Campeonato Placard Andebol 1: Sábado traz Clássico entre Leões e Dragões

PUB

Jornada 26 da maior prova interna disputa-se na íntegra este sábado e conta com embate entre os primeiros classificados, FC Porto e Sporting CP, separados por apenas um ponto.

A 26ª Jornada abre em São João da Madeira, com um jogo que terá transmissão em direto n’A Bola TV, entre AD Sanjoanense Delba e SL Benfica. À mesma hora, o FC Gaia Empril mede forças com o Madeira SAD e, mais a sul, é a vez do CF Os Belenenses defrontar o Vitória FC – quarto e sexto classificados, respetivamente, e separados por quatro pontos. Mais tarde, o Boa Hora FC Inetum vai receber o Águas Santas Milaneza e o ABC UMinho defronta a equipa do SC Horta.

Clássico Sporting CP – FC Porto

Leões e dragões, separados por apenas um ponto, discutem a liderança do Campeonato Placard Andebol 1 no Pavilhão João Rocha a quatro jornadas do término da temporada.

Nos últimos embates entre os dois emblemas, destacam-se os nove anteriores, em todas as competições: os dragões conheceram o sabor da vitória por sete ocasiões e, pelo meio, em 2019, existiram dois empates.

Apesar do histórico mais recente ser favorável ao FC Porto, incluindo a vitória por uma bola de diferença na primeira volta do Campeonato, António Areia não prevê facilidades: “São duas grandes equipas, por isso espera-se um jogo muito disputado, com muita luta e muitas dificuldades, pois percebemos que vamos encontrá-las. Mas também sabemos que temos capacidade para dar a volta a essas dificuldades e é nisso que nos estamos a focar. Como é lógico, vamos jogar fora e pode ser um jogo decisivo, mas o nosso foco é no que podemos fazer e não podemos encarar este jogo como sendo de vida ou de morte. Temos que encarar o jogo com responsabilidade por ser um jogo grande, mas com plena confiança de que podemos ir lá ganhar.”

Do lado verde e branco, Ricardo Costa antevê, igualmente, um duelo complicado: “Aquilo que esperamos é um jogo difícil perante uma equipa com quem jogámos duas vezes este ano e não fomos capazes de vencer, embora tenhamos feito bons jogos. Encaramos esta partida com o máximo optimismo, é uma oportunidade pela qual lutámos muito e neste momento é isso que queremos. Estamos na luta. (…) Temos de estar ao mais alto nível e preparar, juntamente com o nosso público, os momentos de maior dificuldade. Tudo faremos para conquistar os três pontos.”

À mesma hora do clássico, joga-se em Avanca o duelo entre Artística de Avanca Bioria e Póvoa AC Bodegão Grupo CCR. No embate entre décimo segundo e décimo classificado, respetivamente, Ljubomir Obradovic afirma que quer corrigir o resultado da primeira volta, onde os avancanenses saíram derrotados por 23-22: “Esperamos mais um bom jogo, com uma boa equipa, com vários jogadores que já passaram por esta casa. A classificação e o resultado da primeira volta espelham o equilíbrio das duas equipas. Queremos retificar o resultado da primeira volta e reforçar o nosso lugar no campeonato!”

Do lado poveiro, Jorge Carvalho destaca as três derrotas consecutivas – ADA Maia Universidade da Maia, FC Porto e CF Os Belenenses – e quer que a sua equipa regresse, já este sábado, às vitórias: “Tendo em conta que estamos a entrar na reta final do campeonato, ainda muita coisa se pode definir no posicionamento das equipas. Este jogo de sábado contra a equipa do Avanca é de extrema importância para as nossas contas finais. Vimos de três derrotas seguidas na qual dois contra adversários diretos para nosso objetivo – queremos e temos ambição de voltar às vitorias o mais rápido possível, se possível já este sábado levar os três pontos para a Póvoa de Varzim. Ter o Avanca como adversário é sempre complicado, ainda para mais em casa deles, mas acredito que nos preparámos bem para a batalha de sábado – Será com certeza um bom jogo de andebol.”

No fecho do dia, e da Jornada 26, o ADA Maia Universidade da Maia recebe o CD Xico Andebol.

Campeonato Placard Andebol 1
26ª Jornada
07.05.2022 – 15h00 – AD Sanjoanense Delba x SL Benfica, A Bola TV
07.05.2022 – 15h00 – FC Gaia Empril x Madeira SAD
07.05.2022 – 15h00 – CF Os Belenenses x Vitória FC
07.05.2022 – 16h30 – Boa Hora FC Inetum x Águas Santas Milaneza, Boa Hora TV / andeboltv
07.05.2022 – 17h30 – ABC UMinho x SC Horta
07.05.2022 – 18h00 – Sporting CP x FC Porto, Sporting TV / Porto Canal
07.05.2022 – 18h00 – Artística de Avanca Bioria x Póvoa AC Bodegão Grupo CCR, Artística TV / andeboltv
07.05.2022 – 19h00 – ADA Maia Universidade da Maia x CD Xico Andebol

Patrocinadores Institucionais