Final Four da Taça de Portugal: Sporting CP faz a festa da Taça

PUB

Num jogo com 80 minutos e muita emoção, foram os Leões a sorrir e a vencer, pela 16ª vez, a Prova Rainha.

7 Inicial FC Porto: Nikola Mitrevski, Leonel Fernandes, Fábio Magalhães, Rui Silva, Daymaro Salina, Djibril M’bengue e António Areia
7 Inicial Sporting CP: Manuel Gaspar, Josep Folques, Martim Costa, Carlos Ruesga, Jonas Tidemand, Francisco Costa e Mamadou Gassama

No Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos, foram os azuis e brancos que começaram com posse de bola e a aplicação de um castigo máximo para ser convertido por António Areia, que acabou por não realizar face de Manuel Gaspar. Do outro lado o mesmo acabou por acontecer e após nova oportunidade desperdiçada, Jens Schongarth acabou por concretizar o primeiro golo perto dos 3 minutos. Manuel Gaspar continuava a mostrar-se endiabrado na baliza leonina, dando o mote para o ataque verde e branco, que chegou ao 0-2 pela mão de Jonas Tidemand. O primeiro golo dos Dragões acaba por chegar pela mão de Pedro Cruz, após os seis minutos de jogo, na conversão de um livre de 7 metros mas, na conversão do outro lado, Nikola Mitrevski acabou por não permitir nova investida dos leões. O jogo chegou mesmo ao empate aos 8 minutos, levando o Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos ao rubro e, pela primeira vez, o FC Porto passou para o comando pelo internacional português, Rui Silva. O ritmo de jogo manteve-se frenético e os empates passaram a ser sucessivos até que os azuis e brancos passaram para o comando, com três golos à maior (7-4), pela mão de Victor Iturriza, o que levou Ricardo Costa a colocar o seu primeiro cartão verde na mesa. Na retoma, os Leões conseguiram reduzir mas de chapéu Leonel Fernandes manteve a vantagem, que se mantinha dilatada à passagem dos 15 minutos, sendo sancionado posteriormente com dois minutos. Após diversos minutos com sanções, o Sporting CP conseguiu reduzir para a margem mínima através do internacional Mamadou Gassama (8-7), mas nos instantes seguintes, e já com a equipa completa, os Dragões regressaram a uma vantagem dilatada pelo maior internacional português da atualidade, Fábio Magalhães (11-8). Diogo Branquinho foi atrás e aumentou ainda mais a diferença, colocando os Leões em dificuldades no sector ofensivo mas foi mesmo Magnus Andersson quem colocou o time-out na mesa. O jogo seguiu a um ritmo bastante intenso até ao descanso, com Salvador Salvador a reduzir para três golos (13-10) e os azuis e brancos recolheram aos balneários com uma margem de dois golos.

Intervalo: 15-13

Na etapa complementar, Francisco Costa conseguiu reduzir para a margem mínima mas os Dragões mantiveram-se no comando e com uma aérea do suspeito do costume, Kiko, que voltou a diminuir o diferencial (16-15). Os comandados de Magnus Andersson mantiveram um toada positiva e seguiram na liderança até que, à passagem dos 20 minutos, os Leões conseguiram reduzir para a margem mínima, novamente, a 19-18 e acabaram por ter bola para passar para o comando, sem sucesso, levando na mesma o treinador sueco a colocar o cartão verde na mesa. Salvador Salvador acabou por desperdiçar a oportunidade de empatar, mas quem não fez o mesmo foi Pedro Cruz – letal na marcação de um livre de 7 metros – que deu a vantagem por dois golos aos azuis e brancos. A meio do segundo tempo, os portistas conseguiam manter os dois golos de vantagem, com 21-19 no placar, mas os sportinguistas não baixaram a guarda e o internacional português, Salvador Salvador, voltava a reduzir. Apesar das várias oportunidades, os Leões não conseguiram empatar e foram os azuis e brancos a encontrar o caminho para o golo com maior frequência. Tudo mudou a cinco minutos do final, com o Sporting a chegar à margem mínima (24-23), novamente, e desta vez, na conversão de um livre de 7 metros, Francisco Costa conseguiu deixar tudo empatado e, na sequência, dar a liderança ao emblema de Alvalade. A 30 segundos do final, o encontro seguia empatado a 26 golos, naquilo que antevia prolongamento e a posse de bola era para o Sporting mas Sebastian Frandsen mostrou-se presente e parou o remate de Kiko Costa, levando o jogo a tempo extra.

Resultado Regulamentar: 26-26

Na primeira parte do primeiro tempo extra foi o FC Porto a adiantar-se no marcador, com dois golos contra zero do lado leonino até que Gassama conseguiu reduzir para a margem mínima (28-27). As equipas procederam à troca de campo e foram os leões a começar com bola e oportunidade de igualar o encontro mas Kiko Costa não conseguiu concretizar e acabou por sair lesionado. Daymaro Salina voltou a colocar os azuis e brancos com dois golos de diferença que foram mantendo quando faltavam apenas dois minutos para o fim do prolongamento. Jens Schongarth ainda reduziu e os Dragões acabaram por falhar no ataque dando a oportunidade de novo empate à turma de Alvalade com 11 segundos para jogar e, novamente, o alemão deixou tudo empatado.

Resultado 1º Tempo Extra: 30-30

Nos primeiros cinco minutos do novo tempo extra, Josep Folques colocou o Sporting na liderança, com 30-31 no placar, e António Areia desperdiça uma oportunidade, em face de Manuel Gaspar, dando hipótese aos Leões de chegarem aos dois à maior, por Jonas Tidemand. Na segunda oportunidade, o internacional português António Areia foi letal e acabou por reduzirmos foi um esforço insuficiente já que Natan Suarez concretizou mas de 7 metros, os Dragões ainda chegaram ao 32-33 mas Gassama voltou a ampliar. Na segunda parte do tempo extra, foram os azuis e brancos a marcar primeiro, por Rui Silva, e com falha no ataque o FC Porto teve bola para empatar mas Fábio Magalhães desperdiçou a oportunidade dando novo ataque aos Leões, que Martim Costa capitalizou. Victor Iturriza conseguiu reduzir mas foi Jonas Tidemand que acabou por dar o golo da vitória.

Resultado 2º Tempo Extra / Final : 35-36

MVP: Francisco Costa – 13 golos e 1 assistência
Top Scorer: Francisco Costa – 13 golos / 19 tentativas (68% eficácia)

Pode consultar aqui o Boletim Estatístico do encontro entre FC Porto e Sporting CP.

O Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos recebeu a Final da Taça de Portugal, que opôs FC Porto, atual Campeão Nacional e Sporting CP, segundo classificado do Campeonato Placard Andebol 1. Os azuis e brancos chegam a esta final, após terem quebrado o jejum da “dobradinha” em 2018/2019 – e depois de largos anos sem conquistar a Prova Rainha (desde 2006/2007) – nunca mais largaram a Taça. Os dragões, que procuravam replicar este feito, fizeram-no com sucesso, deixaram pelo caminho o Madeira SAD mas, na final, não conseguiram superiorizar-se aos leões. Já o Sporting CP, chegou a Matosinhos com a ambição de somar a 16ª Taça de Portugal – a última foi conquistada em 2013/14 onde, curiosamente, os leões ultrapassaram o SL Benfica na meia-final, o que aconteceu este sábado, novamente, desde então, já se contavam cinco presenças sem conseguir vencer a Prova Rainha, jejum que foi quebrado esta tarde.

Calendário:
11.06.2022 – 15h00 – Madeira SAD x FC Porto, 29:35 (14:20)
11.06.2022 – 17h30 – Sporting CP x SL Benfica, 33:30 (18:11)
12.06.2022 – 18h00 – FC Porto x Sporting CP, 35:36 2TE 30:30 1TE (26:26) (15-13)

Patrocinadores Institucionais