Final Four da Taça de Portugal: Está encontrado o primeiro finalista

PUB

FC Porto sai vitorioso frente ao Madeira SAD, por 29-35 e conquistou o primeiro bilhete dourado para a final.

7 Inicial Madeira SAD: Pavel Yarashuk, Nuno Reis, Elias António, Nuno Silva, João Gomes, Pedro Peneda, João Fernandes
7 Inicial FC Porto: Nikola Mitrevski, Leonel Fernandes, Pedro Valdés, Daymaro Salina, Rui Silva, Djibril M’Bengue, Miguel Alves

O Centro de Desporto e Congressos de Matosinhos recebeu o primeiro embate entre Madeira SAD e FC Porto, as equipas entraram neste encontro à procura de uma vaga na Final e o Campeão em Título partiu como favorito. O FC Porto, após ter quebrado o jejum da “dobradinha” em 2018/2019 – e depois de largos anos sem conquistar a Prova Rainha (desde 2006/2007) – nunca mais largou a Taça, tendo-a conquistado novamente em 2021/2022. Os dragões procuram replicar este feito e para isso já ultrapassaram o Madeira SAD, nas meias-finais, o que aconteceu pela terceira vez esta temporada. Já os insulares, apesar das recentes classificações positivas no Campeonato Placard Andebol 1 é preciso voltar a 1998/99 para recordar a única vez em que a formação madeirense conquistou a Taça de Portugal, na final com o Boavista FC, em Tondela. A última participação teve lugar na época 2018/2019, em Sines, onde foi afastado pelo Águas Santas Milaneza, nas meias-finais, assim como na edição de 2021/2022, pelo FC Porto.

O jogo começou com um golo de Pedro Cruz após uma tentativa de ataque falhado por parte dos insulares. O encontro seguiu equilibrado, com o 2-2 a marcar a passagem dos três minutos do encontro mas, com oportunidades desperdiçadas de parte a parte, foram os azuis e brancos a sair na frente e a conquistar dois golos à maior com cinco minutos decorridos (2-4). O ritmo do encontro seguiu em crescendo para os portistas e aos dez minutos já levavam quatro golos de vantagem (3-7), com a lista de marcadores a estar bem distribuída. Os madeirenses sentiram algumas dificuldades no ataque o que levou Paulo Fidalgo, técnico dos madeirenses, a parar o tempo de jogo, para tentar colmatar estas mesmas adversidades, o que acabou por acontecer, pela mão de João Fernandes. O desenrolar do jogo pendeu para o lado azul e branco e, aos 15 minutos, os portistas já tinham conseguido duplicar a vantagem no marcador (5-10). Nos últimos 10 minutos e a vencer por seis golos, Magnus Andersson colocou o seu primeiro time-out e a toada manteve-se dominante até ao final do primeiro tempo.

Intervalo: 14-20

No segundo tempo, o Madeira SAD entrou determinado em reverter as contas mas, apesar de um recomeço interessante, aos 35 minutos, perdia por 16-22. Mas com o desenrolar do encontro, os insulares acabaram por reduzir para 19-23, desfeito por António Areia, que ultrapassou as redes de Radule Radulovic pela quinta vez. Os madeirenses voltaram a crescer no encontro e conseguiram ficar atrás apenas por quatro golos (22-26) perto dos 45 minutos mas, posteriormente a diferença foi aumentada, para 24-30, levando Paulo Fidalgo a mais um pedido de time-out mas os dragões acabaram por ser mais fortes e carimbaram a presença na Final da Taça de Portugal Masculina.

Resultado Final: 29-35

MVP: Pedro Cruz (7 golos / 4 assistências)
Top Scorer: Délcio Pina – 14 golos / 21 tentativas (66% de eficácia)

Pode consultar aqui o Boletim Estatístico do Madeira SAD – FC Porto.

A Final Four da Taça de Portugal tem lugar em Matosinhos, entre 11 e 12 de junho, e pode adquirir abaixo o(s) seu(s) bilhete(s) para a festa da Prova Rainha, que junta quatro emblemas históricos da modalidade: Madeira SAD, FC Porto, Sporting CP e SL Benfica. O preço é de 10€ por cada dia de competição.

Os bilhetes estão disponíveis para compra online na Blueticket, para isso basta clicar aqui.

Caso queira adquirir o bilhete para a final no domingo também poderá fazê-lo no Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos, a partir das 09h30.

Calendário:
11.06.2022 – 15h00 – Madeira SAD x FC Porto, 29:35 (14:20)
11.06.2022 – 17h30 – Sporting CP x SL Benfica, 33:30 (18:11)
12.06.2022 – 18h00 – FC Porto x Sporting CP, RTP2

Patrocinadores Institucionais