IHF Beach Handball World Championship 2022: Seleções Nacionais já conhecem adversários

PUB

Portugal estreia-se no IHF Beach Handball World Championship 2022, na vertente masculina e feminina, que terá lugar na Grécia.

Decorreu, esta manhã, no Hotel Aquila Atlantis em Heraklion, na Grécia, o sorteio que ditou o destino das 64 equipas em competição nos Campeonatos do Mundo Jovem e Sénior, em ambos os géneros. Portugal marca a sua primeira presença no IHF Beach Handball World Championship com as seleções principais (feminina e masculina) e ambas foram a sorteio colocadas no Pote 2.

O sorteio contou com as presenças de Eleftherios Avgenakis, Vice-Ministro da Cultura e Desportos da Grécia, o Presidente da Federação Helénica de Andebol, Konstantinos Gkantis, e Konstantinos Violitzis, Presidente do Comité Organizador.

IHF Men’s Beach Handball World Championship

Na vertente masculina, Portugal ficou inserido no Grupo D, onde irá encontrar o Brasil – atual Campeão do Mundo – Catar, nono classificado na edição de 2018, e Nova Zelândia, décimo sexto. Abaixo pode consultar a disposição dos quatro grupos em competição:

Grupo A
Argentina
Grécia
Estados Unidos da América
Porto Rico

Grupo B
Croácia
Espanha
Uruguai
Equador

Grupo C
Dinamarca
Noruega
Irão
Egito

Grupo D
Brasil
Portugal
Catar
Nova Zelândia

Sobre o desfecho do sorteio, Paulo Félix, selecionador da equipa masculina, não prevê facilidades perante seleções mais experientes que a portuguesa: “Vamos ter a nossa primeira participação no mundial e vamos ter no grupo seleções muito mais experientes, nomeadamente Brasil e Catar que são, respetivamente, a 1.ª e 7.ª do ranking mundial. Temos de encarar a competição numa perspetiva positiva e jogar sempre para vencer. Queríamos muito estar no Mundial e agora é desfrutar com a máxima responsabilidade, dando a melhor imagem do Andebol de Praia português. No último Europeu ficámos com a certeza que estamos progressivamente a crescer, agora temos nova oportunidade para confirmar esse crescimento.”

IHF Women’s Beach Handball World Championship

A Seleção Feminina, encontra-se no Grupo A onde irá defrontar as anfitriãs, Grécia, e atuais detentoras do troféu, México – 11º classificado no Mundial de 2018 – e Tailândia, 15º classificado na última edição do IHF Women’s Beach Handball World Championship. Abaixo pode consultar a disposição dos quatro grupos em competição:

Grupo A
Grécia
Portugal
México
Tailândia

Grupo B
Dinamarca
Espanha
Vietname
Estados Unidos da América

Grupo C
Argentina
Países Baixos
Uruguai
Austrália

Grupo D
Alemanha
Noruega
Brasil
Hungria

Agustin Collado, timoneiro da Seleção Feminina, quer Portugal no topo mas afirma que para isso, o grupo terá que se apresentar na sua melhor versão: “Enfrentamos a nossa primeira participação num Mundial, inseridos no Grupo A onde se encontra a anfitriã e defensora do título, que é a Grécia. Também temos pela frente o México e a Tailândia. Sem dúvida alguma que competimos num grupo muito equilibrado, no qual teremos que nos apresentar na nossa melhor versão para poder passar à Main Round. Depois de realizarmos um grande Europeu, o trabalho do estágio antes do Mundial será muito importante, já que aparecerão muitas caras novas, pelas infelizes ausências que o grupo sofreu no último Europeu. Estamos ansiosas por fazer um grande papel no nosso primeiro mundial e deixar Portugal no topo.”

Heraklion 2022 – nome que apelida a prova – será o primeiro Campeonato do Mundo de Andebol de Praia, desde 2018 em Kazan, Rússia – e a Grécia será o primeiro anfitrião a organizar os Mundiais de Andebol de Praia Jovem e Sénior no mesmo ano.

O IHF Men’s and Women’s Beach Handball World Championships tem lugar em Heraklion, Ilha de Creta, Grécia, de 21 a 26 de junho. No mesmo local, de 14 a 19 de junho, decorrem os Mundiais, feminino e masculino, das seleções jovens.

Patrocinadores Institucionais