EBT Finals 2022: Portugal representado por cinco equipas em Itália

PUB

Areias italianas de Isola delle Femmine acolhe prova europeia pela primeira vez, de 9 a 12 de junho.

A elite europeia de Andebol de Praia vai juntar-se este Verão em Isola delle Femmine, cidade italiana da região da Sicília, situada a norte de Palermo, de 9 a 12 de junho, para mais uma edição do European Beach Handball Tour Finals. Esta será a primeira vez que a cidade siciliana irá acolher o evento, que conta com a participação de 29 equipas, que partirão em busca de um dos títulos mais prestigiantes do Andebol de Praia mundial.

Na vertente masculina, um total de 16 equipas, três das quais portuguesas, competirão pela glória e estão divididas em quatro grupos, com base no ranking EBT da temporada passada.

A Escola de Formação de Espinho – Os Tigres vai disputar o Grupo B e vai reencontrar o emblema húngaro do Hir-Sat BHC, que impediu os “Os Tigres” de chegar ao pódio na última edição da EHF Beach Handball Champions Cup. Neste grupo estão ainda os polacos do GRU JUKO Piotrków Trybunaslski e os franceses da TEAM TCHATCHEURS.

No Grupo C, o LX50 Handball não terá tarefa fácil, uma vez que vai enfrentar o BMP ALGECIRAS, de Espanha, campeão do último EBT Finals e ainda os dinamarqueses do Hei Beachhandball, vencedores da medalha de bronze nessa competição. A formação italiana da Blue Team completa o grupo.

O GRD Leça – Spar figura no Grupo D, juntamente com o favorito CBMP Ciudad de Málaga, 5º classificado no EBT Finals 2021 e vencedor da EHF Beach Handball Champions Cup. As duas equipas terão a companhia do conjunto alemão Beachmopeten e dos suíços do BHV Wasserschloss.

No Grupo A não há equipas lusas e é composto por MOVEX GRANOLLERS (Espanha), 12 Monkeys Köln BHC e.V. (Alemanha), C.u.s Palermo (Itália) e Camelot Handball Tilburg (Países Baixos).

No que diz respeito à vertente feminina, há duas equipas portuguesas entre as 13 em competição, divididas em dois grupos de quatro equipas e um de cinco na ronda preliminar.

No grupo maior, o Grupo A, figura a Escola de Formação de Espinho – Os Tigres, formação que terminou na 13ª e penúltima posição do EBT Finals 2021 e irá enfrentar o ANDIMODA Team Messina (Itália), o TRIANA XÀBIA BMP SEVILLA (Espanha) e ainda duas formações que compuseram o pódio na última edição da prova: o medalha de prata, Westsite Amsterdam (Países Baixos), e o medalha de bronze, Team Blue Bee (Dinamarca).

Expectativa grande para a participação das vencedoras da EHF Beach Handball Champions Cup 2021, as portuguesas do GRD Leça – Love Tiles, cabeças de série do Grupo C, que vão defrontar a equipa húngara do Strandépítok Girls Beach Handball Team, as alemãs do CAIPIranhas TSV Bartenbach e.V. e as italianas da Blue Team.

Os campeões do EBT Finals 2021, GEA AM TEAM ALMERIA (Espanha), iniciarão a defesa do título no Grupo B, tendo como adversários os húngaros do TT Sport Multichem Szentendrei NKE, os italianos do Handball Erice e os neerlandeses do KRAS Volendam.

Além da representação portuguesa nas cinco equipas presentes, Portugal conta também com uma dupla de arbitragem aveirense composta por António Oliveira e Rui Almeida.

Patrocinadores Institucionais