Campeonato 1ª Divisão Feminina: SL Benfica a um passo da glória

PUB

Emblema encarnado vai deslocar-se ao terreno da Juve Lis este sábado e pode confirmar a conquista do título de campeão, quase três décadas depois, em caso de vitória ou empate.

O “Dia D” chegou para a equipa do SL Benfica. A tão aguardada conquista do título de campeão nacional pode ser confirmada já este sábado, caso as águias vençam na deslocação à casa da Juve Lis, em Leiria, mas mesmo um empate é suficiente para que, matematicamente, os opositores diretos, no caso Alavarium Love Tiles e Madeira SAD, fiquem impossibilitados de continuar a sonhar com a glória. A quatro jornadas do final do Campeonato 1ª Divisão Feminina, a Juve Lis ainda luta pela manutenção e chega a este jogo com as encarnadas, em que não detém o estatuto de favorito, galvanizada pelo mais recente resultado alcançado, em casa, diante do 4º classificado, Academia São Pedro do Sul: um valioso empate a 29 golos, que retirou a equipa leiriense da zona proibida.

Em antevisão ao jogo mais importante da temporada para o SL Benfica, o treinador das águias, João Florêncio, diz que a equipa está convicta de que vai festejar a conquista do título, que foge há quase três décadas: “Esta equipa está com muita ambição e sente que chegou o momento de ganharmos e de darmos uma alegria aos nossos adeptos e sócios. O SL Benfica é um clube que luta sempre por títulos, nós estivemos muito tempo sem ganhar [29 anos], mas podemos ganhar agora. Estas jogadoras estão motivadas e satisfeitas, uma vez que só duas [Odete Tavares e Viktoriya Borshchenko] é que sabem o que é ser campeãs. Estamos convictos que vamos alcançar este feito já no sábado.”

Também a pivô e internacional portuguesa, Adriana Lage, garante que a iminente conquista do título premeia o trabalho árduo que tem vindo a ser feito ao longo da época: “Em casa delas é sempre mais complicado. Temos esta pressão de ser o jogo do título, que podemos vencer e festejar o Campeonato. Acho que é um jogo que está ao nosso alcance. O grupo está cada vez mais unido. Temos trabalhado imenso todos os dias para alcançarmos o objetivo.”

Diogo Guerra, técnico que comanda os destinos da Juve Lis, assume as dificuldades do próximo duelo e garante que a equipa de Leiria vai tentar ao máximo impedir a festa do rival: “Vamos defrontar melhor equipa mais forte do campeonato, que pode festejar o título em nossa casa. Não podíamos ter uma tarefa mais difícil, mas vamos fazer o nosso jogo, com as armas que temos ao nosso dispor. Não vamos deixar de lutar por cada bola e de dar um bom espetáculo desportivo.”

O encontro entre Juve Lis e SL Benfica está agendado para as 17h30 deste sábado e contará com transmissão em direto n’A Bola TV.

Luta pela manutenção

Para além da Juve Lis, há outras equipas que ainda não estão salvo e, por isso, todos os pontos têm uma importância redobrada nesta fase final da temporada. O CA Leça recebe o SIM Porto Salvo, também este sábado, às 18h30, com cinco pontos a separar as duas equipas. A formação da casa ocupa, atualmente, o 10º lugar, com 37 pontos, enquanto que o conjunto de Porto Salvo está no 12º lugar com os mesmos 32 pontos do que o Maiastars, que figura na zona de despromoção, apenas à frente do CJ Almeida Garrett. Apesar da posição mais favorável do CA Leça, ambas as equipas têm a mesma urgência em pontuar para se distanciarem o mais possível do fundo.

Pedro Borges, treinador do CA Leça, destaca a confiança da equipa para encarar este duelo importante: “O jogo contra o Porto Salvo é muito importante para as nossas contas do campeonato, necessitamos de pontuar para conseguirmos subir na classificação. Vai ser um jogo complicado pois o adversário tem atletas com muita experiência e também têm que pontuar para sair dos lugares de despromoção. Temos trabalhado bem e estamos confiantes em conseguir um resultado positivo.”

Do lado do SIM Porto Salvo, o seu técnico, Paulo Santos destaca também a importância de cada ponto até ao final da época e garante mais concentração nos processos defensivos: “Em relação ao jogo com o CA Leça, vai ser um jogo muito difícil. Nesta altura do campeonato, com várias equipas a lutarem para não descer, todos os pontos que conseguirmos são cruciais para os nossos objetivos. Estamos a ganhar experiência em cada jogo que passa, por exemplo marcar 35 golos no último jogo deveria ser sinal de vitória, mas não chegou. Iremos estar mais concentrados na defesa e continuaremos eficazes no ataque.”

Campeonato 1ª Divisão Feminina
23ª Jornada
14.05.2022 – 16h30 – CS Madeira x Alavarium Love Tiles
14.05.2022 – 17h00 – Madeira SAD x Academia São Pedro do Sul
14.05.2022 – 17h30 – SL Benfica x Juve Lis, A Bola TV
14.05.2022 – 18h00 – Colégio de Gaia Toyota x CJ Almeida Garrett
14.05.2022 – 18h00 – ABC UMinho x Maiastars
14.05.2022 – 18h30 – CA Leça x SIM Porto Salvo
14.05.2022 – 18h30 – SIR 1º de Maio ADA CJB x ARC Alpendorada Heavy OJP


Patrocinadores Institucionais