Taça de Portugal Masculina: Final 4 com clássico nas meias-finais

PUB

Decorreu esta manhã, no Terminal dos Cruzeiros em Matosinhos, o sorteio da Final 4 da Prova Rainha que ditou um clássico entre Sporting CP e SL Benfica; Madeira SAD irá disputar a segunda meia-final com FC Porto.

O Sorteio contou com a presença de Augusto Silva, Vice-Presidente da Federação de Andebol de Portugal, Vasco Pinho, Vereador do Desporto da Câmara Municipal de Matosinhos e ainda diversos representantes dos clubes que marcam presença na Final 4 da Taça de Portugal Masculina – FC Porto, Madeira SAD, SL Benfica e Sporting CP.

Augusto Silva, Vice Presidente da Federação de Andebol de Portugal, abriu o evento agradecendo à Câmara Municipal de Matosinhos: “Estamos aqui, hoje, para realizar um sorteio de uma prova emblemática, numa cidade também emblemática. Graças ao esforço da Câmara Municipal de Matosinhos o andebol tem vivido momentos muito importantes aqui, nomeadamente a nossa Seleção, temos o andebol com uma capacidade fantástica em Matosinhos e esta será uma das sedes do Campeonato da Europa de Sub-20 Masculinos. Deste modo, não poderíamos ficar indiferentes à amizade que caracteriza a relação entre as duas instituições e a nossa forma de agradecimento foi colocar aqui uma prova de destaque no panorama nacional, como é a Final 4 da Taça de Portugal Masculina. Estão aqui quatro grandes equipas e temos o caminho aberto para que se realize um grande espetáculo de andebol entre 11 e 12 de junho.” – terminou o dirigente do organismo máximo do andebol nacional.

Vasco Pinho, Vereador do Desporto da Câmara Municipal de Matosinhos, deixou também as suas palavras: “É para nós um gosto receber aqui esta Final 4 da Taça de Portugal, é muito importante receber aqui estes eventos em Matosinhos, somos um Município que aposta muito na prática desportiva e temos um cuidado muito grande naquilo que é o fomento da base, que tem que ir buscar inspiração a algum lado, assim procurámos que essa inspiração chegasse através do expoente máximo daquilo que é o andebol nacional – as seleções nacionais. É através dos melhores que podemos incentivar os mais jovens à prática desportiva, estou certo que esse objetivo será conseguido com a realização de mais uma prova de destaque, aqui, em Matosinhos. Estamos perante quatro das melhores equipas do andebol nacional, que já venceram a Taça de Portugal no passado, o que reflete na qualidade das equipas em prova e do espetáculo que estamos à espera. Esperamos estar à altura deste evento” – referiu o vereador.

Luís Pacheco, diretor desportivo da Federação de Andebol de Portugal, deu início ao sorteio que, primeiramente, ditou o embate entre Madeira SAD e FC Porto – atual detentor do troféu – e, posteriormente, um clássico entre Sporting CP e SL Benfica, na segunda meia-final, que terão lugar no dia 11 de junho. A final está agendada para domingo, 12 de junho, onde um dos quatro clubes presentes irá voltar a repetir a proeza de erguer o troféu da Taça de Portugal.

Paulo Fidalgo, timoneiro da primeira equipa sorteada, reagiu ao sorteio destacando a importância para o Madeira SAD de estar presente neste evento: “É um grande prazer jogar a Final 4 com os três grandes emblemas nacionais. O nome Madeira estará presente num dos maiores eventos do Andebol Português. Nesta fase da prova seria pouco importante qual o adversário. Será o FC Porto, um dos melhores clubes da Europa do Andebol, Campeão Nacional e Vencedor da Taça. É um privilégio para os atletas e restante estrutura do clube marcar presença nesta partida. Vamos usufruir com espírito competitivo deste evento de elite.” – assinalou.

Magnus Andersson, técnico que comanda os azuis e brancos, sublinhou o respeito por todos os adversário em prova: “Ainda não pensámos muito sobre a Final Four da Taça de Portugal mas claro que contra o Madeira SAD penso que somos favoritos, no papel, o embate entre SL Benfica e Sporting CP será o mais complicado. Temos muito respeito por todos os adversários, por isso, não podemos dizer que foi um sorteio super favorável. É um dos nossos objetivos, tentar vencer todas as competições em Portugal, onde se inclui a Taça de Portugal, neste momento temos o nosso foco no Campeonato Placard Andebol 1 mas acredito que, posteriormente, o nosso foco passará para a Taça.” – afirmou.

No lançamento do clássico da meia-final, Ricardo Costa, treinador da turma de Alvalade, mostrou ambição de chegar à final da prova: “Já sabíamos que não seria um jogo fácil porque as três equipas que estavam a sorteio são fortes e também porque se trata de uma competição a eliminar. Qualquer que fosse o adversário que nos saísse seria complicado. Será sempre um jogo entre duas grandes equipas e nós temos a ambição de chegar à final, por isso de tudo faremos para que isso aconteça” – terminou.

Do lado oposto, Chema Rodriguez, técnico do SL Benfica, sublinhou a qualidade das quatro equipas: “Há quatro boas equipas nesta Final 4, calhou-nos o Sporting CP, um rival muito difícil mas já sabíamos da qualidade de qualquer uma das equipas que estava neste sorteio. Agora vamos pensar nos jogos que temos antes da Taça de Portugal e quando estivermos mais próximo focaremos todas as atenções na Final 4.” – finalizou.

A Final 4 decorrerá no Centro de Congressos e Desporto de Matosinhos nos dias 11 e 12 de junho.

Taça de Portugal Masculina
1/2 de Final
11.06.2022 – Madeira SAD x FC Porto
11.06.2022 – Sporting CP x SL Benfica
Final
12.06.2022 – Vencedor MF1 x Vencedor MF2

Patrocinadores Institucionais