EHF Experts: Portugal representado por sete formadores

PUB

Danilo Ferreira, selecionador Nacional de Andebol em Cadeira de Rodas é o sétimo português a integrar a lista de formadores da Federação Europeia de Andebol.

O Comité Executivo da Federação Europeia de Andebol (EHF) divulgou a lista de formadores que integram o EHF Expert Group e há mais um português a receber esse estatuto. Trata-se de Danilo Ferreira, Treinador da Seleção Nacional de Andebol de Cadeira de Rodas, que guiou Portugal à conquista da medalha de ouro no Europeu da modalidade, em 2018. O técnico de 47 anos é o sétimo português a compor a lista de formadores da EHF e junta-se a Mário Bernardes, Pedro Sequeira, Susana Póvoas, Ricardo Vasconcelos, Luísa Estriga e Carlos Garcia.

O EHF Expert Group, dividido em EHF CAN Experts e EHF Development Experts, é constituído por um conjunto de peritos – dentro e fora do andebol – com grande experiência na sua respectiva área e são, portanto, convidados pela EHF para seminários, workshops ou grupos de trabalho.

O andebol tem registado um desenvolvimento constante e bem sucedido nos últimos anos. O jogo tornou-se mais rápido e mais atraente. As tácticas e regras mudaram, e o número de jogadores, treinadores e espectadores aumentou. O mesmo tem vido a acontecer com o andebol de praia.

A Federação Europeia de Andebol defende que “o ritmo de desenvolvimento do andebol está ligado a actividades educativas, com base em descobertas científicas. A EHF CAN desempenha um papel importante ao iniciar e supervisionar serviços educativos em todos os campos da disciplina (treino, arbitragem, gestão, Andebol de Praia, Andebol em Cadeira de Rodas, Grassroot Handball, Mini-, Escola-, Andebol Básico).”

Para acompanhar o ritmo de crescimento da modalidade, tanto os conhecimentos técnicos como científicos sobre a disciplina devem ser difundidos entre o mais amplo círculo de pessoas possível, por um lado, e atrair novas pessoas e de preferência jovens para o nosso desporto, por outro. “Para divulgar novas informações, trocar experiências e know-how, ensinar treinadores, árbitros, delegados, jogadores e gestores, é necessário criar um grupo de peritos a nível europeu.” – reforça a entidade.

EHF Experts Group: EHF Can Experts e EHF Development Experts

Apesar de ser divido em duas categorias distintas mas, ao mesmo tempo, interligadas entre si, os integrantes podem ter um papel ativo nas duas vertentes.

Os EHF Can Experts, cumprem basicamente as tarefas dos conferencistas. Possíveis áreas operacionais:

• Cursos EHF (remotos e presenciais)
• Cursos nacionais (à distância e presenciais)
• EHF Webinars
• Análises qualitativas do Campeonato da Europa (análises de tendências)
• Artigos para o website da EHF (Web Periodical)
• Pessoa de contacto de peritos
• Grupos de trabalho
• Autor de publicações da EHF

Enquanto os EHF Development Experts funcionarão como consultores ou conselheiros para os programas de desenvolvimento da EHF, apoiando assim as Federações Nacionais envolvidas na análise da sua situação actual e prestando apoio / partilhando experiências no seu campo de especialização para ajudar no desenvolvimento da respetiva Federação. Ou seja:

• Avaliação dos dados
• Concursos – roteiro do talento
• Orientação – mentoria (Federações Nacionais, artistas, investigação, etc.)
• Desenvolvimento de negócios
• Scouting / desenvolvimento de talentos, etc.

Patrocinadores Institucionais