CDE Gil Eanes de regresso ao Campeonato 1ª Divisão Feminina

PUB

Algarvias sagraram-se Campeãs da II Divisão, depois de vencerem o NDA Santa Joana e estão de volta ao maior escalão português de andebol feminino, mais de uma década depois.

CDE Gil Eanes ergueu esta tarde a Taça de Campeão da II Divisão e garantiu a subida ao Campeonato 1ª Divisão Feminina, 11 anos depois. O clube algarvio, recorde-se, havia deixado o principal escalão português de andebol feminino depois de se sagrar Bicampeão Nacional – em 2009/10 ao comando de Aleksander Donner e em 2010/11 sob orientação de João Florêncio – quebrando, na altura, a hegemonia do Madeira SAD que perdurava há 11 épocas. Apesar das conquistas e glórias do clube de Lagos, o CDE Gil Eanes viu-se forçado a interromper a sua equipa sénior – que disputava competições europeias – por alegadas dificuldades económicas.

No entanto, 11 épocas depois dos anos de glória, e três épocas após o regresso da equipa sénior no clube, as algarvias estão de volta ao maior palco, depois da vitória frente ao NDA Santa Joana. Ao intervalo, as comandadas de Sofia Osório já dominavam o marcador por 9-12 e na segunda parte confirmaram o triunfo por 16-26. A artilheira da partida foi Maria Pico com sete golos assinalados.

Na 2ª Fase desta época, as atuais campeãs venceram oito dos dez jogos disputados e, apesar das duas derrotas frente a NAAL Passos Manuel e ASS Assomada, garantiram a primeira posição e, por conseguinte, a passagem à Fase Final. Na derradeira fase, a equipa do Algarve ainda só conheceu o sabor da vitória, por cinco ocasiões, e sagram-se assim Campeãs da II Divisão a uma jornada do fim da temporada.

04.06.2022 – NDA Santa Joana x CDE Gil Eanes, 16:26 (9:12)

Patrocinadores Institucionais