Líderes da arbitragem reúnem-se para primeira Convenção em Viena

PUB

Este fim-de-semana, a Federação Europeia de Andebol (EHF) vai dar vida a uma nova iniciativa, a Convenção de Líderes de Arbitragem de toda a Europa, em Viena.

Um total de 38 federações membros inscreveram os seus representantes para a convenção, que inclui tópicos chave, como alterações às Regras do Jogo da Federação Internacional de Andebol (IHF), na sua agenda para o fim-de-semana.

Para George Bebetsos, coordenador do Programa de Arbitragem da EHF, há muitos objetivos a serem alcançados na reunião de dois dias.

“A EHF organizou esta convenção considerando a necessidade de promover o papel dos chefes de arbitragem a nível nacional, informar as federações membros da EHF sobre as próximas mudanças nas Regras do Jogo, contribuir para melhorar a qualidade dos árbitros e delegados, bem como a forma como os árbitros são organizados nas várias federações membros da EHF”, disse Bebetsos.

“Também informamos as federações nacionais sobre o Programa Oficial da EHF e damos-lhes um feedback preciso sobre a utilização da tecnologia na arbitragem de andebol”, acrescentou Bebetsos.

Em geral, o estatuto e educação dos árbitros e delegados no seio das várias federações membros da EHF serão reforçados, bem como a responsabilidade dessas federações na nomeação de árbitros e delegados fiáveis e devidamente qualificados para os seus concursos, e consequentemente, candidatos de qualidade para o crachá EHF. Os programas de educação ou desenvolvimento devem ser colocados em destaque.

Queremos manter e melhorar o padrão de arbitragem a partir do nível de base para cima. Portanto, uma apresentação é sobre o Projeto Jovens Árbitros da EHF”, explicou Bebetsos.

Após a abertura oficial pelo Presidente da EHF, Michael Wiederer, e pelo Secretário-Geral da EHF, Martin Hausleitner, os dois coordenadores George Bebetsos e Marcos Bestilleiro apresentam o Programa de Funcionários da EHF.

Outro ponto de enfoque é a utilização da tecnologia na arbitragem de andebol – parte dela é a apresentação do novo sistema avançado de comunicação de árbitros fornecido por Malik Sayadi da Vokkero. O presidente da EHF TRC, Dragan Nachevski, informará os participantes sobre a preparação dos árbitros para o EHF EURO 2022 em Novembro, seguido pelo Sergi Cedrun do FitGood Pro, sublinhando a importância do programa de condicionamento e bem-estar dos árbitros.

O tema principal da segunda sessão é a fixação de partidas e manipulação de competição no andebol, apresentado pelo parceiro oficial da EHF, Andrew Whittingham, da Sportradar.

Os árbitros desempenham um papel essencial na defesa dos valores de fair play e integridade e na protecção dos jogadores e do jogo”, sublinhou Bebetsos.

No sábado, Per Morten Södal, o novo Presidente da Comissão de Arbitragem e Regras de Jogo do IHF, explica todas as principais alterações das Regras do IHF, que entrarão em vigor a partir da época de 2022/23.

Além disso, os membros do EHF TRC Oyvind Togstad (Noruega) e Jutta Ehrmann-Wolf (Alemanha) apresentam o estatuto de árbitro dentro de uma federação nacional.

A sessão final na tarde de sábado é reservada para uma discussão plenária e um resumo de encerramento da convenção.

Patrocinadores Institucionais