Andebol & Cultura: Adesão em massa no Dia D do evento

PUB

No feriado nacional de 10 de junho, milhares de crianças e jovens aliaram a prática de andebol à visita a diferentes espaços culturais, em sete cidades de Norte a Sul do país.

Esta sexta-feira, dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, o evento Andebol & Cultura, promovido pela Federação de Andebol de Portugal, contou com a participação de mais de 1000 crianças e jovens, em sete cidades de Norte a Sul de Portugal, em simultâneo. O evento, que tem como objetivo, conciliar a prática desportiva com a busca pelo conhecimento do nosso património cultural, vai continuar até ao final do mês de junho, sendo que este dia foi aquele em que se previa maior adesão e mais eventos a decorrer em simultâneo, nos mais diversos pontos culturais de interesse no território nacional.

O evento com maior adesão decorreu na cidade do Porto, onde cerca de 300 crianças e jovens tiveram a oportunidade de visitar o Museu da Água, no Parque da Cidade do Porto, um dos pavilhões temáticos na Expo ´98, em Lisboa, com a colaboração do Clube Desportivo Foz do Porto, sem esquecer a vertente desportiva. Vários clubes estiveram representados nesta visita, entre os quais AA Águas Santas, CD Santana, Padroense FC, CA Leça, CD Rio Tinto, Estrela Vigorosa Sport e, claro, Clube Desportivo Foz do Porto. Paulo Martins, Presidente da Associação de Andebol do Porto e Ricardo Moreira, treinador da equipa principal do Águas Santas Milaneza, estiveram presentes.

Em Alcobaça, cerca de 250 jovens praticaram o andebol junto ao Mosteiro de Alcobaça e tiveram a oportunidade de conhecer a história do emblemático monumento, sob a orientação do clube Cister de Alcobaça.Viseu/Escola Azeredo Perdigão.

Na cidade de Guimarães, o CD Xico Andebol assumiu a organização e levou quase 100 jovens atletas, não só do clube vimaranense mas também do Famalicense AC, ABC de Braga e AC Fafe até ao Paço dos Duques de Bragança, classificado como Monumento Nacional desde 1910. Para além da vertente cultural, os jovens praticaram a modalidade no exterior, com muita diversão e união entre todos à mistura. Nota para a presença de Miguel Laranjeiro, Presidente da Federação de Andebol de Portugal, Augusto Silva, vice-Presidente da instituição que tutela o andebol em Portugal, Mauro Silva, Presidente do CD Xico Andebol e, entre outros, Rui Silva, central e capitão da Seleção Nacional.

Em Ponte de Sor, o GEPS organizou uma visita ao Centro de Artes e Cultura, que contou com a presença de cerca de 90 participantes; e nos Açores, o SC Horta proporcionou um dia diferente aos jovens que participaram na iniciativa, com a visita à Torre do Relógio, construída no século XVIII.

O Andebol & Cultura esteve também presente em Aveiro, com uma visita de cerca de 200 jovens atletas, de diversos clubes da região ao Museu Santa Joana, ou Museu de Aveiro, outrora um mosteiro da Ordem Dominicana feminina, aliada à realização de vários jogos num complexo construído propositadamente para o evento, no exterior. Mariana Lopes, central da Seleção Nacional fez questão de marcar presença para alegrar ainda mais o dia das muitas crianças envolvidas na iniciativa, distribuindo autógrafos e selfies. Os clubes Alavarium Love Tiles e CD São Bernardo assumiram a responsabilidade de organizar o evento.

O Batalha Andebol Clube proporcionou um dia diferentes aos cerca de 100 jovens e crianças locais, de vários clubes, com uma visita ao emblemático Museu da Batalha, em que a diversão foi a palavra de ordem, sempre com a vertente cultural bem presente. Mais a sul, no Algarve, o Andebol Clube de Olhão fez a festa no Museu Municipal do Compromisso Marítimo, com vários jogos de andebol nas ruas da cidades.

Patrocinadores Institucionais