EHF European League: SL Benfica garante presença na Final

PUB

Formação portuguesa derrotou o Orlen Wisla Plock e vai disputar o jogo decisivo deste domingo contra os alemães do SC Magdeburg, atuais campeões em título.

Os novos campeões da EHF European League serão conhecidos e coroados este domingo mas para já contamos a história das meias-finais, que tiveram lugar durante a tarde de sábado, na Altice Arena, em Lisboa.

MEIA-FINAL
Orlen Wisla Plock (POL) vs SL Benfica (POR)

7 Inicial: Sergey Hernandez, Jonas Kallman, Petar Djordjic, Alexis Borges, Lazar Kukic, Demis Grigoras, Ole Rahmel

O primeiro encontro oficial entre Orlen Wisla Plock e SL Benfica prometia grande emoção, já que os polacos foram afastados do título da PGNiG Superliga na passada terça-feira, ao saírem derrotados frente ao Vive Kielce. Do lado português, também a formação encarnada viu a sua expectativa de quebrar um jejum de 14 anos gorada. A semi-final entre as duas equipas tinha assim todos os ingredientes para ser um encontro de alto nível e Sergey Hernandez foi o primeiro a agigantar-se na baliza do SL Benfica, com um par de defesas e, o lateral, Petar Djordjic acabou por marcar o primeiro golo para a formação lusa. Apesar da resposta ter acabado por surgir para o Wisla Plock, seguiram-se cinco minutos de grande intensidade e o marcador continuava a assinalar 1-1. O “suspeito do costume” sérvio acabou por bisar enquanto que o internacional espanhol fazia a delícia dos adeptos presentes na Altice Arena assim como Demis Grigoras que assinou o terceiro golo para a formação encarnada.

Com a passagem dos 10 minutos e o marcador a assinalar 2-5 para o Benfica, Xavier Sabate viu-se forçado a colocar o time-out na mesa para reagrupar a sua formação que apresentava muitas dificuldades no ataque, para além da muralha principal – Sergey Hernandez. A resposta tardou a surgir e só aos 23 minutos é que o Wisla Plock conseguiu aproximar o resultado pela margem mínima (5-6) que culminou no pedido de desconto de tempo por Chema Rodriguez, treinador que comanda o destino das águias há dois anos. O SL Benfica mostrou sinais de retoma e voltou a ampliar a diferença no marcador, desta vez para três golos, quando faltavam apenas quatro minutos para o descanso mas o ataque polaco começava a fluir e a antiga equipa de Tiago Rocha e Gilberto Duarte conseguiu aproximar, novamente.

Intervalo: 8-10

O SL Benfica entrou no segundo tempo determinado em carimbar um lugar na final da prova europeia, com um parcial de três golos iniciado pelo internacional português Alexis Borges, levando o encontro a 8-13 e com oito minutos volvidos o diferencial já se encontrava em cinco golos (10-15). Os encarnados ainda conseguiram ampliar a diferença e, mais uma vez, Xavier Sabaté foi obrigado a colocar o cartão verde na mesa para tentar colmatar os problemas que a sua formação sentia em toda a linha. Após paragem de jogo, os polacos mostram alguns sinais de retoma mas o Benfica não baixou a guarda e voltou a estar tranquilamente no comando do encontro, com sete golos de vantagem (14-21) quando faltavam apenas 12 minutos para o apito final. O técnico espanhol que comanda a turma polaca ainda voltou a pedir time-out mas acabou por não ver frutos com os encarnados a imprimirem grande velocidade na reta final do encontro e fechando o resultado com 7 golos de vantagem.

Resultado Final: 19-26

Top Player: Sergey Hernandez – 52% de eficácia (16 defesas / 31 remates)

O SL Benfica deixa assim pelo caminho um dos finalistas da edição de 2020/2021, em Mannheim, na sua estreia absoluta na EHF European League Finals. Até hoje, o Orlen Wisla Plock tinha perdido apenas um jogo frente ao Fuchse Berlin, tendo ganho 12 e empatado apenas por uma ocasião mas a turma lusa acabou por ser superior em toda a linha e garantiu um lugar na final da competição, naquela que é a sua primeira participação.

MEIA-FINAL
SC Magdeburg (GER) vs RK Nexe (CRO)

A primeira meia-final do dia ficou ao cargo de SC Magdeburg – um dos grandes favoritos à final e atual líder da Bundesliga (um dos campeonatos mais disputados do mundo) – e RK Nexe, o outsider desta competição, que se encontra pela primeira vez qualificado para uma fase final europeia. O head-to-head entre as duas equipas ditava a preponderância da formação alemã, já que em oito duelos com este adversário, os germânicos venceram sete; com a “obrigatoriedade” de vitória a recair sob a equipa oriunda de Magdeburgo.

Apesar do carácter de outsider foi a turma de Našice a inaugurar o marcador mas, rapidamente, surgiu a resposta dos comandados de Bennet Wiegert que mantiveram o encontro em igualdades sucessivas até ao 5-5, que deu início a um parcial de quatro golos sem resposta – três dos quais de Michael Damgaard, um dos melhores marcadores do SC Magdeburg, que já tinha sido uma autêntica dor de cabeça para a formação do HBC Nantes, de Pedro Portela e Alexandre Cavalcanti, nos quartos-de-final, da EHF European League. O RK Nexe ainda conseguiu reequilibrar as contas, pela mão de Fahrudin Melic, a 9 golos e, logo de seguida, a 10 por Aleksandar Bakic mas os germânicos, com uma resposta contundente e com critério conquistaram um parcial oito golos e saíram no caminho da liderança para os balneários.

Intervalo: 18-13

Na entrada para o segundo tempo, a formação croata conseguiu imprimir alguma velocidade no encontro e aproximar o mesmo a 21-19, por Halil Jaganjac, mas acabou por não ter argumentos para reverter a vantagem do SC Magdeburg, que se vinha a verificar desde a reta final do primeiro tempo. O encontro seguiu em parada e resposta – ou seja – para cada golo do RK Nexe, a turma germânica marcava em dobro e quando restavam apenas cinco minutos para jogar o resultava assinalava quatro golos de vantagem para os comandados de Bennet Wiegert. Os alemães acabaram por gerir o resultado e venceram por 34-29, carimbando assim o acesso à Final da EHF European League, podendo concretizar a “dobradinha” em Lisboa, já que o emblema de Magdeburgo venceu a edição passada da prova em Mannheim.

Resultado Final: 34-29

Top Player: Matthias Musche (8 golos)

Pela primeira vez, a Final 4 da EHF European League disputa-se fora de terras germânicas ou gaulesas, tornando Portugal o terceiro país a organizar uma fase final de uma competição europeia de clubes. A Altice Arena, recorde-se, será também um dos palcos do EHF Euro 2028.

Poderá acompanhar toda a ação através do website da Federação Europeia de Andebol.

EHF European League Final 4
28.05.2022 – 15h00 – SC Magdeburg x RK Nexe, 34-29 (18-13)
28.05.2022 – 17h30 – Orlen Wisla Plock x SL Benfica, 19-26 (8-10)
29.05.2022 – 15h30 – RK Nexe x Orlen Wisla Plock, BTV
29.05.2022 – 18h00 – SC Magdeburg x SL Benfica, BTV

Patrocinadores Institucionais