dois golos, com 25 minutos decorridos, a 12-14, no entanto, até ao intervalo, a Seleção das Quinas conseguiu ampliar para três.

Intervalo: 13-16

Niko Blaauw reduziu para os Países Baixos, nos primeiros instantes da segunda parte, mas Portugal voltou a assumir-se líder do encontro, e João Gomes aumentou a vantagem com o 17-22. Nem por isso os neerlandeses abrandavam o ritmo e reduziram a desvantagem para apenas dois, tirando proveito de uma superioridade numérica, Luuk Santing apontou o 21-23 perante a baliza vazia. Carlos Martingo utilizou um tempo técnico dentro dos últimos dez minutos, tentando quebrar a fase crescente do adversário. Mas Jelte Hiemstra voltou a colocar tudo empatado a 25 mas os lusos mantiveram a superioridade na partida e não deixaram que o resultado fosse favorável aos Países Baixos, acabando por vencer pela margem mínima, carimbada por Guilherme Tavares a 27-28.

Carlos Martingo destaca a gestão da equipa, refere que foi um bom teste para observar os jogadores em momentos complicados de jogo: “Foi um jogo com bom ritmo, em que aproveitámos para dar minutos a toda a gente. Fizemos uma rotação equilibrada de minutos por todos os jogadores e penso que, embora não tenhamos feito uma entrada perfeita, fizemos uma boa entrada no jogo. Passámos para a frente só por volta dos 15 minutos e, a partir daí, penso que nunca perdemos o controlo do jogo, embora, já perto do final, eles tenham conseguido empatar. De de qualquer maneira julgo que a nossa vitória é inteiramente justa e foi um bom ensaio e uma boa oportunidade para observar os jogadores em momentos complicados de jogo. Penso que tivemos uma boa resposta.

No primeiro jogo do torneio, disputado na quinta-feira, a Hungria defrontou e venceu os Países Baixos por 24-35. Luckács Péter foi o melhor marcador da partida, com dez golos. Sábado, pelas 10h00 Portugal e Hungria medem forças no último duelo do Garci Nations Cup.

Para consultar o Boletim de Jogo basta clicar no resultado do encontro pretendido.

Calendário e Resultados:
Garci Nations Cup
14.04.2022 – 15h00 – Países Baixos x Hungria, 24:35 (14:16)
15.04.2022 – 20h00 – Países Baixos x Portugal, 27:28 (13:16)
16.04.2022 – 10h00 – Portugal x Hungria



Patrocinadores Institucionais