Final Four da Taça de Portugal: Primeiro bilhete para a Final é decidido entre Madeira SAD e FC Porto

PUB

Dragões querem chegar à dobradinha, enquanto que insulares pretendem conquistar a segunda Taça de Portugal da sua história. O duelo está agendado para o próximo sábado, 11 de junho, às 15h00 e conta com transmissão no Porto Canal.

A Prova Rainha chega este fim de semana a Matosinhos e abre com o embate entre Madeira SAD, 9º classificado do Campeonato Placard Andebol 1, e FC Porto, atual Campeão Nacional. Apesar das recentes classificações positivas dos insulares do Campeonato Nacional é preciso voltar a 1998/99 para recordar a única vez em que a formação madeirense conquistou a Taça de Portugal, na final com o Boavista FC, em Tondela. No entanto, o Madeira SAD tem sido presença assídua na Final Four, com a última participação a ter lugar na época 2018/2019, em Sines, onde foi afastado pelo Águas Santas Milaneza, nas meias-finais.

Paulo Fidalgo, timoneiro do Madeira SAD, fez uma análise à época dos insulares: “De facto, nós assistimos este ano a um Madeira SAD bipolar – é caso para dizer que convivemos este ano com uma realidade que eu, pessoalmente, como treinador, nunca tinha passado – foi uma realidade de uma equipa bipolar. Isto é, na primeira metade da época tínhamos uma equipa que lutava para a permanência na primeira divisão e na segunda metade da época tivemos uma equipa que lutou para estar no topo do andebol português. Tanto é que, a título de curiosidade, do ponto de vista de pontos, nós conseguimos ficar em quarto lugar na segunda volta e conseguimos o acesso à final four da Taça de Portugal – e isso reflete toda uma mudança que nós sofremos. Desde o ponto de vista da nossa administração, depois, juntando a melhoramentos no plantel, a verdade é que também a muitos dos jogadores, quer por débito de rendimento, quer por lesões, lhes estava a custar conseguir atingir um bom nível. E eu creio que todos estes condimentos se alinharam e construímos uma direção completamente diferente, ao ponto de, na segunda volta, inclusive, termos feito dois excelentes jogos com o SL Benfica e com o FC Porto, no Funchal, que muito orgulhou toda a comunidade do andebol.”

Sobre este encontro, que opõe Madeira SAD e FC Porto, o treinador mostra um espírito positivo: “Eu acho que só temos que estar otimistas para esta meia-final, primeiro porque o grande objetivo foi alcançado – estar presente – e agora vamos procurar outro objetivo, que é ter um jogo nivelado, equitativo, com uma equipa de Liga dos Campeões e que é o Campeão Nacional. E se conseguirmos esse objetivo, ter um jogo equitativo e nivelado, será certamente para nós também outra conquista. Tudo o resto será apenas um sonho. E se a gente conseguir concretizar o sonho de vencer o FC Porto será de facto um feito histórico, neste momento, para o nosso andebol da Madeira.”

Já o Campeão em título, FC Porto, após ter quebrado o jejum da “dobradinha” em 2018/2019 – e depois de largos anos sem conquistar a Prova Rainha (desde 2006/2007) – nunca mais largou a Taça, tendo-a conquistado novamente em 2021/2022. Os dragões procuram replicar este feito mas para isso terão que vencer o Madeira SAD, nas meias-finais e partem em vantagem, já que nas duas ocasiões que se enfrentaram durante esta época, os azuis e brancos levaram a melhor.

O FC Porto vai a Matosinhos tentar vencer a Taça de Portugal e somar mais um título ao seu reportório, aumentado a contagem para três em 2021/2022. Magnus Andersson, comandante da armada portista, espera um encontro de melhor nível do realizado no passado fim-de-semana na Madeira: “Espero um FC Porto um pouco melhor que no último jogo na Madeira, trata-se de um título, normalmente saímo-nos melhor na Madeira do que no último encontro. Isto é andebol e tudo pode acontecer, mas se entrarmos com o foco no que temos de fazer, não teremos problemas. Respeitamos o adversário e temos de dar o nosso melhor.”

O técnico sueco crê que a chave do sucesso está na agressividade defensiva e na redução de erros: “Devemos ser mais agressivos na defesa e não cometer erros infantis. Não interessa contra quem estamos a jogar se cometermos estes erros não forçados, as perdas de bola, temos de ter cuidado. Será um jogo diferente este fim de semana, estamos a lutar por um título e espero que a equipa esteja mais concentrada.”

Magnus Andersson realça ainda a importância dos adeptos no Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos: “Sabemos que, quando jogamos no Dragão Arena com os nossos adeptos fabulosos, não é fácil derrotarem-nos, são o nosso sétimo jogador e apoiam-nos. É importante este apoio, por isso espero ver muitos adeptos do FC Porto em Matosinhos a ajudarem-nos a trazer o título. Se nos vierem ajudar, será um pouco mais fácil, espero que apresentemos um bom andebol.”

A Final Four da Taça de Portugal terá lugar em Matosinhos, já no próximo fim-de-semana, 11 e 12 de junho, e pode adquirir abaixo o(s) seu(s) bilhete(s) para a festa da Prova Rainha, que junta quatro emblemas históricos da modalidade: Madeira SAD, FC Porto, Sporting CP e SL Benfica. O preço é de 10€ por cada dia de competição.

Os bilhetes estão disponíveis para compra online na Blueticket, para isso basta clicar aqui.

Caso queira adquirir o bilhete para a final no domingo também poderá fazê-lo no Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos, a partir das 09h30.

Calendário:
11.06.2022 – 15h00 – Madeira SAD x FC Porto, Porto Canal
11.06.2022 – 17h30 – Sporting CP x SL Benfica, RTP2
12.06.2022 – 18h00 – Final, RTP2

O processo de pedido de acreditação está também aberto e pode ser submetido AQUI, que será, posteriormente, confirmado pelos serviços da Federação de Andebol de Portugal.

Patrocinadores Institucionais