EHF European League: SL Benfica joga em casa na conquista da Europa

PUB

Olhos postos em Lisboa durante este fim-de-semana, onde os encarnados farão a estreia na Final Four contra os polacos do Orlen Wisla Plock; Poderá acompanhar tudo na Altice Arena ou através da BTV.

SL Benfica, Orlen Wisla Plock, SC Magdeburg e RK Nexe jogam a fase final da segunda maior competição europeia de clubes em Portugal, na Altice Arena, a 28 e 29 de maio.

Os novos campeões da EHF European League serão conhecidos e coroados, este fim-de-semana, com a Altice Arena, em Lisboa, a receber a Final Four da segunda maior competição europeia de clubes, no género masculino. Entre os quatro finalistas, apenas se conhece um repetente, SC Magdeburgo, que levantou o troféu na época passada e é uma das quatro equipas que ficaram de pé na corrida para o título 2021/22. Os alemães abrirão a EHF European League Final Four, na primeira meia-final, frente ao RK Nexe antes dos anfitriões SL Benfica disputarem a segunda semi-final contra o Orlen Wisla Plock.

MEIA-FINAL
SC Magdeburg (GER) vs RK Nexe (CRO)
Sábado, 28 de Maio, 15:00, em direto na BTV

No histórico, o SC Magdeburg venceu sete dos oito duelos anteriores contra RK Nexe, incluindo dois na fase de grupos de 2021/22; a única vitória dos croatas remonta ao ano de 2012. Os alemães são os defensores do título e também fizeram parte das finais da EHF European League em 2017 e 2018 – vencendo a então denominada EHF Cup por três ocasiões e a EHF Champions League uma vez. O SC Magdeburgo tem a oportunidade de ganhar até três troféus esta época, depois de ter conquistado a IHF Super Globe no início de 2021/22 e de ser, atualmente, o número um da Bundesliga, a seis pontos do segundo classificado (THW Kiel) quando faltam apenas três jornadas para o final. Na caminhada para esta Final Four, o Magdeburg é a única equipa invicta na competição com 12 vitórias e dois empates desde o início da fase de grupos, tendo eliminado o HBC Nantes, de Pedro Portela e Alexandre Cavalcanti, nos quartos-de-final.
Já no lado oposto, o RK Nexe é a primeira equipa croata de sempre a qualificar-se para uma fase final, em qualquer competição europeia, e está, atualmente, a jogar as finais da liga croata contra PPD Zagreb – na época regular, imprimiram a primeira derrota do Zagreb em 15 anos, em Março, mas na segunda volta acabaram por perder. Com 97 golos desde o início da fase de grupos, Halil Jaganjac, da formação croata, é o melhor marcador da competição. Já os artilheiros de Magdeburg são Michael Damgaard e Omar Ingi Magnusson, com 54 golos cada. O RK Nexe parte para esta fase final com oito vitórias, um empate e cinco derrotas e venceu o GOG nos quartos-de-final.


MEIA-FINAL
Orlen Wisla Plock (POL) vs SL Benfica (POR)
Sábado, 28 de Maio, 17:30, em direto na BTV

Será o primeiro jogo oficial de sempre entre estas equipas, no entanto, em 2020/2021, o Orlen Wisla Plock eliminou o Sporting CP, rival das águias, nos Oitavos de Final da EHF European League, ao passo que, o SL Benfica foi eliminado pelos polacos do Gwardia Opole na qualificação para a EHF Cup em 2017/18. Os polacos já tinham feito a sua estreia na Final Four, em Mannheim, em 2021, terminando no quarto lugar, enquanto que a formação encarnada faz a sua estreia absoluta e é a segunda equipa portuguesa na fase final da segunda maior prova de clubes europeia, depois do FC Porto em 2019. O maior sucesso internacional do Benfica prende-se com a participação em duas finais da EHF Challenge Cup, em 2010/11 e 2015/16.

Nesta estreia, Chema Rodriguez, técnico encarnado que comanda os destinos da equipa portuguesa, acredita no seu grupo e na ambição do mesmo: “Sinto os jogadores com muita vontade, querem jogar já a primeira partida e, rodeados dos nossos adeptos, tentar ganhar. Estão a trabalhar muito bem, como durante todo o ano, somos uma família, temos uma atmosfera muito boa. Assim, é mais fácil trabalhar. Chegar a uma Final Four no meu segundo ano no Benfica é algo histórico, mas podemos conseguir algo mais. Seria incrível para mim e para a equipa. Ambicionamos muito e vamos tentar vencer junto dos nossos adeptos.” – afirmou.

No caminho para a Final Four, o Orlen Wisla Plock perdeu apenas um jogo contra o Fuchse Berlin, tendo ganho 12 e empatado apenas por uma ocasião; e chegam a esta fase final após terem eliminado o Kadetten Schaffhausen nos quartos-de-final.

Também Ole Rahmel, ponta da turma encarnada, mostrou a ambição de querer marcar presença na final da EHF European League: “Nesta fase da competição todas as equipas são muito fortes. [O Wisla] É uma equipa muito boa e com grande potencial e será um oponente muito difícil. Poderemos ter alguma vantagem por jogarmos em casa, em Lisboa, é bom para nós, temos de trazer tudo o que temos para cima da mesa.” e deu, ainda, a chave para o sucesso da formação portuguesa: “Temos de focar a nossa atenção na defesa, temos jogadores fortes no centro. Se estivermos concentrados e focados, somos capazes de tornar as defesas mais fáceis para os nossos guarda-redes. No ataque podemos surpreender…” – rematou o internacional alemão.

Já do lado luso, o SL Benfica bateu, sensacionalmente, os finalistas do ano passado, Rhein-Neckar Löwen, na fase de qualificação, e depois disso vieram nove vitórias, dois empates e três derrotas; eliminando o RK Gorenje Velenje para alcançar a Final Four.

O técnico espanhol reconhece o potencial do adversário mas acredita que o fator casa será determinante para marcar um lugar na final: “É uma equipa muito potente, que jogou nesta semana na Liga polaca contra o Kielce [empate 20-20, derrota por 3-5 no desempate por livres de sete metros], uma das equipas que estão na final four da Liga dos Campeões. Conhecemos o potencial desta equipa, tem muitos jogadores internacionais, que jogaram este tipo de final four muitas vezes, com muita experiência. Mas nós temos outras virtudes, como jogar em casa perante os nossos adeptos. Temos a vontade de ganhar e essa fome é que nos torna perigosos, capazes de ganhar a estas equipas fortes” – afirmou em declarações à BTV.

Os treinadores principais destas duas equipas são espanhóis e também treinam equipas nacionais: Chema Rodriguez (Benfica) é o treinador da Hungria; Xavier Sabate (Plock) é o treinador da equipa checa.

Sobre o seu colega e amigo Xavier Sabate, o treinador acredita numa forma similiar de jogar mas que o encontro será decidido nos pormenores: “Temos uma forma de jogar muito parecida, fomos colegas e somos amigos. Os detalhes é que vão decidir o jogo, que eles nos favoreçam e possamos estar na final” – terminou.

Os atuais artilheiros das duas equipas são Petar Djordjic, com 90 golos e Mark Sergej Kosorotov, com 63 golos.

Desde o início da prova, anteriormente apelidada por EHF Cup, as fases finais a quatro só conheceram dois países organizadores: Alemanha e França. Pela primeira vez, a Final 4 da EHF European League disputa-se fora de terras germânicas ou gaulesas, tornando Portugal o terceiro país a organizar uma fase final de uma competição europeia de clubes. A Altice Arena, recorde-se, será também um dos palcos do EHF Euro 2028.

Poderá acompanhar toda a ação através do website da Federação Europeia de Andebol.

EHF European League Final 4
28.05.2022 – 15h00 – SC Magdeburg x RK Nexe, BTV
28.05.2022 – 17h30 – Orlen Wisla Plock x SL Benfica, BTV
29.05.2022 – 15h00 – 3º e 4º Lugar, BTV
29.05.2022 – 17h30 – Final, BTV

Patrocinadores Institucionais