Campeonato Placard Andebol 1: FC Porto mais perto da revalidação do título após vitória no clássico

PUB

Dragões celebraram triunfo no último segundo e têm agora mais mais três pontos do que o Sporting CP na liderança da tabela, com vantagem no confronto direto; SL Benfica, Madeira SAD e Águas Santas Milaneza venceram fora de portas.

O FC Porto abriu o ativo no Pavilhão João Rocha, em Lisboa, antes de Francisco Costa assumir o protagonismo, ao apontar três golos consecutivos, colocando o Sporting CP a vencer por 3-1. Manuel Gaspar mostrava que estava em tarde inspirada entre os postes e ajudou a sua equipa a alcançar o 5-2, perto dos 10 minutos, com o FC Porto a sentir muitas dificuldades, quer no ataque, quer na defesa. A primeira parte teve várias exclusões, desde uma fase algo precoce da mesma e dois minutos depois, foi a vez da equipa azul e branca reagir com critério, encurtando a margem até ao mínimo (6-5), algo que acabou por não durar muito tempo. Isto porque, num cenário de dupla inferioridade portista, o Sporting CP chegou aos quatro golos à maior, aos 16 minutos, com 9-5 no placard. A equipa orientada por Magnus Andersson teve posse bola para empatar, não conseguiu e, mais tarde, os Leões voltaram aos três golos de vantagem, tendo sido essa a margem registada ao intervalo, com uma nota curiosa – e que facilmente explica as principais figuras da etapa inicial: apenas os irmãos Costa, Francisco e Martim, marcaram para os Leões durante os primeiros 30 minutos.

Intervalo: 13-10

Magnus Andersson apostou no 7×6 na reentrada em jogo e o FC Porto melhorou em toda a linha, iniciando bem cedo uma contundente recuperação, tendo alcançado o empate a 15 golos, cinco minutos após o recomeço. Perto dos 40 minutos e já depois da reviravolta, Leonel Fernandes assinou o 16-18, antes do capitão portista, Daymaro Salina, apontar o 17-20, quatro minutos mais tarde, chegando assim a uma inédita margem favorável de três golos. Seguiram-se longos minutos com o marcador a oscilar entre os dois e os três golos de diferença, com nota de destaque para António Areia (10 golos), o melhor jogador do FC Porto na etapa complementar. No entanto, o Sporting CP tinha ainda uma palavra a dizer e Josep Folqués voltou a colocar tudo empatado (26-26) a dois minutos do fim, trazendo uma grande incerteza quanto ao desfecho da partida. O Campeão Nacional encarou o restante período em inferioridade numérica mas conseguiu ter argumentos para finalizar com sucesso e não deixar o Sporting CP reverter o resultado, confirmando o triunfo no terreno no rival com um golo de António Areia no último segundo e dando um passo importante no desfecho do Campeonato Placard Andebol 1. Francisco Costa foi o melhor marcador do encontro, com uns expressivos 19 golos apontados.

Em São João da Madeira, o SL Benfica derrotou a AD Sanjoanense Delba num jogo em que sentiu bastantes dificuldades, particularmente na primeira parte. A equipa encarnada chegou a este duelo moralizada pela conquista recente de um lugar na Final 4 da EHF European League, mas sofreu um parcial de 5-0 no decorrer da etapa inicial, ficando a perder por 10-7, o que levou Chema Rodriguez a pedir time-out. O SL Benfica demorou um pouco a melhorar o desempenho mas na reta final apontou cinco golos, tendo sofrido apenas um, o que fez com que ao intervalo o resultado fosse favorável (14-16). O segundo tempo foi mais tranquilo para as Águias, com a AD Sanjoanense Delba a ser afetada pelo cansaço dos jogadores, o que permitiu que a margem entre os dois emblemas fosse dilatada para números contundentes. No final, o triunfo encarnado ficou fechado a 22-35.

O Águas Santas Milaneza foi até à capital vencer o último classificado, Boa Hora FC Inetum, por 28-30, em duelo complicado para a equipa que ocupa o 5º lugar. Ao intervalo, o marcador registava um empate a 15 golos, o que salientava a determinação da formação da casa e que deixava tudo em aberto para a segunda metade. No entanto, acabou por ser feliz o conjunto orientado por Ricardo Moreira, que se fez valer da experiência para somar os três pontos, contando com a preciosa contribuição de jogadores como André Sousa, autor de oito golos e principal desequilibrador da equipa.

Também na zona centro do país, o CF Os Belenenses recebeu e venceu o Vitória FC por 32-25, já depois de ter saído para o descanso na frente por 14-10. Os 11 golos apontados por João Ferreira, melhor marcador do jogo, fizeram a diferença e ajudar ao 5º triunfo consecutivo da turma de Belém.

O Madeira SAD foi até Vila Nova de Gaia vencer por 27-36. A primeira parte revelou-se mais equilibrada, em que os insulares tinham “apenas” dois golos à maior à saída para o descanso, mas conseguiu superiorizar-se aos gaienses na etapa complementar.

O ABC UMinho venceu na receção ao SC Horta, por 28-22 numa partida que teve duas partes distintas. Na primeira houve sinais mais positivos e determinantes por parte dos açorianos, que tiveram arte e engenho para levar três golos de vantagem para o intervalo, mas na segunda metade foi a vez dos minhotos reagirem, darem a volta às contas e agarrarem os três pontos, regressando ao caminho das vitórias.

A Artística de Avanca Bioria impediu o terceiro jogo sem vencer e derrotou o Póvoa AC Bodegão Grupo CCR, por 31-28, em jogo semelhante ao acima referido. Ao intervalo, os poveiros venciam por 11-14 mas permitiram a resposta do adversário, que contou com o fator casa para levar a melhor – com este desfecho, a série de derrotas seguidas do Póvoa AC Bodegão Grupo CCR foi aumentada para quatro.

A jornada terminou na cidade da Maia, com o triunfo do ADA Maia Universidade da Maia frente ao CD Xico Andebol, por 27-21. A partida foi bastante regular, com a superioridade a recair na grande maioria do tempo na formação da casa que já ao intervalo, liderava por 15-10. Manuel Lima foi o melhor marcador do jogo, com sete remates certeiros.

Campeonato Placard Andebol 1
26ª Jornada
07.05.2022 – 15h00 – AD Sanjoanense Delba x SL Benfica22:35 (14:16)
07.05.2022 – 15h00 – FC Gaia Empril x Madeira SAD, 27:36 (17:19)
07.05.2022 – 15h00 – CF Os Belenenses x Vitória FC, 32:25 (14:10)
07.05.2022 – 16h30 – Boa Hora FC Inetum x Águas Santas Milaneza28:30 (15:15)
07.05.2022 – 17h30 – ABC UMinho x SC Horta, 28:22 (12:15)
07.05.2022 – 18h00 – Sporting CP x FC Porto28:29 (13:10)
07.05.2022 – 18h00 – Artística de Avanca Bioria x Póvoa AC Bodegão Grupo CCR, 31:28 (11:14)
07.05.2022 – 19h00 – ADA Maia Universidade da Maia x CD Xico Andebol, 27:21 (15:10)

Patrocinadores Institucionais