Final Four da Taça de Portugal: Colégio de Gaia Toyota é o segundo finalista da Prova Rainha

PUB

Gaienses saíram vitoriosas frente ao CA Leça e têm encontro marcado, este domingo, com SL Benfica, às 16h00, com transmissão n’A Bola TV.

7 Inicial Colégio de Gaia Toyota: Ana Catarina Ferreira, Ana Abreu, Maria Santos, Daniela Mendes, Helena Soares, Mariana Neves e Nair Pinho
7 Inicial CA Leça: Beatriz Barradas, Madalena Barbosa, Patrícia Rocha, Francinete Carneiro, Beatriz Barros, Sheila Langa e Mariana Moreira

A segunda meia-final do dia, opôs Colégio de Gaia Toyota e CA Leça, duas formações opostas no que diz respeito ao Campeonato 1ª Divisão Feminina, já que o emblema de Vila Nova de Gaia, foi 5º classificado e já tem no currículo quatro Taças de Portugal (1989/1990, 1997/1998, 2016/2017 e 2018/2019 – nestas duas últimas, juntou ainda a conquista do Campeonato 1ª Divisão Feminina). Por outro lado, a formação de Leça da Palmeira terminou a temporada em posição delicada e irá disputar a Liguilha de Acesso ao Campeonato 1ª Divisão Feminina – o CA Leça não tem qualquer título na sua história.

Foi Francinete Carneiro a bisar na entrada para o encontro, para a formação do CA Leça, e o golo do Colégio de Gaia só acaba por surgir com quatro minutos volvidos, pela mão de Helena Soares. Um minuto mais tarde, o empate já pautava o marcador mas a turma de Leça da Palmeira voltou a conseguir sair na frente, com dois golos à maior (2-4). Apesar de uma boa performance das guarda-redes de ambas as equipas, a turma orientada por Paula Marisa Castro consegue chegar ao empate a 5 golos através de Maria Santos, quando o relógio passava aos 10 minutos. Após largos minutos sem golos, Mariana Neves desbloqueou o ataque gaiense e deu a primeira vantagem à sua equipa e – quando esta levava dois golos à maior (7-5) – Pedro Borges acaba por levar o seu primeiro time-out à mesa. O jogo seguiu em parada e resposta e passou, novamente por uma fase com poucos golos, até que à perto dos 20 minutos, Daniela Mendes alarga a vantagem do Colégio para três golos. O CALE ainda conseguiu reduzir mas, de seguida, as gaienses dilataram a vantagem e acabaram por recolher aos balneários com quatro golos à maior.

Intervalo: 14-10

Na entrada para a etapa complementar, o Colégio de Gaia conseguiu ampliar a vantagem no marcador mas a equipa oriunda de Leça da Palmeira acabou por reduzir através de Sheila Langa (16-13). O encontro voltou a passar por grandes dificuldades no ataque, com vários erros de parte-a-parte, até que Francinete Carneiro conseguiu desbloquear e aproximou o resultado a três golos (18-15) e, mais tarde, Juliana Moreira viria a colocar o encontro por dois, levando Paula Marisa Castro a pedir time-out. No caminho para a reta final do encontro, as gaienses voltaram a crescer e dilataram a vantagem, apesar das diversas tentativas de aproximação do CALE, o Colégio não baixou a guarda e levou de vencida a formação de Leça da Palmeira. Helena Soares (COL) e Cátia Ferreira (CALE) foram as artilheiras de serviço a este encontro, com sete golos cada.

Resultado Final: 28-23

Calendário:
04.06.2022 – 15h00 – Alavarium Love Tiles x SL Benfica, 26:28 (14:14)
04.06.2022 – 17h30 – Colégio de Gaia Toyota x CA Leça, 28:23 (14:10)
05.06.2022 – 16h00 – SL Benfica x Colégio de Gaia Toyota, Bola TV

Patrocinadores Institucionais